Pular para o conteúdo principal

Outros Papos indica: Howl's Moving Castle

Revisão: Copilot Sengoku Youko trouxe à tona muitas das minhas lembranças. Uma delas, que me enche de saudade, foi quando levei minha avó para assistir a Howl’s Moving Castle e testemunhei sua maravilha diante dos detalhes desse magnífico filme do grande mestre Hayao Miyazaki. Durante a semana de Sengoku Youko , aprendi uma lição importante sobre a brevidade da vida. Minha avó partiu há algum tempo, mas sua lembrança permanece forte em meu coração. Clique na imagem para comprar via Amazon. Data do print: 03/04/2024 Howl’s Moving Castle (ou O Castelo Animado em algumas traduções) é um filme de animação japonês lançado em 2004 , escrito e dirigido por Hayao Miyazaki . O filme é baseado de forma livre no romance homônimo de 1986 , escrito pela autora britânica Diana Wynne Jones . A história se passa em um reino fictício onde a magia e a tecnologia do início do século XX coexistem, em meio a uma guerra com outro reino. A protagonista, Sophie , é uma jovem chapelaria que é transformad

Brave 10- análise dos 4 primeiros capítulos

Brave 10



Análise dos 4 primeiros episódios






Entendendo o enredo e corrigindo algumas informações



     Antes de iniciar, vamos a uma pequena explicação de termos. Segundo o pessoal do Nipop, shounen “é o nome dado às séries de mangás/animes com temáticas voltadas ao público jovem masculino. Geralmente são histórias cheias de ação, com lutas, esportes e coisas do tipo”. Já Seinen, segundo a Wikipedia, “significa "homem jovem" no Japão, é a definição dada aos mangás e animês voltados para o público masculino entre os 20 a 40 anos”.  Uma diferença entre estes gêneros é que o Seinen utiliza-se de uma linguagem universitária em seus diálogos, enquanto o shounen usa uma linguagem mais simples. Segundo a Wikipedfia, outra diferença “está nos temas e no conteúdo maduro. Algumas histórias de Seinen possuem personagens em idade típica de Shonen, como personagens em idade escolar, mas os temas são mais maduros, geralmente contendo sexo e violência, que não são adequados em revistas infanto-juvenis”. Alguns sites creditam que Brave 10 seria um shounen, mas ele é um seinen.



A História:



    O seinen é baseado no mangá de Kairi Shimotsuki e conta a história da sacerdotisa Isanami que tem seu templo, em Izumo, destruído por causa de uma pérola que dizem ter o poder dos deuses (Kushimitama). O xogum Ieyasu Tokugawa deseja esta pérola para si. Ela foi instruída por um monge a procurar abrigo no castelo do senhor feudal Yukimura Sanada. Isanami acaba conhecendo o ninja sem mestre Saizou Kirigakure enquanto fugia para sobreviver. Sanada vê nisso a chance de juntar 10 bravos guerreiros para poder mudar a história.





O animê- o que é bom, regular e ruim.



    BOM: A animação tem um traço atraente, com cores fortes e cenários bem elaborados. A animação de movimentos é muito boa, dando às sequências de lutas o impacto visual que devem ter. As cenas de luta lembram muitos games de ninjas, com espetaculares golpes ao estilo Samurai Spirits. A escolha pelos trajes usados é interessante, pois mistura trajes de época com roupas mais modernas. Isso serviu até para um momento cômico, quando Kakei critica as roupas de Isanami, não considerando-as adequadas a uma sacerdotisa. Ela simplesmente o ignora. A dublagem de todos os personagens está bem feita, com exceção da voz do sádico Yuri.



    REGULAR: Já a música de abertura (Shōryō Hirai" (精霊飛来) de Daisuke Ono e Tetsuya Kakihara) quase chegou lá, não sendo uma escolha adequada. Se fosse um chute a gol, eu diria que o chute bateu na trave e no goleiro, mas não entrou! Foi quase bem sucedida.



     RUIM: Yuri que me dá nos nervos. A voz é distorcida. É irritante ouvir. Ele é uma mistura inadequada de Akabane (Get Backers) com o Shun (Cavaleiros). É um personagem que eu não sei para onde vai.  



Enredo



    É um seinen muito interessante. Ele mistura fatos que realmente aconteceram, isto é, fatos históricos, com a magia que um mangá deve ter. Algo que já aconteceu com Samurai X e Basilisk. Samurai X fez uma grande aula de história, nos contando elementos históricos do passado japonês e uma crítica social interessante. Espero algo semelhante para este animê.


    O enredo ainda nos leva a uma situação que não vemos muito hoje em dia: a donzela em perigo e o cavaleiro (mesmo que relutante) a salvá-la. Também conseguimos notar neste animê a luta entre os clãs de ninjas de Iga e Kouga (coisa que vimos bastante, e foi muito bem explicado, em Basilisk). Isanami parece ser inspirada na deusa Izanami e, como possui o poder dos deuses através da pedra Kushimitama, pode servir de peça interessante para o desenrolar da trama. Aliás, Isanami é uma personagem meio deslocada. Ela gruda no Saizou mais que velcro em tecido. Espero que expliquem melhor essa sensação que ela sente ao estar perto do ninja.




[caption id="attachment_501" align="aligncenter" width="300" caption="Cena de Brave 10- Isanami"]Isanami prestes a revelar um segredo de sua personalidade[/caption]


Por enquanto, Brave 10 é um seinen que vou continuar assistindo e ver aonde o enredo vai parar. Até agora, nota 7,5 para o animê.







Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof