Pular para o conteúdo principal

Persona 3 Tanka

A dor se esvai;  O mal não mais reinará;  Cigarras cantam; Estou sempre contigo;  Amor vibra nos festivais.  Um tanka em homenagem ao jogo Persona 3 Reload. Data do print: 17/03/2024

O ineditismo do dia 15


O ineditismo do dia 15

Porto Alegre/ RS Fonte: Twitter do presidente Bolsonaro


Ocorreu, no dia 15 de março de 2020, uma manifestação popular em defesa do presidente Bolsonaro. A manifestação, inicialmente, foi organizada por grupos como o Nas Ruas e o Movimento Avança Brasil, porém, com o avançar de uma pandemia de covid-19 no nosso país, tais organizações resolveram adiar a manifestação para um momento mais oportuno, como relatei em um texto mais abaixo- “Dia 15 e o coronavírus” (clique). O que aconteceu? O povo foi às ruas mesmo assim!!




Isso me lembrou, com muito orgulho, de uma parte do hino brasileiro que diz: “Verás que um filho teu não foge à luta”. Sim, eles não fugiram do dever de cobrar uma postura ética dos políticos, que teimam em implementar o parlamentarismo branco no Brasil. E isso foi inédito em nosso país por um motivo: foi a primeira manifestação popular a não ter um comando central e a desobedecer àqueles que estavam organizando o evento. Foi a vontade popular, plena e verdadeira, que impulsionou os manifestantes a irem às ruas, mesmo com o perigo apresentado pelo covid-19. Isso, meus caros, é a manifestação da verdadeira democracia, isto é, da vontade do povo. Pois é, esquerdinhas, aqui não tem gado, mas lobo!


Óbvio que eu devo puxar a orelha de quem deve, por direito, receber um puxão de orelha. Afinal, houve um movimento de pessoas em um momento de proliferação de um vírus, porém, como reclamar disso ao ver a imagem abaixo? Olhem o tuíte abaixo. A imagem foi tirada no metrô de São Paulo, no dia posterior à manifestação. Apesar de um erro não corrigir outro, uma aglomeração em ambientes públicos fechados é muito pior do que uma aglomeração em ambientes abertos. 

Metro de São Paulo hoje.

O que aconteceu ontem, eu considero como uma situação análoga a uma situação de autodefesa. Em uma situação de autodefesa, o agredido pode usar de força justa para enfrentar o agressor e sair da situação de risco. O agredido: o povo; o agressor: o jogo político.  Quando uma pessoa está em risco de vida, ela pode tentar se salvar usando os meios suficientes para evitar a agressão. É como uma pessoa que precisa enfrentar a neve para salvar um ente querido sendo atacado por lobos. Ele não escolhe o dia, precisa sair, mesmo na neve, para defender os que ele ama.  Mesmo que, com isso, ele se resfrie. Os políticos enfureceram tanto a população, que eles decidiram enfrentar uma pandemia a colocar em risco a soberania do povo, o respeito ao voto e o futuro do Brasil. Foram os políticos, com o jogo de sempre, que revoltaram a população a esse ponto. A população, cansada disso, resolveu se arriscar e enfrentar esses desmandos, mesmo aumentando as chances de contágio pelo covid-19. O povo resolveu, então, se defender da melhor maneira possível para aquela ocasião.

E a lição ficou clara: o povo soberano apoia o governo e não deseja ver mais a política sendo feita de maneira tão baixa. Mas será que os políticos entenderam isso, ou vão insistir no erro de isolar o presidente? Se insistirem no erro, que vejam que nem mesmo uma pandemia afastou o povo do seu presidente. Pensem nisso.




Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof