Pular para o conteúdo principal

Outros Papos indica: Abroad and Hungry

 Max Ginestra é um youtuber que já passou um tempo percorrendo as ruas da Índia para nos trazer vídeos excelentes sobre a gastronomia e a comida de rua indianas. Eu venho indicar o canal dele, pois tem uma playlist interessante sobre o tema.  Eu fiquei muito curioso sobre a culinária indiana e, confesso, o acho bastante corajoso, pois ele enfrenta algumas situações que me deixariam de cama. E ele, além de valente, mostra-se empolgado com o que come. É um canal que indico, para quem gostaria de ver a comida de rua da Índia. Pegue seu chá e se divirta!

Agenda X Lucro


Causas sociais X Lucro

Em Administração, existe uma preocupação com o bem-estar dos funcionários, clientes e da própria região na qual a empresa está situada. Dessa forma, muitas empresas desenvolveram instrumentos organizacionais para impactar positivamente seu meio. Aulas de ginástica para operários, creches para que mães e pais deixem seus filhos, programas de replantio de árvores, respeito aos preceitos religiosos de seus funcionários são exemplos de ferramentas empresariais que permitem um impacto positivo da empresa no meio em que ela se encontra. A isso dá-se o nome de “função social da empresa”. Horácio Eduardo Gomes Vale[1]: “A função social da sociedade empresária é atingida quando ela atende aos princípios da liberdade, igualdade, dignidade, solidariedade, democracia, reduz ou procura reduzir as desigualdades sociais e cumpre os valores ambientais.”

Eu sempre prego que para tudo deve existir um equilíbrio. Quando não atingidos os valores que permitem um equilíbrio, existe uma deformidade na questão. Isso vale também para a função social da empresa. A função social da empresa precisa estar em equilíbrio com seu objetivo principal: lucro. Sem um lucro, empresas não se sustentam e, por óbvio, são fechadas ou vendidas.

Estamos vendo um certo desequilíbrio em muitas empresas e isso me preocupa. Empresas, por conta de uma procura cega por questões sociais, estão empregando em seus projetos uma agenda destrutiva, que não alcança nem mesmo a justiça social, ou o lucro. Lembro-me que a Gillette fez uma propaganda contra a masculinidade tóxica, que caiu muito mal aos olhos dos clientes. Nessa ocasião, os clientes reagiram e a empresa teve um decréscimo em suas vendas. O Washington Examiner[2] escreveu sobre a questão: “Gary Coombe called the loss of revenue from those customers a "price worth paying" in a Monday interview with Marketing Week. Procter & Gamble, the parent company of Gillette, announced Tuesday they had taken over $5 billion in losses for the quarter, after Gillette had an $8 billion noncash writedown after its market share for razors fell over the last three years.”.

Para mim, isso é uma burrice sem tamanho. É uma situação que afeta negativamente a empresa e inibe o lucro. Pior ainda é a resposta de um grande CEO da empresa, pois ele não protegeu a imagem da companhia quando teve a chance e, de forma até infantil, permaneceu no erro. Eu mesmo não uso mais produtos da Gillette.

Marvel também está incorrendo no mesmo erro. Segundo o The Guardian[3]: “Marvel’s vice president of sales has blamed declining comic-book sales on the studio’s efforts to increase diversity and female characters, saying that readers “were turning their noses up” at diversity and “didn’t want female characters out there”.” Netflix está caminhando para o mesmo caminho. Não cito a recente polêmica com Nosso Senhor Jesus Cristo, mas o que está sendo percebido pelo público norte-americano. Vigilant Citizen[4]: “Each year, Netflix dedicates over $12 billion to create exclusive, original content. This strategy is meant to attract new customers while keeping existing ones loyal to the brand. However, there’s a major problem: Almost all Netflix original content is heavily tainted by a clear, obvious and annoying agenda. And this irritates lots of people.”, resultado: “Netflix’s 2019 second-quarter results were nothing less than disastrous. The streaming company saw its first major loss of US subscribers (over 130,000 cancellations) while the number of international subscriptions barely reached 50% of what was forecast (2.7 million new paid customers). Stocks dropped by more than 10% immediately after the release of the report.”.

Com apenas esses três exemplos, Netflix, Gillette e Marvel, estamos conseguindo projetar que existe um desequilíbrio entre a agenda ideológica traçada pelas empresas e o lucro. A função social está sequestrada por uma agenda duvidosa. A posição ideológica adotada está indo contra a posição ideológica do público consumidor e isso está afetando a renda. Apesar de estarmos falando em empresas com aportes bilionários, essa postura terá consequências mais para frente. Nenhuma empresa resiste sem vendas e as empresas são essenciais para a democracia, pois são elas que mantêm a riqueza de uma nação e ajudam na manutenção do regime político. Horácio Gomes: “A empresa, ou sociedade empresária, enquanto agente econômico é fonte que produz riqueza, possibilita a contratação de pessoas, ocorrem fatos geradores de imposição tributária, desempenha forte papel ambiental, político, estratégico, nascendo daí a necessidade de sua manutenção para o bem social.”.

A agenda visa uma transformação social forçada, não natural, que a sociedade está lutando contra, e essa agenda está embasada em conceitos não científicos, com consequências ruins para a sociedade que a rejeita.  De tal forma, é preciso que os grandes investidores percebam que esse erro custará caro não somente para o bem econômico dos países, mas também para o bem social e político das sociedades. Prevejo, então, três finais para essa situação: o primeiro final é uma reação dos investidores e acionistas que farão uma mudança na agenda de suas empresas, em prol do lucro e pelo bem da sociedade que não deseja ter uma agenda forçada garganta abaixo. O segundo final é a constante queda de vendas, até que as empresas passem por alguma crise. Não esperemos pelo terceiro final, no qual as empresas conseguem oprimir a sociedade ocidental e lhe impor suas vontades. Que os investidores nos garantam um final feliz, isto é, o primeiro final.




[1] https://jus.com.br/artigos/56478/principio-da-funcao-social-da-empresa
[2] https://www.washingtonexaminer.com/news/gillette-ceo-losing-customers-over-metoo-campaign-is-price-worth-paying
[3] https://www.theguardian.com/books/2017/apr/03/marvel-executive-says-emphasis-on-diversity-may-have-alienated-readers
[4] https://vigilantcitizen.com/latestnews/netflix-is-losing-subscribers-in-the-us-the-untold-reason/

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof