Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro 1, 2015

O Dilema do Lucro Compartilhado: A Crise Estrutural dos Estúdios de Anime e o Modelo do Comitê de Produção!

  O Dilema do Lucro Compartilhado: A Crise Estrutural dos Estúdios de Anime e o Modelo do Comitê de Produção A indústria japonesa de animação, celebrada por seu crescimento global contínuo e pela capacidade de gerar franquias multibilionárias como Demon Slayer e One Piece , esconde uma profunda crise estrutural que atinge diretamente os estúdios de produção. Conforme revelado pelos relatórios de 2025, embora a receita total da indústria se mantenha em alta, impulsionada em grande parte pelo mercado internacional, os estúdios de animação operam sob o que é frequentemente chamado de "boom sem lucro" (TEIKOKU DATABANK, 2025). Ao analisar a temporada passada, percebi muitas séries com animações que fariam qualquer amador se envergonhar. Isso se deve a um fator cada vez mais evidente: a péssima distribuição de recursos para alguns estúdios. Veja a seguir. A raiz desse problema reside no modelo de negócios dominante: o Comitê de Produção (Seisaku Iinkai). Modelo de negócios que...

IX Prêmio Cultura Nacional- III

Neste último trecho, verso sobre fraternidade e faço uma homenagem à Saber de Fate/Stay Night. Sim, era imensa a minha "nerdice". Sobre esse assunto, eu ainda assisto animês, embora bem afastado da comunidade. Desculpem, não consegui retirar a sombra. 

IX Prêmio Cultura Nacional - II

Nesta antologia, eu pude transmitir mensagens sobre fraternidade, cidadania e abandono. Neste trecho, reportei ao abandono e, também, retornei aos tempos de "Despertar do Amor" com um texto gótico. Cliquem para ampliar.

IX Prêmio Cultura Nacional- I

Esta foi a premiação de 2009 realizada pela Real Academia de Letras. Em suas palavras de introdução, o presidente da Real Academia de Letras do Brasil homenageou minha mãe com um agradecimento pelo incentivo a arte. Fiquei muito feliz com isso. Para quem não sabe, eu também a homenageei, pois ao assumir a cadeira vitalícia de número 09, na Real Academia, eu a nomeei "patronesse da arte". Clique para ampliar.