Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro 4, 2015

A Teoria dos Tipos Sanguíneos: Uma Crença Cultural que Molda Personalidades no Japão

  A Teoria dos Tipos Sanguíneos: Uma Crença Cultural no Japão Revisado usando Grok que acha que está em Tóquio   No Japão, a crença conhecida como ketsuekigata , ou teoria da personalidade por tipo sanguíneo, associa os tipos sanguíneos A, B, AB e O a determinados traços de personalidade, embora seja considerada uma pseudociência por não apresentar evidências científicas rigorosas. Essa ideia, semelhante ao horóscopo no Ocidente, é comum em conversas cotidianas, em que é comum perguntar o tipo sanguíneo para inferir características ou compatibilidades. Deve, no entanto, ser vista como uma tradição cultural, não como uma ciência exata. A origem da teoria tem início no século XX. Em 1916, o médico japonês Kimata Hara publicou um artigo ligando tipos sanguíneos a características humanas. No entanto, foi o professor Takeji Furukawa quem a popularizou em 1927, com o estudo O Estudo do Temperamento Através do Tipo Sanguíneo , publicado em uma revista de psicologia. Furukawa, que t...

Prêmio Cultura Nacional 2013- 3ª Parte!

A última página dessa antologia e eu a reservei para colocar nela um poema que já esteve presente em outra versão do Outros Papos. Clique para ler.

Prêmio Cultura Nacional 2013- 2ª Parte!

A segunda parte da antologia teve uma homenagem à minha gatinha Katarina. Um anjo que me faz sorrir, então, está dentro do tema proposto. Cliquem na imagem para ampliar e ler.

Bloomin'Day- Um Lembrete!

Os EUA bombardearam um hospital do Médicos Sem Fronteiras (MSF) matando 19 e ferindo várias outras ( G1- o Globo ). Em situações de guerra, o trabalho de organizações, como o trabalho da organização MSF, é importante para garantir um atendimento mínimo para a população encurralada pela miséria e pela violência dos conflitos armados. Não devemos permitir que ações de violência sobrepujem ações de solidariedade. Lajos Zoltan Jecs, enfermeiro do MSF, descreveu ( leia testemunho completo aqui ) o que presenciou: “ Tenho trabalhado aqui desde maio e já vi muitas situações médicas pesadas. Mas é uma história totalmente diferente quando eles são seus colegas, seus amigos.  São pessoas que vinham trabalhado duro por meses, sem parar ao longo da última semana. Eles não foram para casa, eles não viram suas famílias, eles só vinham trabalhando no hospital para ajudar pessoas… e agora estão mortos. Estas pessoas são amigos, amigos próximos. Não tenho palavras para expressar isto. É inde...

Prêmio Cultura Nacional 2013- 1ª Parte

Para esta antologia, eu fiz uma mistura de conteúdo e quase todo ele foi orientado para a homenagem a uma única palavra, o sorriso. Talvez duas, o sorriso e a alegria. Como sempre, cliquem na imagem para que ela abra e torne-se melhor para se ler.