Pular para o conteúdo principal

Outros Papos indica: Howl's Moving Castle

Revisão: Copilot Sengoku Youko trouxe à tona muitas das minhas lembranças. Uma delas, que me enche de saudade, foi quando levei minha avó para assistir a Howl’s Moving Castle e testemunhei sua maravilha diante dos detalhes desse magnífico filme do grande mestre Hayao Miyazaki. Durante a semana de Sengoku Youko , aprendi uma lição importante sobre a brevidade da vida. Minha avó partiu há algum tempo, mas sua lembrança permanece forte em meu coração. Clique na imagem para comprar via Amazon. Data do print: 03/04/2024 Howl’s Moving Castle (ou O Castelo Animado em algumas traduções) é um filme de animação japonês lançado em 2004 , escrito e dirigido por Hayao Miyazaki . O filme é baseado de forma livre no romance homônimo de 1986 , escrito pela autora britânica Diana Wynne Jones . A história se passa em um reino fictício onde a magia e a tecnologia do início do século XX coexistem, em meio a uma guerra com outro reino. A protagonista, Sophie , é uma jovem chapelaria que é transformad

Poesia Romântica e Gótica: minha libertação!


Poesia Gótica e Romântica. Um exemplo de cada e a minha libertação!










    Sempre me perguntei porque sentia-me atraído pela poesia gótica, ou elementos góticos apresentados em textos como “O Corvo” (Edgar Allan Poe). Os textos góticos, segundo alguns estudiosos, foram uma reação ao sentimento racionalista/humanista que embebia as temáticas de época. Ao apresentar histórias nas quais o sobrenatural imperava, muitas vezes de maneira sombria, como se a própria morte acompanhasse cada palavra, ao mesmo tempo em que o romance ultrapassava as barreiras da vida e da morte (Drácula), deu-me a certeza de que não precisávamos, como autores, ficarmos restritos ao natural, ou mundano, mas que as letras poderiam criar elementos fantásticos.

    Lembrava-me da presença mitológica, muitas vezes usada como pano para histórias que, embora tenham sido criadas por uma única sociedade, em determinada época, poderiam ser aceitas por qualquer um. Com isso, textos mitológicos, como as histórias sobre Tengus avançaram séculos, inspiraram diversas histórias e ultrapassaram as barreiras de nacionalidade, sendo admiradas por várias nações, embora seu berço tenha sido o Japão.

    Digo, com os dois parágrafos acima, que os textos de origem gótica foram a minha salvação com escritor, o meu horizonte para a criação de textos. Não quero, de maneira nenhuma, afirmar que uma vertente seja melhor que outra, apenas que assimilei, nos textos góticos e românticos, a minha saída narrativa. Assimilei e me encontrei em cada palavra deste movimento.

“Se assim me vê,
Vai, encontra com teu pai,
Mortos uni-vos”. (Haikai por Patrick Raymundo de Moraes)

    É meu escape para agruras e sentimentos que planto em cada página, para não deixar que estes elementos me consumam o coração com energia negativa. Ao mesmo tempo, a poesia romântica é, para mim, a idealização de um amor que não é apenas platônico, mas real e sublime. Colocar no papel este amor é libertar sentimentos no papel e deixar que estas letras levem aos leitores os bons sentimentos. Então, a poesia romântica e a gótica se complementam em mim e são, juntas, o meu solo fértil.

“A bela noite, em manto sereno de ventos e perfumes, é a minha cúmplice no amor que me candeia o coração. Amor por ti, amada donzela, cujos cabelos escorrem como pequena cachoeira doce e prateada. Olhos que confundem estrelas e fazem sereias se corroerem de ciúmes, por tão acolhedor brilho, olha-me! Torno a existir somente em teus seios, torno a viver somente em teus braços e torno a criar somente por teus aromas. Amada donzela, sê minha para criarmos juntos as palavras desta paixão. “ (Poesia romântica por Patrick Raymundo de Moraes)”.

    O amor romântico não é apenas aquele amor irreal, que usa de símbolos, como elementos da natureza, para dignificar uma pessoa, mas é a minha resposta para a crueldade e desumanidade deste tempos em que vivemos. Resgatar essa forma pura de amor é minha resposta narrativa e literária que me permite expressar um sentimento.

    Parece contraditório expressar-me de duas formas antagônicas, mas o homem é um ser contraditório. Acolho-me na minha contradição, e expresso-me livrando-me das energias negativas com o uso da palavra e, também, expresso o amor e a bondade pelas palavras que leem agora. É a minha libertação: ser contraditório, mas completo e cheio de palavras para expressar-me!

*****

Saiba mais:

Romantismo: “O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX. (...)  Foi através da poesia lírica que o romantismo ganhou formato na literatura dos séculos XVIII e XIX. Os poetas românticos usavam e abusavam das metáforas, palavras estrangeiras, frases diretas e comparações. Os principais temas abordados eram : amores platônicos, acontecimentos históricos nacionais, a morte e seus mistérios. As principais obras românticas são: Cantos e Inocência do poeta inglês William Blake, Os Sofrimentos do Jovem Werther e Fausto do alemão Goethe, Baladas Líricas do inglês William Wordsworth e diversas poesias de Lord Byron. Na França, destaca-se Os Miseráveis de Victor Hugo e Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas.” (Sua Pesquisa. Com)

Textos Góticos: “Álvares de Azevedo introduziu na literatura brasileira elementos da tradição gótica, como a morte, o ambiente noturno, o amor, o vampirismo. Essa produção rompe com os valores da sociedade, pois apresenta um caráter marginal.
Há outros escritores que tiveram ligações com essa tendência, na Europa, Charles Baudelaire e Mallarmé, nos Estados Unidos, Edgar Allan Poe e no Brasil, Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens e Augusto dos Anjos.

As obras Noite na taverna (contos) e Macário (peça teatral) representam a produção gótico-romântica em prosa; ambas de Álvares de Azevedo”. (Site Brasil Escola)      

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof