Pular para o conteúdo principal

Heróis que dançam!

Heróis dignos;   Lutam por seus ideais;   Dançam em festa;   Cerejeiras florescem;   Vencem pela nobreza. Uma curiosidade dos filmes indianos é que eles reproduzem sempre festividades, então, possuem cantos e danças. Aqui uma dança do filme RRR! 

Seek Hearts

Seek HeartsXBOXGT: Paray BR


O jogo da Kemco foi lançado ano passado para o XBOX, mas somente esse ano que eu consegui um tempo para jogar. Eu gosto dos jogos (rpg) japoneses de turno e aprecio demais a estrutura montada para o desenvolver da história. Jogos de turno, com uma boa história, sempre irão atrair a minha atenção e como eles são, geralmente, bem baratos eu sempre os vejo com bons olhos. Joguei e gostei desse.



A História

Izen é um robô construído com forma humana e possibilidade de interagir com pessoas de forma natural, tendo um comportamento próximo de um ser humano. Em um determinado momento, ele decidi viajar o mundo para conhecer mais da própria criação, uma vez que ele não possui memórias passadas, e saber qual o objetivo principal de sua origem. Ele tem uma amiga que conheceu quando ela era pequena, chamada Clara, e que decidi o acompanhar nessa jornada de autodescobrimento. Outros personagens irão se unir a eles nessa jornada, como Lucca e Gantz. E a jornada de autodescobrimento acaba por se tornar algo mais complexo, quando ele começa a juntar as peças do quebra-cabeça e começa a perceber um lado sombrio em sua criação.  


O pano de fundo da história

O pano de fundo da história é um arcabouço de informações que o autor usa para dar mais profundidade à história. A história também pode ser um elemento de divulgação da filosofia usada como pano de fundo. Nesse caso, à medida que avançamos na história, podemos perceber que o pano por trás do enredo é um iluminismo clássico. Segundo Danilo Moraes[1]: “Na Idade Média, tínhamos a teologia como a rainha das ciências e, no Iluminismo, este papel foi passado para a filosofia e para a ciência.”.

Assim é em Seek Hearts. Existem três elementos básicos nesse mundo construído: Fadas que são o elemento religioso; Humanos que são o elemento impulsionador da história e, por fim, Robôs que são o avanço da tecnologia e representam a ciência. Sem querer dar muito spoiler, mas a história caminha para uma luta entre eles, com a vitória dos personagens que representam o iluminismo.

Continuar a divulgar o iluminismo é um pouco chato, pois a ideia central dessa frente era mostrar que a idade média seria uma idade das trevas e que somente a ciência e o conhecimento posteriores a ela é que iluminaram o mundo (daí a origem do nome desse pensamento). Além disso, o iluminismo foi usado para tirar Deus como centro do mundo e colocar o homem como centro de tudo. Isso favoreceu o surgimento de pensamentos político-ideológicos de opressão do homem moderno.

E sabemos que a idade média não foi um período de escuridão, pois o florescer de muitas descobertas se deram naquela época, e, se formos um pouco mais para trás, veremos até que outras épocas também contribuíram em muito para o avanço da humanidade, como, por exemplo, o Direito greco-romano que é a base do Direito no mundo ocidental. Além disso, é um clichê muito usado ultimamente e está se desgastando.



De qualquer forma, é esse o pano de fundo da história. Gostemos dele, ou não, a estrutura funciona muito bem para tecer um bom enredo.

A jogabilidade

Aqui não se tem muitas inovações. É um rpg de turno, ou seja, você precisa esperar seu oponente jogar para, depois, você decidir suas ações. E, durante seu turno, você pode atacar, usar um item, ou se defender. Para superar alguns adversários, você precisa subir o nível de seus personagens, para deixá-los capazes de fazer frente à ameaça. Aqui deixo um vídeo meu (gravado direto do XBOX ONE S) com uma dica para desenvolver rápido seus personagens. Quando possível, achem essa ilha no vídeo.





As inovações mesmo se dão no campo da procura. Como todo rpg nesse estilo, Seek Hearts conta com exploração de mapa para achar um item. E, acreditem, os personagens ganharam uma mobilidade que eu nunca tinha visto: eles conseguem pular de um campo mais alto do mapa para um campo mais baixo. Eles pulam e o Kratos não! (😊) Além disso, cada um dos personagens jogáveis tem uma função específica: Gantz pula para alcançar lugares altos, Izen consegue mover plataformas para mover o grupo, Lucca é capaz de converter ervas venenosas em itens úteis e a Clara é uma gorila (😊).

Diversão e conclusão

É um ótimo rpg, pois ele tem um enredo muito bem construído, com uma história bem contada e personagens engraçados, mas com passados de tristeza e superação. Sobre o humor, é divertido ver a Clara, por exemplo, rejeitar a própria força física, pois ela deseja ser mais feminina, ou a Lucca com medo do comportamento do chefe da guilda, ou o Izen e seu “hobby” de ficar preso em paredes (culpa da Clara). É um jogo muito interessante. Eu me diverti bastante jogando e espero conseguir pegar todas as conquistas antes que esse texto venha a ser atualizado no blog. Se você ainda não o conhece, experimente jogar. Seek Hearts compensa.





Atenção jogadores: existe um final falso e três finais verdadeiros!
  


[1] Leia: <https://www.icp.com.br/df100materia3.asp>

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof