Pular para o conteúdo principal

Outros Papos indica: Howl's Moving Castle

Revisão: Copilot Sengoku Youko trouxe à tona muitas das minhas lembranças. Uma delas, que me enche de saudade, foi quando levei minha avó para assistir a Howl’s Moving Castle e testemunhei sua maravilha diante dos detalhes desse magnífico filme do grande mestre Hayao Miyazaki. Durante a semana de Sengoku Youko , aprendi uma lição importante sobre a brevidade da vida. Minha avó partiu há algum tempo, mas sua lembrança permanece forte em meu coração. Clique na imagem para comprar via Amazon. Data do print: 03/04/2024 Howl’s Moving Castle (ou O Castelo Animado em algumas traduções) é um filme de animação japonês lançado em 2004 , escrito e dirigido por Hayao Miyazaki . O filme é baseado de forma livre no romance homônimo de 1986 , escrito pela autora britânica Diana Wynne Jones . A história se passa em um reino fictício onde a magia e a tecnologia do início do século XX coexistem, em meio a uma guerra com outro reino. A protagonista, Sophie , é uma jovem chapelaria que é transformad

A resposta do presidente!


A resposta do presidente

No dia de hoje, o presidente Bolsonaro veio à público, em cadeia nacional de televisão, justificar a demissão do delegado da Polícia Federal e a saída de Sérgio Moro. Vocês podem acompanhar aqui:



Quero deixar meus pensamentos quanto a alguns trechos do pronunciamento. Infelizmente, ele deixou dúvidas no ar. Não posso nem escrever sobre o princípio da boa fé, como fiz com Moro, pois percebi erros no discurso. Queria estar escrevendo que tudo não passou de um engano. Infelizmente, não foi isso que observei. No pronunciamento, Bolsonaro tenta fazer com que Moro pareça uma pessoa egoísta e fria. Conta até um episódio no qual eles se encontram em um aeroporto. Eu lembro desse encontro. Veja aqui, Moro o recebe com um sorriso e um aperto rápido de mãos. Não vi aqui qualquer rejeição do Moro ao presidente. Até um sorriso ele ganhou! Ele queria um beijo? E olha que Moro é tímido.





Ele também menciona que Moro condicionou a saída do delegado à sua nomeação ao STF. Sabemos que não é índole do Moro esse tipo de atitude. Moro segundo o DW[1], em 2019, dizia: “Em recente entrevista ao jornal português Expresso, Moro afirmou que se tornou ministro para garantir os avanços no combate à corrupção conquistados nos últimos anos e disse que ser indicado ao STF seria como ganhar na loteria, porém era algo difícil.”, ou seja, ele nunca contou com isso. Ninguém conta em ganhar na loteria.  

Moro também possui integridade. No caso do plantonista Favreto, que tentou libertar Lula por um HC, durante um plantão, contrariando decisão colegiada do TRF-4 que o mantinha preso, foi de uma virtude imensurável. Ele percebeu a manobra e evitou o pior, que seria a soltura ilegal de um condenado preso por decisão da turma do TRF-4. Mesmo de férias, ele salvou o país.  

Um erro grotesco do presidente foi ter colocado a culpa no ministro da Justiça, na questão dos abusos dos governadores, por não defender a sociedade junto ao STF. Moro poderia ter se manifestado, mas apenas nas redes sociais, como cidadão, pois é competência do ARAS, do PGR, entrar com recursos no STF. É função do PGR[2]. Politize assim escreve: “O procurador-geral desempenha as funções do Ministério Público junto aos tribunais superiores do país: o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Também atua junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas quais são essas “funções do Ministério Público”? Na prática, o procurador-geral trabalha para representar e defender os interesses da sociedade, bem como os chamados direitos indisponíveis (por exemplo: direito à vida, à liberdade, à saúde, etc). Uma vez que é responsável por uma função tão importante, o procurador-geral deve sempre ser ouvido nas ações dos tribunais, como as de inconstitucionalidade (ações que contestam certo projeto ou lei e sua compatibilidade com princípios da Constituição Federal), julgadas pelo STF.”.

Segundo o Terça Livre, e eu também observei, Moro não reclamou da substituição em si, mas da finalidade da substituição nesse momento, pois não era intenção do Valeixo sair. Bruna de Pieri transcreveu: “O então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, considerou que, o grande problema não era quem colocar no cargo de diretor-chefe da Polícia Federal, mas por que trocar Maurício Valeixo.”, e no seu discurso de defesa, Bolsonaro afirma que Valeixo queria sair. Nesse momento, Valeixo poderia surgir e explicar o que de fato ocorreu.

Conclusão

O discurso do presidente tentou fazer com que Moro se tornasse uma pessoa fria e sem integridade. Um erro, pois Moro nunca se mostrou dessa forma. Quem acompanhou o julgamento do “9 Dedos” sabe que ele não é essa pessoa que o presidente tentou fazer com que ele parecesse. Além disso, coloca no Moro a responsabilidade que seria do Aras, na questão dos abusos de autoridade reportados pela sociedade durante essa pandemia. Esse mesmo Aras que já abriu inquérito contra o Moro[3]. Para ir contra idosos e patriotas o Aras é rápido.

O que sai disso? Um discurso ruim do presidente, que não me convenceu. Uma sociedade que começa a desacreditar dele. E a tropa de choque do presidente já começou a atacar o Moro. Tenham vergonha na cara! Acredito que os tempos sombrios estão ficando ainda mais sombrios.  

  


[1] Leia em: <https://www.dw.com/pt-br/bolsonaro-indicar%C3%A1-moro-ao-stf/a-48710222>
[2] Leia em: <https://www.politize.com.br/procurador-geral-da-republica-o-que-faz/>
[3] Leia em: <https://www.tercalivre.com.br/pgr-instaura-inquerito-sobre-declaracoes-de-moro/>

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof