Pular para o conteúdo principal

Heróis que dançam!

Heróis dignos;   Lutam por seus ideais;   Dançam em festa;   Cerejeiras florescem;   Vencem pela nobreza. Uma curiosidade dos filmes indianos é que eles reproduzem sempre festividades, então, possuem cantos e danças. Aqui uma dança do filme RRR! 

A polêmica restrição de 30 dias!


Streaming com delay de 30 dias

Darwin's Game from Aniplex


Algumas distribuidoras, incluindo a Aniplex, de propriedade da Sony, estão realizando contratos de distribuição de animês com um atraso de até 30 dias em relação à sua exibição na televisão. Ainda não está claro o motivo para isso, apenas algumas conclusões que estão sendo divulgadas em fóruns, dentre elas, que a Sony estaria privilegiando um de seus serviços de Streaming: Funimation. E isso é polêmico em vários sentidos e não parece ser uma decisão lógica. Vou explicar com mais cuidado esse tiro no pé.

Em primeiro lugar, essa decisão me parece muito estranha pois a Sony também é parceira da Crunchyroll, ou seja, além de ser dona da Funimation, a Sony é também ligada à Crunchyroll através da Aniplex. É ilógico que uma empresa, que visa o lucro, venha a cometer um erro de desprezar um serviço de alcance global como é o serviço da Crunchyroll, ou seja, desprezar toda uma base de assinantes.

Além disso, observo que o alcance do serviço privilegiado, Funimation, é menor do que o alcance da Crunchyroll. Não faço relação com a base de assinantes, mas falo sobre o alcance por região. A Crunchyroll está com uma melhor distribuição mundial do que a Funimation, que está restrita principalmente aos EUA e Canadá. Dessa maneira, ao manter uma série restrita à Funimation, a Sony está restringindo o alcance da própria série no mundo. Ela está diminuindo o público base da série. O que se pode observar disso é que a Funimation está disposta a arriscar-se para tentar aumentar a sua base de assinantes nas regiões em que atua, mas está diminuindo a audiência global de uma série.

E acredito que essa decisão esteja promovendo três coisas: o avanço da pirataria nas regiões em que as séries estejam restritas por 30 dias, afinal, muitos podem optar por assistir às séries de forma ilegal; o desinteresse do público que, por causa de um atraso de um mês, pode vir a perder o interesse por assistir a essa série e, dessa maneira, reduzir a audiência potencial do seriado; por fim, a raiva do público atingido pela restrição. Nunca se irrita um cliente. O Brasil é um dos países atingidos pela restrição e somos o 4º maior mercado por assinantes que a Crunchyroll possui (dados revelados pela própria Crunchyroll durante o Anime Friends 2019).  Imaginem a quantidade de pessoas que estavam querendo assistir a Darwin’s Game, por exemplo, e que foram impedidas por causa de uma restrição contratual? Será que ficaram felizes com isso?

O motivo inicial que se pregava para assinar um serviço de streaming era o apoio ao produtor oficial de conteúdo e, agora, que o produtor oficial, através de um contrato de distribuição como esse, diz ao público que eles veem um norte-americano com mais valia do que um latino americano, como fica essa relação de confiança? É mais um tiro no pé que pode abalar a relação que se tenta construir diariamente (produtor-serviço- cliente).

E a Aniplex não está realizando esses contratos prejudiciais apenas com séries pequenas, afinal, Fate também entrou nessa e é uma das maiores franquias que se tem hoje em dia. Como eu assisti alguns capítulos com o delay, eu posso comentar que é desestimulante, pois, enquanto outros países festejam o término de um combate, na série, nós estamos entrando no primeiro confronto. Isso é um balde de água fria para muitas pessoas. Eu mesmo abandonei a série por conta disso e não sei se vou assistir a Darwin’s Game.

Isso me lembrou uma coisa da guerra de consoles: sonystas alegam que console vende por conta de exclusivos, não levando em conta outros fatores determinantes como, por exemplo, estabilidade da plataforma, melhores preços e melhores serviços. E, ao ver, pelos dados da própria Sony, que os jogos mais vendidos são multiplataforma, sendo que Minecraft liderou, ano passado, em vendas em muitos meses, prova o quão errada é essa ideia. Aliás, no mês de fevereiro, o jogo mais vendido foi FIFA. Será que a Sony pegou essa ideia absurda e a está levando para o streaming? Tomara que não, pois isso vai matar a confiança do público nos serviços de streaming.

Conclusão

Se a Sony permanecer nesse erro, estará minando a base de clientes dos serviços de streaming, irritando público e destruindo a própria plataforma Funimation e, também, estará diminuindo o alcance de muitas séries, tirando renda do produtor. E o prazo de 30 dias é um absurdo! Eu espero que a Crunchyroll consiga quebrar/renegociar esses contratos e impedir uma implosão do próprio sistema pela revolta do público. E é impressionante como uma empresa consegue gerar tanto atrito assim, como a Sony gera.       

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof