Pular para o conteúdo principal

Tezuka Day e as homenagens!

TEZUKA DAY


 




[caption id="attachment_351" align="alignleft" width="179" caption="O mestre!"][/caption]

Muitos blogs, sites e vlogs escolheram o dia de hoje, 17/12/2011, para homenagear o magnífico mestre Osamu Tezuka. Tezuka foi o visionário autor que promoveu uma revolução na estética e narrativa de quadrinhos em sua época. Um desenhista tão competente e iluminado que foi merecedor destas palavras do editorial do jornal Asahi: “Por que os japoneses apreciam tanto os mangás? Parece que os estrangeiros estranham essa mania. Por que os estrangeiros passaram tanto tempo sem ler mangás? Um dos motivos é que eles não tinham um Osamu Tezuka no país deles” (10/02/1989).


 


Confesso que são muitos sites para visitar e não consegui ler todos. Alguns não abriram aqui. Como estou em um blog pessoal, posso confessar isso sem descrédito. É um alívio poder falar isso abertamente! J Porém, aqui está uma lista dos sites que visitei e um resuminho do que eles estão divulgando do mestre Tezuka:


 


Maximum Cosmo nos leva a conhecer de perto a criação do mangá Kimba, o Leão Branco, além de detalhar outras obras e peculiaridades do autor Tezuka. Textos riquíssimos em detalhes e com profundidade de conhecimento!


 


O Troca Equivalente nos leva a conhecer um pouco da trajetória do mangaká, sua formação e sua contribuição para o mundo dos mangás e animês.


 


Netoin nos analisa uma das obras de Tezuka chamada Fushigi wa Melmo. Análise do enredo e do traço do mestre nesta obra em especial.


 


O blog Graveheart nos analisa uma das obras primas de Osamu, que foi Buda. Não tinha como passar o Tezuka Day sem falar sobre Buda e Kimba, então este texto é fundamental para se compreender a paixão, carinho e talento que o mestre possuía.


 


Chuva de Nanquim, por sua vez, faz uma comparação excelente do mangá Pluto (Naoki Urasawa) e sua ligação com outra obra prima do mestre Osamu- Astro Boy.


 


O site JBOX nos traz ótimas notícias de trabalhos do mestre Osamu que serão publicados no Brasil em 2012, pela NewPop (a mesma que nos trouxe K-ON entre outros).


 


(Atualização: 15h40 do dia 17/12/2011)



Maurício de Souza também homenageia o mestre Tezuka com um desenho de ambos! Uma amizade muito bacana!





[caption id="attachment_355" align="aligncenter" width="450" caption="Desenho do Maurício em homenagem ao mestre Tezuka!"][/caption]

 


 

Postagens mais visitadas deste blog

Outros Papos Indica: O Cérebro que se Transforma

Norman Doidge é psiquiatra, psicanalista e pesquisador da Columbia University Center of Psychoanlytic Training and Research, em New York, e também psiquiatra da Universidade de Toronto (Canadá). Ele é o autor deste livro que indico a leitura. O livro, segundo o próprio editor, “reúne casos que detalham o progresso surpreendente de pacientes” que demonstram como o cérebro consegue ser plástico e mutável. Pacientes como Bárbara que, apesar da assimetria cerebral grave, na qual existia retardo em algumas funções e avanço em outras, conseguiu se graduar e pós-graduar. Um espanto para quem promove a teoria de que o cérebro humano é um órgão estático, com pouca ou nenhuma capacidade de se adaptar. “ Creio que a ideia de que o cérebro pode mudar sua própria estrutura e função por intermédio do pensamento e da atividade é a mais importante alteração em nossa visão desse órgão desde que sua anatomia fundamental e o funcionamento de seu componente básico, o neurônio, foram esboçados pela p

Outros Papos indica uma pesquisa- I.A. e as mãos!

 Hoje não vou indicar um canal, mas uma pesquisa. Enquanto eu ainda tinha uma conta no Twitter, eu estudei muitos desenhos feitos por inteligência artificial e notei uma coisa peculiar em muitos deles. A I.A. (inteligência artificial), muitas vezes, não sabe fazer dedos e mãos.  Vou colocar um vídeo aqui que achei criativo. Um vídeo sobre Persona 5, mas com a letra a música sendo usada para gerar desenhos por I.A.. Notem que em alguns dos desenhos essa peculiaridade aparece. Mãos desenhadas de forma errada. Acredito que algumas inteligências podem não saber como construir, porque o programador não inseriu, na engenharia do sistema, a anatomia das limitações impostas pelos ossos. Simplesmente, eu não sei e preciso pesquisar. Pesquisem também.  

Paulo Fukue- O Engenheiro de Papel

 A tradição não é estática. Ela tem uma alteração lenta. Proteger a tradição é honrar os que vieram antes. Esse é um dos princípios de quem conserva. Por exemplo, antes de criar o Jeet Kune Do , Bruce Lee precisou aprender a tradição do box chinês, Wing Chun . Ele observou seus movimentos, treinou sua base, observou sua realidade e desenvolveu sua técnica para preencher algo que ele considerava falho. Ele conservou e debateu sobre mudanças pontuais, até chegar ao seu estilo próprio. Ele não poderia realizar tal feito se não existisse uma tradição de golpes e lutas anteriores. Se ele não tivesse um Yip Man que o ensinasse. Uma tradição que é mantida é sempre essencial para evoluções futuras e um mestre de hoje sempre aprende com um mestre do passado. Assim a tradição se movimenta. É assim também nas ciências, nas artes e no mundo inteiro. Uma sociedade que respeita seus mestres (professores de grande saber) pode evoluir mais rapidamente. Nesse sentido, toda a forma de divulgação de mest