sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Estresse e diabetes




Minha Vida[1]: “O estresse pode causar diabetes ou seria a doença que aumentaria a ansiedade? De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Saulo Cavalcanti, um puxa o outro. "O estresse sozinho não causa diabetes, mas piora, independente do tipo. E uma pessoa por ser diabética pode se tornar estressada", explica. O endocrinologista ressalta que o estresse pode servir de gatilho apenas para quem já tem um potencial de desenvolver o diabetes do tipo 2, aquele em que o organismo é capaz de produzir insulina, mas tem dificuldade de processá-la. "Isso acontece porque o estresse libera cortisona e adrenalina, que atuam como hormônios de reação. Eles preparam o corpo para uma batalha, aumentando a glicose, e, consequentemente, subindo os níveis de açúcar no sangue", diz.”

Eu não acreditava no estudo acima, mas está muito evidente hoje. Como sabem, mudei para São Paulo para tratar uma diabetes e, no decorrer dos dias, fui notando que a minha taxa glicêmica se elevava muito em dias de muito estresse. Por isso, eu deletei minhas redes sociais e devo continuar com o blog sem os comentários. O estresse está liberando uma taxa alta de glicose no meu sangue, então, estou evitando ao máximo o estresse.




[1] https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/12402-entenda-a-relacao-entre-estresse-e-diabetes

Mensagens em tempos de crise!

Em um tempo em que políticos sentem-se atraídos pelo poder estrangeiro, desrespeitando a hierarquia de comando, rasgando a Constitu...