Pular para o conteúdo principal

Boas informações sobre a pandemia por Covid-19!


Boas notícias e notícias sobre a pandemia por Covid-19.


Antes de começar o texto, um pequeno desabafo. A quantidade de pessoas que eu me arrependo de ter apoiado está crescendo bastante. Eu apoiei o nome do Deltan para ser o novo PGR, e, ainda no tempo em que tinha conta no Twitter, acabei por me arrepender disso. Atualmente, estou muito decepcionado com a Janaína Paschoal e parece que a lista vai crescer com a inclusão de um ministro, que apoiei, agora, no caso da pandemia por Covid-19. Estou lendo coisas sobre ele que estão me fazendo perder a saúde e eu estou perdendo a minha fé nele. Aliás, esse texto estava programado para sair apenas amanhã, mas decidi colocá-lo hoje no blog, pois parece que a equipe do Ministério da Saúde vai ter alterações. 

É seguir o lema do blog, “errando sempre, mas sempre em frente”. Também tenho lido as mensagens do doutor Osmar Terra que faz duras críticas ao lockdown, assim como outros médicos que possuem um pensamento idêntico, e isso está me fazendo refletir bastante. O isolamento horizontal continuado (lockdown) está realmente certo? Mais dúvidas do que certezas nesse momento, entretanto, uma certeza está ficando evidente, o tratamento com hidroxicloroquina parece estar fazendo efeito.



Então, vamos espalhar boas notícias sobre a recuperação de pacientes?

Dra. Nise Yamaguchi,  Médica Oncologista e Imunologista, com Doutorado em Pneumologia, desenvolvido no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em conjunto com o MD Anderson Cancer Center -Texas, USA, em entrevista ao site “Brasil Sem Medo”[1] revelou dados otimistas: “Com base em estudos clínicos realizados recentemente na França e em outros países, decidiu-se adotar um tratamento preventivo com essa população, oferecendo hidroxicloroquina nos primeiros dias da infecção. Imediatamente percebeu-se que isso diminuía muito o risco do agravamento da doença”. Segundo a reportagem, os dados recebidos pelo tratamento, via Prevent Senior (rede hospitalar dedicada a pacientes idosos), reforçam a importância do uso da hidroxicloroquina para a restauração de pacientes idosos em situação de risco, “Por meio da telemedicina e do uso de um aplicativo de celular, a Prevent Senior monitorou essa população de risco. Cerca de 400 pessoas que apresentaram os sintomas de coronavírus receberam a hidroxicloroquina em casa, sem precisar passar pelo pronto-socorro. Desse total, 200 já receberam alta e nenhum ― repetimos: nenhum ― precisou ser internado.”. Os números são animadores, pois eles representam vidas que estão sendo salvas pelo tratamento.



E, falando em números, Bernardo Küster fez um vídeo excelente sobre os números da pandemia. Assista.



É um vídeo importante.  Ainda não cheguei no momento, mas pretendo falar também desses governadores que estão usando o vírus para desestabilizar a economia e a população, fazendo uso político de uma pandemia e das mortes. 



[1] Leia em: <https://brasilsemmedo.com/dra-nise-e-a-batalha-para-salvar-o-brasil-do-virus/>

Postagens mais visitadas deste blog

Outros Papos Indica: O Cérebro que se Transforma

Norman Doidge é psiquiatra, psicanalista e pesquisador da Columbia University Center of Psychoanlytic Training and Research, em New York, e também psiquiatra da Universidade de Toronto (Canadá). Ele é o autor deste livro que indico a leitura. O livro, segundo o próprio editor, “reúne casos que detalham o progresso surpreendente de pacientes” que demonstram como o cérebro consegue ser plástico e mutável. Pacientes como Bárbara que, apesar da assimetria cerebral grave, na qual existia retardo em algumas funções e avanço em outras, conseguiu se graduar e pós-graduar. Um espanto para quem promove a teoria de que o cérebro humano é um órgão estático, com pouca ou nenhuma capacidade de se adaptar. “ Creio que a ideia de que o cérebro pode mudar sua própria estrutura e função por intermédio do pensamento e da atividade é a mais importante alteração em nossa visão desse órgão desde que sua anatomia fundamental e o funcionamento de seu componente básico, o neurônio, foram esboçados pela p

TOP 3 de séries que merecem remake!

 Existem muitas séries da década de 90, na minha opinião, que mereciam um remake (manter a obra original, apenas contando novamente a história, com a tecnologia atual disponível). Vou citar aqui 3 delas. Estas séries foram escolhidas, pois são séries que ainda mexem comigo, que ainda gosto e que ainda lembro delas como se tivesse as assistido ontem. Esse foi o critério de seleção para esse simples TOP 3, de séries da década de 90, que mereciam um remake.  Oh My Goddess A série mesmo começou em 1988, encerrando-se em 2014, contendo um total de 48 volumes. Ela entra na lista por conta do seu primeiro OVA, lançado em 1993, cabendo perfeitamente nessa lista. A animação realizada pelo studio AIC foi uma das mais belas que já vi e promoveu a criação de outras séries, sendo que a última, se não me engano, terminou em 2013, com outro OVA. Já se passaram quase 10 anos desde a sua conclusão. Um remake dessa série, contando-a do começo a o fim, seria uma ótima celebração. O mangá vendeu mais de 4

Antologia Scortecci 40 Anos!

Antologia para edição especial de aniversário de 40 anos da Scortecci editora, para a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (2022) e, enfim, para ser a edição comemorativa dos 100 anos da Semana de Arte Moderna. Como as poesias já fazem parte desse blog, não faria sentido reescrevê-las, então, deixo aqui cópias das páginas da minha colaboração. Foi uma honra poder ter participado de tão nobre edição comemorativa. Obrigado pela oportunidade.     Primeira parte: Segunda parte: