Pular para o conteúdo principal

Deep Web e Dark Web: Diferenças!

Deep Web e Dark Web: Entenda as Diferenças Revisão: ChatGPT Imagem gerada via DALL-E No mundo digital de hoje, a proteção de informações pessoais se tornou uma prioridade, com diversos serviços dedicados ao monitoramento de dados. Não é raro receber alertas sobre a exposição de informações pessoais na Dark Web, incluindo senhas, números de telefone, endereços de e-mail, CPF, entre outros dados sensíveis. Eu mesmo já tive dados vazados na Dark Web, muitos deles provenientes de sites que já não existem mais. O Toondoo, por exemplo, foi alvo de um ataque que resultou no vazamento de várias informações, incluindo senhas e e-mails de usuários, dos quais eu era um. Esse incidente me fez buscar entender melhor o que é a Dark Web. Afinal, conhecer é o primeiro passo para proteger nossos dados. Mas você sabe diferenciar Deep Web de Dark Web? Vamos desvendar juntos essas diferenças! Mozilla Monitor - ToonDoo Entenda o Vazamento de Dados de Sites: Como Acontece e Suas Consequências Um vazamento d

Shazam, o injustiçado!


Shazam, o injustiçado!

Para esta segunda-feira, gostaria de um texto um pouco mais leve, por isso, vou discorrer um pouco sobre um personagem que gosto muito, mas que acredito ser bem desmerecido dentro da editora que atualmente detêm os direitos autorais dele. Quero conversar sobre o Capitão Marvel, rebatizado como Shazam.




A criação do herói

Guilherme Ataíde conta para o Mundo Estranho[1] sobre a origem do personagem:

“O primeiro Capitão Marvel foi criado em 1939 pela finada Editora Fawcett. O nome do herói era uma contração da palavra “Marvelous” e seus poderes incluíam superforça e supervelocidade. Mas o que o tornou popular era o fato de o seu alter ego ser uma criança, Billy Baxton, que se transformava no herói gritando “Shazam!”.

O Capitão Marvel ficou tão popular que, em 1941, a DC processou a Fawcett, alegando que o herói era uma cópia do Super-Homem. O processo durou 12 anos e levou a Fawcett à falência. Entre 1953 e 1973, quando a DC finalmente comprou os direitos do personagem, a Marvel Comics (criada em 1961) já havia inventado o seu próprio Capitão Marvel e registrado o nome como título de revista. Isso obrigou a DC a publicar as histórias do seu Capitão Marvel, o original, em uma revista chamada Shazam!”


O herói

Segundo o site da DC Comics[2]:

 “SHAZAM! Two syllables famous for magically turning a boy into a superpowered adult.

Unlike most foster children, Billy Batson couldn’t care less about finding a family. He just wants to turn eighteen and finally become an adult. While the boy’s compassionate and kind, he’s gotten used to protecting himself by staying emotionally distant from everybody. But that changes when he meets an ancient wizard who introduces him to one very powerful word.

Just by saying SHAZAM!, Billy is transformed into a magical flying adult superhero, one with the genius of Solomon, the strength of Hercules, the unbreakable will of Atlas, the lightning blasts of Zeus, the power of Achilles and the speed of Mercury. But gaining the power of the gods means inheriting their enemies too. With the abilities of the world’s mightiest mortal, Billy will have to struggle with magical threats as well as his own youthful naïveté. To truly tap into his power, this orphan who’s always kept people at arm’s length will have to learn what family really is.”

Vamos ver cada uma destas características especiais que formam os poderes do personagem?

Os Poderes

A genialidade de Salomão, segundo JW[3], é descrita assim: “Jeová gostou do que Salomão pediu. Assim, Ele disse: ‘Visto que pediu sabedoria e não vida longa nem riquezas, vou dar-lhe mais sabedoria do que qualquer outro já teve. Mas vou dar-lhe também o que não pediu: riquezas e glória.” E o resultado foi este: “No reinado de Salomão, Deus abençoou o povo por fazer o solo produzir muito trigo, cevada, uvas, figos e outros alimentos. As pessoas usavam boa roupa e viviam em boas casas. Havia mais do que o suficiente de tudo o que era bom, para todos.” Podemos descrever que a genialidade de Salomão não era apenas reflexo de uma alma sábia, mas de uma mente científica e com qualidades técnicas, pois geria recursos e administrava com valor, dominando diversos setores (arquitetura, pecuária, agricultura, administração, contabilidade, medicina, psicologia) como demonstrado no texto.

A força de Hércules e a vontade de Atlas: era monstruosa a força de Hércules. Como mostra o Mundo Estranho[4], em um de seus trabalhos, ele estava à procura das maçãs de ouro, “as maçãs de ouro ficavam num jardim desconhecido e Hércules vagou o mundo atrás delas. Segundo alguns textos mitológicos, quem finalmente encontrou os pomos para o herói foi Atlas – que havia recebido de Zeus o castigo de carregar o mundo nas costas. Enquanto Atlas foi atrás das maçãs, Hércules sustentou o mundo em seu lugar”. Neste trecho vemos a descomunal força destes dois deuses e mais a resistência/vontade de Atlas. Atlas nunca se cansou de seu castigo, de segurar o peso do mundo em seus ombros. Ele é a prova da resistência e da força de vontade.

Zeus: o site Infoescola[5] menciona que “Zeus tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e fazia relâmpagos e trovões e com sua mão direita lançava a chuva.” Luisa Martins[6] comenta sobre o poder dos raios, “125 milhões de volts, 200 mil ampères e 25 mil graus centígrados”. Deste modo, Zeus torna-se um dos deuses mais poderosos. E ainda temos a questão da atividade magnética, que é um fenômeno que se dá com cargas elétricas em movimento, ou seja, com boa vontade, Shazam também controla o magnetismo.

O poder de Aquiles é sua invulnerabilidade e bravura. “Conta a mitologia grega que a mãe mergulhou Aquiles, recém-nascido, nas águas do Estige (rio que dava sete voltas no inferno). Este fato tornou o filho invulnerável, salvo pelo calcanhar que não foi banhado, pois a mãe o segurava por esta parte do corpo”. (Sua Pesquisa[7])

A velocidade de Mercúrio, ou Hermes, pode ser retratada em uma de suas funções. Mitologia Grega[8]: “Hermes também era incumbido de levar as almas dos mortos ao barqueiro Caronte na porta do mundo dos mortos. Nos trajetos acabou conhecendo e tendo um caso com Hécate, deusa da magia negra e companheira de Perséfone, a rainha do submundo.” A tarefa necessita de uma velocidade tão grande que acredito que Hermes tenha a capacidade de se teletransportar.

Estas são curiosidades sobre os personagens mitológicos e bíblicos que dão ao jovem Billy suas capacidades de combate. Sugiro que clique nos links para ler mais sobre o assunto e perceber o tamanho do poder deste personagem da DC Comics.





O injustiçado?

Sim. Pobre Shazam, apesar de todo o seu poder, ele já foi morto pela Mulher-Maravilha, Super-Homem e derrotado por outros seres, em diferentes séries, dimensões e histórias. Nunca conseguiu grande destaque dentro dos grandes grupos de heróis da DC Comics e sempre ficou renegado a um segundo plano dentro do quadro de heróis da casa.





Provavelmente, isto se deve ao fato do personagem não ter sido criado na casa, mas “adotado” por ela após sua editora original ter fechado. É uma postura que  o trata como a um bastardo.

Pobre Shazam! Com a sabedoria de Salomão, ele poderia ser um detetive melhor que o Batman e um cientista mais eficiente do que qualquer outro. Teria capacidade de julgamento e estratégias brilhantes para vencer a qualquer um. Com a força de Hércules, o poder de Aquiles e a resistência de Atlas, ele venceria o Superman em qualquer combate, principalmente se usasse a sabedoria de Salomão durante a luta. E ainda sobrou o poder de Zeus e a velocidade de Hermes que o fariam mais veloz que o Flash. Pobre Shazam, mais inteligente que o Batman, mais poderoso que o Super-Homem e mais veloz que o Flash, porém, subutilizado dentro da editora que o mantêm e, por isto, o personagem que eu acredito ser o mais injustiçado do planeta.


Shazam!!!

CINEPOP em <http://cinepop.com.br/heroi-aparece-caracterizado-em-primeira-imagem-oficial-de-shazam-175870>


Entretanto, tudo isto pode mudar! Ele finalmente vai ganhar um filme e o pôster já me animou muito! No pôster, vemos como o uniforme ficará na tela e achei sensacional. Também mostra o espírito do personagem, que é um adulto com alma de criança, com a benção do poder dos deuses. Ele tomando suquinho ficou ótimo, pois demonstra esta jovialidade que o personagem precisa ter. Estou confiante que este filme resgatará este personagem e outras pessoas começarão a enxergar nele o grande personagem que ele é. SHAZAM!!!!!

IMDB CAST
David F. Sandberg  ...         (directed by) Writing Credits (in alphabetical order) 
C.C. Beck      ...         (Captain Marvel/Shazam created by)
Henry Gayden          ...         (screenplay)
Darren Lemke          ...         (screenplay)
Bill Parker     ...         (Captain Marvel/Shazam created by)
Cast 
Zachary Levi ...         Shazam        
Mark Strong...           Dr. Thaddeus Sivana        
Jack Dylan Grazer   ...         Freddy Freeman
Grace Fulton ...         Mary Bromfield
Ron Cephas Jones ...         The Wizard
Asher Angel ...         Billy Batson








[1] Mundo Estranho: <https://mundoestranho.abril.com.br/cultura/por-que-o-capitao-marvel-pertence-a-dc/>
[2] DC Comics: <https://www.dccomics.com/characters/shazam>
[3] JW: <https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/historias-biblicas/4/rei-salomao/>
[4] Mundo Estranho: <https://mundoestranho.abril.com.br/cultura/quais-foram-os-12-trabalhos-de-hercules/>
[5] Infoescola: <https://www.infoescola.com/mitologia-grega/zeus/>
[6] Prezi: <https://prezi.com/ie2uigqqgc6l/o-poder-dos-raios/>
[7] Sua Pesquisa: <https://www.suapesquisa.com/pesquisa/aquiles.htm>
[8] LC Galahad: <https://mitologiagrega.net.br/16-curiosidades-sobre-o-deus-hermes/>

Postagens mais visitadas deste blog

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof