Pular para o conteúdo principal

Deep Web e Dark Web: Diferenças!

Deep Web e Dark Web: Entenda as Diferenças Revisão: ChatGPT Imagem gerada via DALL-E No mundo digital de hoje, a proteção de informações pessoais se tornou uma prioridade, com diversos serviços dedicados ao monitoramento de dados. Não é raro receber alertas sobre a exposição de informações pessoais na Dark Web, incluindo senhas, números de telefone, endereços de e-mail, CPF, entre outros dados sensíveis. Eu mesmo já tive dados vazados na Dark Web, muitos deles provenientes de sites que já não existem mais. O Toondoo, por exemplo, foi alvo de um ataque que resultou no vazamento de várias informações, incluindo senhas e e-mails de usuários, dos quais eu era um. Esse incidente me fez buscar entender melhor o que é a Dark Web. Afinal, conhecer é o primeiro passo para proteger nossos dados. Mas você sabe diferenciar Deep Web de Dark Web? Vamos desvendar juntos essas diferenças! Mozilla Monitor - ToonDoo Entenda o Vazamento de Dados de Sites: Como Acontece e Suas Consequências Um vazamento d

Liberdade Econômica X Prosperidade

Países ricos e liberdade econômica!

Vou deixar dois links aqui e vou relacionar bem rápido as duas listas.

Liberdade Econômica – Heritage Institute
Ranking da Prosperidade – Legatum Institute

Na primeira lista, temos os países com maior liberdade econômica, ou seja, com menor interferência do Estado. Veja abaixo a imagem, mas recomendo entrar em ambos os sites para ver mais informações. Os dois primeiros países merecem destaque, pois podem dar uma indevida ideia sobre a atuação do Estado, por isso, escrevo em especial sobre eles.



Hong Kong (clique) tem apenas 3,3% da população ativa desempregada e 56 mil dólares de renda per capta. Como foi colônia do Reino Unido, ele segue um sistema chamado “um país, dois sistemas”, após ter sido devolvido para a China. Segue: “Hong Kong became part of the People’s Republic of China (PRC) in 1997. Under the “one country, two systems” agreement, China promised not to impose its socialist policies on Hong Kong and to allow Hong Kong a high degree of autonomy in all matters except foreign and defense policy for 50 years.”

Singapore (clique) é uma democracia com sistema republicano parlamentarista unicameral. Foi colônia do Japão e do Reino Unido, tornando-se independente de fato em 1965. Segue: “Singapore is a democratic state that has been ruled by only one party, the People’s Action Party (PAP), since independence in 1965. In the September 2015 election, the PAP won 83 of the 89 parliamentary seats and 69.9 percent of the vote. Prime Minister Lee Hsien Loong has led the government since 2004. Certain civil liberties, such as freedom of assembly and freedom of speech, remain restricted, but the PAP has embraced economic liberalization and international trade. Singapore is one of the world’s most prosperous nations. Its economy is dominated by services, but the country is also a major manufacturer of electronics and chemicals.”

Como veem em ambos os exemplos, quando o Estado coloca a mão em algo, existe uma retração, até na liberdade de expressão. Quando o Estado deixa a economia livre, ela prospera como nação. Ambos os países tem IDHs ótimos e, portanto, são países também bem relacionados na lista dos mais ricos. Singapore em 19º lugar e Hong Kong em 23º lugar no ranking. Caso tenha dúvidas sobre o governo de algum país, entre no site e veja os fatos clicando no país que desejar.


Aqui a lista dos 15 mais ricos países do mundo!





E chegamos na lista para a comparação. Percebam que na lista dos países mais ricos do mundo estão quase todos os países com maior liberdade econômica? Dos 15 países na lista, 10 estão no ranking de maiores liberdades econômicas. Vejam os dois quadros lado a lado e perceberão que falo a verdade. Quanto mais o Estado tenta interferir na economia, menos próspera é a nação. Adam Smith já havia dito que “o que vai gerar a riqueza das nações é o fato de cada indivíduo procurar o seu desenvolvimento e crescimento econômico pessoal", então, quando o Estado machuca o equilíbrio econômico com alguma interferência, tira do povo a capacidade de procurar seu desenvolvimento pessoal e, logo, empobrece o país. A relação entre Liberdade Econômica X Prosperidade torna-se verdadeira. Possivelmente, você pode ter ouvido sobre o mito do socialismo da Suécia. Deixo aqui um texto com vídeo e um vídeo para te esclarecer sobre o tema.

Gazeta do Povo: Sueco derruba o mito do socialismo que deu certo em um minuto




Continuando, os países mais ricos e com maior liberdade econômica são, por óbvio, os países com excelentes níveis de IDH. É o capitalismo “malvadão” que faz o povo sorrir, pois estes mesmos países aparecem em uma lista peculiar. Veja-a abaixo.


Conclusão




Postagens mais visitadas deste blog

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof