Pular para o conteúdo principal

Demi-chan Wa Kataritai e a Terapia do Abraço!


Demi-chan Wa Kataritai e a Terapia do Abraço

Fonte: Anime News Network


Como sabem, eu acredito que Demi-Chan Wa Kataritai pode ser usado como ferramenta para ajudar especialistas a trabalharem o interior de seus pacientes, como forma inicial de interação para com eles. Fiz até um texto sobre isso aqui- Interviews With Monster Girls como ferramenta de apoio ao trabalho psicológico.  Nos capítulos seguintes, acredito que os capítulos 4 e 5, houve o desenvolvimento de um personagem: Yuki, a demi da neve, e o uso da terapia do abraço.
Ela estava enfrentando problemas com sua natureza e com bullying de alguns colegas, por isso, estava entrando em depressão e não demonstrava confiança. Nesse momento, a personagem refletia atitudes de pessoas que rejeitavam a própria imagem. Esse tipo de atitude é perigosa, principalmente em pessoas ainda em formação, pois pode fazer com que o indivíduo entre em depressão, ou cometa atos contra a própria imagem, o próprio corpo. O professor Takahashi percebeu isso imediatamente e começou a lidar com o problema.
Graças à intervenção do professor e de uma colega, Yuki conseguiu sair da crise de identidade e aceitar que ela não era risco para outras pessoas. Uma das atividades desenvolvidas pelo professor Takahashi foi criar um grupo de apoio para as demis. Caso tivessem medo, inseguranças ou dúvidas, o grupo se reuniria para atividades. A primeira atividade sugerida no grupo, pela vampirinha Hikari, foi uma sequência de abraços. A sequência de abraços foi um momento fofo e engraçado dessa parte. O abraço na Yuki foi seguido por palavras de conforto (não está no vídeo abaixo) e caracteriza a famosa Terapia do Abraço!



O portal Vida Plena e Bem Estar (clique) descreve que “o simples ato de abraçar diminui a pressão sanguínea, o batimento cardíaco e o nível de hormônios ligados ao estresse. Por isso, abraço significa saúde. Segundo estudos da Universidade da Carolina do Norte (EUA), o contato físico pode aumentar a longevidade. Sugere ainda que uma relação forte e duradoura pode proteger contra futuras doenças cardiovasculares e fazer bem para a saúde geral. Os níveis de cortisol e de norepinefrina, hormônios do estresse, são reduzidos após um abraço. Além do nível de oxitocina, um importante hormônio ligado à fidelidade, aumentar, afirma a psiquiatra Karen Grewen”.

Conclusão
Demi-chan Wa Kataritai (Interviews With Monster Girls) novamente se mostra uma forte fonte de inspiração para o trabalho psicológico e ode ajudar médico-paciente em sua relação. É uma animação com rico conteúdo, personagens extremamente bem desenvolvidas e narrativa alegre e dinâmica. Vale conhecer. Caso queira conhecer a Terapia do Abraço, leia o livro abaixo.


Livraria Saraiva (clique)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diego Rox e o Jardim das Borboletas

Diego Rox e o Jardim das Borboletas
Como sabem, sou inscrito do canal do Nando Moura, ou seja, sou um dos “bots” do canal. Sobre este assunto, está até engraçado. Vou escrever sobre isto antes de entrar no assunto. Os adversários que temem a verdade nos ofendem com termos que não condizem com nosso real comportamento. Ficou engraçado, porque, se juntarmos todas as ofensas em uma frase, eu acabo virando um “robô, com recurso de bot, nazista e fascista, que não gosta de odores fortes”, por isso, está engraçado ver esta situação. Fui reduzido a um robô Windows 10, que não gosta de pum.
Ao assunto. Através do vídeo do Nando, sobre o uso de bots, eu acabei conhecendo o canal do Diego Rox. Veja um vídeo abaixo. Ele parece ter uma agenda parecida com a do Nando Moura, isto é, ele é cristão, pois acredita em Deus e em Cristo, prega ação contra a corrupção, homenageia os verdadeiros heróis anônimos, é caridoso e defende a liberdade. Uma agenda que também me aproxima dele, por isso, hoje, esto…

Cavaleira ou Amazona? Veja a resposta!

Amazona ou Cavaleira?
    Em meu tempo de colégio, nas décadas de 80 e 90, nos foi ensinado que o feminino de cavaleiro seria amazona. Em uma prova, um colega marcou o feminino de cavaleiro sendo cavaleira e foi repreendido. Desta forma, fixei amazona como o feminino correto para o termo em questão, ou seja, mulher que anda a cavalo. Ao assistir Walkure Romanze, eu me deparei com a palavra cavaleira e me questionei. Inclusive, alertei-os para a forma que eu julgava correta, mas sem retorno positivo. Deste modo, fui pesquisar para ver se a expressão estaria correta.


    Nestas pesquisas, encontrei um professor que prontamente me respondeu a esta questão. O caso estava solucionado com uma bela lição que, agora, repasso a vocês. Com a palavra o professor Ari Riboldi.
    No meu tempo de estudante, no ensino primário e no ginásio, também se aprendia assim: cavaleiro (masc.), amazona (fem); cavalheiro (masc.), dama (fem.). No entanto, os dicionários registram o termo 'cavaleira' …

Será o Veredito?!

Canal Será o Veredito?!
Foi a primeira recomendação do Youtube que gostei de ter recebido. Sobre o canal: “O Direito tá na mídia! O Direito tá na moda! Um juiz de direito se torna celebridade nacional. Tribunais transmitem suas sessões ao vivo pela televisão. Os meios de comunicação não se cansam de veicular notícias jurídicas. Mas, o mundo jurídico possui formalidades que dificultam a compreensão dos seus temas pelo cidadão que não tem formação no direito. Muito se fala; pouco se explica. Por isso surgiu o "Será o Veredito!?". Um canal que traz informações sobre o direito com uma linguagem simples, clara e objetiva.”



O primeiro vídeo que vi desse canal foi uma resposta ao Bugalho. Uma resposta baseada em livros, mostrando a fonte de seu conhecimento e minando, com ótimos argumentos, a posição de seu opositor. Todos os vídeos que assisti foram assim, com a fonte de leitura em mãos. Ele já se disse de centro-direita, o que o faz ser um aliado natural da liberdade e da proprie…