Pular para o conteúdo principal

Persona 3 Tanka

A dor se esvai;  O mal não mais reinará;  Cigarras cantam; Estou sempre contigo;  Amor vibra nos festivais.  Um tanka em homenagem ao jogo Persona 3 Reload. Data do print: 17/03/2024

Densha Otoko pela JBC

Densha Otoko- O Homem do Trem


    A editora JBC lançou, recentemente, este livro. Eu o comprei na quinta-feira e, mesmo tendo cerca de 366 páginas, eu o terminei de ler no sábado. Pessoas, com mais habilidade na leitura, fariam em menos tempo, com certeza!  A leitura motivou esta resenha, um tanto quanto diferente, pois seguirei a formatação da estrutura do enredo.


    Densha Otoko é baseado em fatos reais, e em uma conversa em tempo real, em um fórum japonês chamado 2channel. Neste fórum, outrora para desabafos diversos, um jovem pediu ajuda para algo inacreditável que havia acontecido com ele. Este simples pedido transformou o fórum inteiro, e a vida de duas pessoas. Conforme o “anônimo” nos conta abaixo:

_____________________________________________________________

 01: Anônimo-  postado em 06/10/2013, às 8H47

    A sinopse é esta, mano: “Ao voltar pra casa de trem, um jovem percebe que um bêbado incomodava um grupo de senhoras. Tentando interferir na situação, os dois acabam no chão e a confusão geral leva todos à delegacia. Esclarecido o problema, todos vão para casa e algumas das mulheres decidem anotar o endereço do rapaz para presenteá-lo em agradecimento pelo seu esforço. Ao chegar em casa, o jovem descreve todo o ocorrido em uma das seções do 2channel, e expressa sua vontade (e completa impossibilidade) de continuar em contato com uma das mulheres, uma bela moça que sentava ao seu lado no trem. Após receber pelo correio um presente da moça, o rapaz busca a ajuda dos usuários do fórum sobre como prosseguir com o 'relacionamento'. Sob a alcunha de 'Homem do Trem', o protagonista contará com os conselhos de milhares de internautas para alcançar o sonho de todo nerd - superar seu medo e insegurança, e conquistar o amor da mulher de seus sonhos”! (Sinopse na Cultura)

______________________________________________________________

    Obrigado, anônimo! A leitura é extremamente rápida por três fatos que se relacionam: 1) O livro foi diagramado como um fórum, com suas discussões e emoticons japoneses; 2) Os próprios emoticons ajudam a passar os olhos rapidamente pelas páginas, deixando a leitura fluida. Às vezes é somente necessário, para o entendimento do enredo, uma simples figura simbólica; 3) E, finalmente, é uma história romântica contemporânea, com leitura agradável.


    Aliás, quem é fã de Legião Urbana vai, em cada página, traçar paralelos entre a música “Eduardo e Mônica” e os personagens principais de Densha Otoko. Afinal, Srta. Hermès e O Homem do Trem são, de fato, representações vivas de “Eduardo e Mônica”. Mônica e Hermès são maduras e sofisticadas, elegantes e cultas, ricas e mais velhas que os seus pares. Já Eduardo e “O Homem do Trem” são dois jovens nerds que representam suas gerações.

_______________________________________________________________

02: Anônimo 02- postado em 06/10/2013 às 8h58

Saca só, mano:
Eduardo e Mônica eram nada parecidos
Ela era de Leão e ele tinha dezesseis
Ela fazia Medicina e falava alemão
E ele ainda nas aulinhas de inglês
Ela gostava do Bandeira e do Bauhaus
De Van Gogh e dos Mutantes
Do Caetano e de Rimbaud
E o Eduardo gostava de novela
E jogava futebol-de-botão com seu avô
Ela falava coisas sobre o Planalto Central
Também magia e meditação
E o Eduardo ainda estava
No esquema "escola, cinema, clube, televisão"

E, mesmo com tudo diferente
Veio mesmo, de repente
Uma vontade de se ver
E os dois se encontravam todo dia
E a vontade crescia
Como tinha de ser

Link: Vagalume- LetraCompleta

________________________________________________________________

    Exatamente por isso, Anônimo 2, O “Homem do Trem” não jogava botão com o avô, mas via Pretty Cure, Sailor Moon e Keroro, ou seja, Eduardo e ele compartilham a linhagem do nerd, cada um na sua geração, e no histórico de sua sociedade. Já a comparação de Mônica e Hermès não poderia ter ficado mais forte.


    Relacionamentos são assim, como diz o início desta bela música: “Quem um dia irá dizer que existe razão// Nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer // Que não existe razão?” e isso tudo deixa a história mais próxima da minha realidade, ou seja, não é algo que fuja de nosso entendimento, ou que somente um japonês compreenderia em sua totalidade. A grande vantagem deste livro é que uma história de amor é universal e pode ser entendida por todos, mesmo que mude-se o território ou costumes.


    Voltando à história do livro, O “Homem do Trem” pede diversos conselhos neste fórum e torna-se uma lenda viva no Japão. É interessante notar a interação entre ele e os membros anônimos. Notar como eles citam noções, história, moda, beleza e o humor peculiar que entretêm muito em cada página. O humor é responsável, também, pela velocidade na leitura e não deixa a história cansativa. Adorei, criando um pequeno spoiler, quando a Srta. Hermès diz que os amigos a acham parecida com um Moomin.

____________________________________________________________________

03: Anônimo 03- postado em 06/10/2013 às 9h15

Muito injusto os amigos dela! Tão zoando com a coitada! Olha só um Moomin desenhado pelo usuário nikkili do Devianart

Devianart- postado por Nikkili


___________________________________________________________________

    É verdade! A descrição dela não bate, em nada, com esse personagem dos livros de Tove Janson, mas deixa-a mais fofa aos olhos de quem lê o livro e tenta construir, mentalmente, todas as suas atribuições (físicas, emocionais e financeira).  Agora é minha vez de colocar aqui uma imagem. Esta é a imagem dela para o mangá desenhado por Douki Daisuke. Mas um Moomin é fofo e representa bem o espírito dela (gentil, linda, educada).

Por Nakano Hitori e Douki Daisuki



    Então, eu recomendo a leitura. Não esperem algum discurso profundo sobre amores e relacionamentos, pois o livro tem estrutura e narrativa simples, mas esperem uma grande diversão contada de forma ágil. Um voar de pombos, ou seja, simples, delicado e divertido.





ISBN: 8577870235
ISBN-13: 9788577870233
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2013

Número de páginas: 370

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof