Pular para o conteúdo principal

A polêmica restrição de 30 dias!


Streaming com delay de 30 dias

Darwin's Game from Aniplex


Algumas distribuidoras, incluindo a Aniplex, de propriedade da Sony, estão realizando contratos de distribuição de animês com um atraso de até 30 dias em relação à sua exibição na televisão. Ainda não está claro o motivo para isso, apenas algumas conclusões que estão sendo divulgadas em fóruns, dentre elas, que a Sony estaria privilegiando um de seus serviços de Streaming: Funimation. E isso é polêmico em vários sentidos e não parece ser uma decisão lógica. Vou explicar com mais cuidado esse tiro no pé.

Em primeiro lugar, essa decisão me parece muito estranha pois a Sony também é parceira da Crunchyroll, ou seja, além de ser dona da Funimation, a Sony é também ligada à Crunchyroll através da Aniplex. É ilógico que uma empresa, que visa o lucro, venha a cometer um erro de desprezar um serviço de alcance global como é o serviço da Crunchyroll, ou seja, desprezar toda uma base de assinantes.

Além disso, observo que o alcance do serviço privilegiado, Funimation, é menor do que o alcance da Crunchyroll. Não faço relação com a base de assinantes, mas falo sobre o alcance por região. A Crunchyroll está com uma melhor distribuição mundial do que a Funimation, que está restrita principalmente aos EUA e Canadá. Dessa maneira, ao manter uma série restrita à Funimation, a Sony está restringindo o alcance da própria série no mundo. Ela está diminuindo o público base da série. O que se pode observar disso é que a Funimation está disposta a arriscar-se para tentar aumentar a sua base de assinantes nas regiões em que atua, mas está diminuindo a audiência global de uma série.

E acredito que essa decisão esteja promovendo três coisas: o avanço da pirataria nas regiões em que as séries estejam restritas por 30 dias, afinal, muitos podem optar por assistir às séries de forma ilegal; o desinteresse do público que, por causa de um atraso de um mês, pode vir a perder o interesse por assistir a essa série e, dessa maneira, reduzir a audiência potencial do seriado; por fim, a raiva do público atingido pela restrição. Nunca se irrita um cliente. O Brasil é um dos países atingidos pela restrição e somos o 4º maior mercado por assinantes que a Crunchyroll possui (dados revelados pela própria Crunchyroll durante o Anime Friends 2019).  Imaginem a quantidade de pessoas que estavam querendo assistir a Darwin’s Game, por exemplo, e que foram impedidas por causa de uma restrição contratual? Será que ficaram felizes com isso?

O motivo inicial que se pregava para assinar um serviço de streaming era o apoio ao produtor oficial de conteúdo e, agora, que o produtor oficial, através de um contrato de distribuição como esse, diz ao público que eles veem um norte-americano com mais valia do que um latino americano, como fica essa relação de confiança? É mais um tiro no pé que pode abalar a relação que se tenta construir diariamente (produtor-serviço- cliente).

E a Aniplex não está realizando esses contratos prejudiciais apenas com séries pequenas, afinal, Fate também entrou nessa e é uma das maiores franquias que se tem hoje em dia. Como eu assisti alguns capítulos com o delay, eu posso comentar que é desestimulante, pois, enquanto outros países festejam o término de um combate, na série, nós estamos entrando no primeiro confronto. Isso é um balde de água fria para muitas pessoas. Eu mesmo abandonei a série por conta disso e não sei se vou assistir a Darwin’s Game.

Isso me lembrou uma coisa da guerra de consoles: sonystas alegam que console vende por conta de exclusivos, não levando em conta outros fatores determinantes como, por exemplo, estabilidade da plataforma, melhores preços e melhores serviços. E, ao ver, pelos dados da própria Sony, que os jogos mais vendidos são multiplataforma, sendo que Minecraft liderou, ano passado, em vendas em muitos meses, prova o quão errada é essa ideia. Aliás, no mês de fevereiro, o jogo mais vendido foi FIFA. Será que a Sony pegou essa ideia absurda e a está levando para o streaming? Tomara que não, pois isso vai matar a confiança do público nos serviços de streaming.

Conclusão

Se a Sony permanecer nesse erro, estará minando a base de clientes dos serviços de streaming, irritando público e destruindo a própria plataforma Funimation e, também, estará diminuindo o alcance de muitas séries, tirando renda do produtor. E o prazo de 30 dias é um absurdo! Eu espero que a Crunchyroll consiga quebrar/renegociar esses contratos e impedir uma implosão do próprio sistema pela revolta do público. E é impressionante como uma empresa consegue gerar tanto atrito assim, como a Sony gera.       

Postagens mais visitadas deste blog

Outros Papos Indica: O Cérebro que se Transforma

Norman Doidge é psiquiatra, psicanalista e pesquisador da Columbia University Center of Psychoanlytic Training and Research, em New York, e também psiquiatra da Universidade de Toronto (Canadá). Ele é o autor deste livro que indico a leitura. O livro, segundo o próprio editor, “reúne casos que detalham o progresso surpreendente de pacientes” que demonstram como o cérebro consegue ser plástico e mutável. Pacientes como Bárbara que, apesar da assimetria cerebral grave, na qual existia retardo em algumas funções e avanço em outras, conseguiu se graduar e pós-graduar. Um espanto para quem promove a teoria de que o cérebro humano é um órgão estático, com pouca ou nenhuma capacidade de se adaptar. “ Creio que a ideia de que o cérebro pode mudar sua própria estrutura e função por intermédio do pensamento e da atividade é a mais importante alteração em nossa visão desse órgão desde que sua anatomia fundamental e o funcionamento de seu componente básico, o neurônio, foram esboçados pela p

Outros Papos indica uma pesquisa- I.A. e as mãos!

 Hoje não vou indicar um canal, mas uma pesquisa. Enquanto eu ainda tinha uma conta no Twitter, eu estudei muitos desenhos feitos por inteligência artificial e notei uma coisa peculiar em muitos deles. A I.A. (inteligência artificial), muitas vezes, não sabe fazer dedos e mãos.  Vou colocar um vídeo aqui que achei criativo. Um vídeo sobre Persona 5, mas com a letra a música sendo usada para gerar desenhos por I.A.. Notem que em alguns dos desenhos essa peculiaridade aparece. Mãos desenhadas de forma errada. Acredito que algumas inteligências podem não saber como construir, porque o programador não inseriu, na engenharia do sistema, a anatomia das limitações impostas pelos ossos. Simplesmente, eu não sei e preciso pesquisar. Pesquisem também.  

Paulo Fukue- O Engenheiro de Papel

 A tradição não é estática. Ela tem uma alteração lenta. Proteger a tradição é honrar os que vieram antes. Esse é um dos princípios de quem conserva. Por exemplo, antes de criar o Jeet Kune Do , Bruce Lee precisou aprender a tradição do box chinês, Wing Chun . Ele observou seus movimentos, treinou sua base, observou sua realidade e desenvolveu sua técnica para preencher algo que ele considerava falho. Ele conservou e debateu sobre mudanças pontuais, até chegar ao seu estilo próprio. Ele não poderia realizar tal feito se não existisse uma tradição de golpes e lutas anteriores. Se ele não tivesse um Yip Man que o ensinasse. Uma tradição que é mantida é sempre essencial para evoluções futuras e um mestre de hoje sempre aprende com um mestre do passado. Assim a tradição se movimenta. É assim também nas ciências, nas artes e no mundo inteiro. Uma sociedade que respeita seus mestres (professores de grande saber) pode evoluir mais rapidamente. Nesse sentido, toda a forma de divulgação de mest