Pular para o conteúdo principal

Outro Papos indica Little V Mills

 O belo também é harmonia musical, então, indicar o canal de um metaleiro que não somente faz covers de anime songs (anisongs) como também as adapta para o metal, é indicar o belo. Pode parecer estranho, mas o metal possui beleza, principalmente se o trabalho for rigoroso como o dele. Ele adapta para o heavy metal, ele canta e ainda canta em japonês. E a  beleza no heavy metal é multifacetada, indo desde o visual rebelde até a exuberância teatral, sempre refletindo a diversidade e a criatividade desse gênero musical.

Healer Girl

 

Healer Girl



Sinopse

Kana, Hibiki e Reimi tem o mesmo sonho que é ajudar as pessoas com suas habilidades musicais, em um universo em que a música tem um papel fundamental na cura e na melhoria da qualidade de vida da população. Elas são como aspirantes a médicas, especialistas em “medicina vocal”, e possuem a mesma mestra, Ria Karasuma, que as guiará por esse árduo caminho até conseguirem suas licenças permanentes. Suas canções transformam, curam e ajudam pessoas a se recuperarem de doenças e debilidades.

 

Animê original com 12 episódios feito para a televisão, com início na primavera de 2022, iniciando em 04 de abril de 2022 e terminando em 20 de junho do mesmo ano, foi idealizado pelo estúdio 3Hz e dirigido por Yasuhiro Irie, com Youhei Matsui assinando a trilha sonora e tendo apoio de Ryou Takahashi para a música. Tanto Matsui-san como Takahashi-san são os pontos fortes dessa produção que se centra em músicas, sendo um excelente e forte musical graças ao excelente trabalho de ambos. E, claro, graças também às performances das atrizes que cantaram muito bem!

 

Meu contexto à respeito do roteiro apresentando música como fonte de cura.

Esse animê me chamou muito a atenção, pois toca em um assunto que eu tenho estudado com interesse, que é a vibração que se torna objeto de mudança da realidade. Quem puder dar uma olhada no meu blog verá que em 2012 eu já indicava estudos sobre como orações podem alterar a condição clínica de pacientes. Através dos estudos do doutor Masaro Emoto, em “O Milagre da Água” (editora Cultrix) podemos observar que a palavra consegue alterar o formato das moléculas de água e isso faz sentido se considerarmos os átomos como cordas ressoando e vibrando (Teoria das Supercordas). Ana Lúcia Santana explica: “A Teoria das Supercordas, fruto do século XX, postula a ideia de que o quark, a mínima partícula encontrada nas camadas subatômicas, é tecido por supercordas, fios energéticos que, ao vibrarem, determinam como será a natureza do núcleo atômico ao qual estão conectados, definindo desta forma como atuará a partícula que contém esta energia vibracional. Desta forma é possível aliar os mecanismos que regem a Teoria de Einstein e as leis da Mecânica Quântica”.

 

A teoria então nos propõe como o universo é uma canção, uma realidade criada por diferentes vibrações. Assim sendo, uma vibração consegue influenciar outra, ou seja, uma música, um acorde, uma palavra, consegue manipular e alterar, mesmo que de forma insignificante, um pequeno pedaço desse universo, fazendo uma grande transformação no todo (efeito Borboleta). E a Bíblia nos dá uma pista disso em Gênesis: E disse Deus: “Haja luz, e houve luz”, ou seja, a criação através da ação do verbo (palavra em movimento) e da palavra. Podemos ver o verbo como a ação da frase, ou seja, a palavra vibrando e alterando a realidade. E a música é a mais complexa forma de vibração que comporta não somente  a vibração das cordas vocais, mas das notas certas, dos instrumentos musicais e da mente, em fé, que acredita no resultado daquela ação.

 


 

O animê

Eu resumi nos dois parágrafos acima o contexto que fez com que a realidade apresentada pelo universo descrito no animê se tornasse muito plausível aos meus olhos. Uma boa canção possui efeitos  diversos, então, é possível que também cure. E a série mostra o cotidiano de aspirantes a “médicas vocais” treinando e ajudando pessoas através de suas canções. O diretor da série parece bem influenciado pelos trabalhos do mestre Miyazaki, sendo que muitas cenas  parecem ser homenagens a muitas das obras do famoso diretor do estúdio Ghibli. E o roteiro é terno e muito comovente.

 

Vou descrever uma cena que me emocionou muito, com spoilers, pois ela demonstra toda a grandeza da obra: sua trilha sonora, seu roteiro caloroso e sua empatia para com a vida. Em um momento em que estamos defendendo a vida dentro do ventre materno, o roteiro nos joga em uma situação em que uma grávida, em um parque, está com fortes dores. Uma das aspirantes tenta ajudar a mulher, mas falha. Ela não havia percebido que quem estava com dor era o bebê dentro do ventre. Essa cena mostra que existe vida dentro do seio materno e ela é diferente da vida da mãe. São dois seres que, apesar de estarem juntos naquela situação, são corpos separados e possuem problemas separados. Não devemos nunca esquecer que existe vida dentro do seio materno e essa vida possui direitos divinos a existir, mesmo que os homens ainda discutam se são válidos ou não. Foi uma cena pró-vida tão linda que a série me conquistou nessa cena. Veja-a abaixo.

 



 

Conclusão

Segundo o My Anime List, o score da obra ficou em 7.35, o que é um score muito bom. O animê foi concebido para a venda e divulgação de suas músicas e as músicas são belíssimas, sendo que o roteiro nos entrega uma obra com muito calor humano, boa direção e personagens que são carismáticas e esforçadas em seus objetivos. Foi um trabalho primoroso que eu recomendo a vocês. Deem uma olhada!

Postagens mais visitadas deste blog

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Outros Papos indica: Japanese Noodles Udon Soba Kyoto Hyogo

 Saboreiem! Um canal dedicado à culinária japonesa! Se gostarem, se inscrevam lá!

Traduções ideológicas

Hoje, no blog, não farei recomendações, mas sim uma sugestão. Há uma controvérsia em torno de alterações indesejadas em traduções e legendas de obras japonesas. Se os próprios japoneses começassem a traduzir e legendar seus animes para o Ocidente, essas distorções poderiam ser evitadas. Pergunto-me por que, até agora, os japoneses ainda não optaram por legendarem eles mesmos e disponibilizarem à venda discos com suas obras legendadas em outros idiomas. Isso certamente eliminaria o ruído ideológico e, sem dúvida, eu seria um dos consumidores da mídia física lançada por eles, com legendas "feitas em casa". Na administração, aprendemos que devemos apresentar não apenas os problemas, mas também as soluções. Portanto, considero essa a solução para o problema das alterações ideológicas em obras orientais.