Pular para o conteúdo principal

Outros Papos indica: Howl's Moving Castle

Revisão: Copilot Sengoku Youko trouxe à tona muitas das minhas lembranças. Uma delas, que me enche de saudade, foi quando levei minha avó para assistir a Howl’s Moving Castle e testemunhei sua maravilha diante dos detalhes desse magnífico filme do grande mestre Hayao Miyazaki. Durante a semana de Sengoku Youko , aprendi uma lição importante sobre a brevidade da vida. Minha avó partiu há algum tempo, mas sua lembrança permanece forte em meu coração. Clique na imagem para comprar via Amazon. Data do print: 03/04/2024 Howl’s Moving Castle (ou O Castelo Animado em algumas traduções) é um filme de animação japonês lançado em 2004 , escrito e dirigido por Hayao Miyazaki . O filme é baseado de forma livre no romance homônimo de 1986 , escrito pela autora britânica Diana Wynne Jones . A história se passa em um reino fictício onde a magia e a tecnologia do início do século XX coexistem, em meio a uma guerra com outro reino. A protagonista, Sophie , é uma jovem chapelaria que é transformad

Hanebado!


Hanebado!
Spoilers! Cuidado!



Sinopse Crunchyroll: “Apesar de ter muito potencial para o badminton, Ayano Hanesaki prefere evitar o esporte. Mas ao conhecer Nagisa Aragaki, uma veterana que passa cada minuto de sua vida aperfeiçoando suas jogadas, ela se sente inspirada. Motivada por seu treinador Tachibana Kentarou, Ayano e Nagisa entram em quadra, disputando partidas emocionantes contra oponentes e rivais incríveis!”

http://www.crunchyroll.com/hanebado


Uma série animada inspirada em um esporte chamado badminton. Eu não imaginei que veria uma animação assim e, muito menos, que eu gostaria tanto dela. A estrutura é diferente do que estamos acostumados com animações do gênero. Em gêneros assim, muitas vezes, acompanhamos a chegada de um personagem iniciante que vai descobrindo segredos e vai se apaixonando pelo esporte, ou a chegada de um personagem veterano que muda a cara de um time que está fadado ao fracasso. Estas são as estruturas mais comuns.

Eu nunca tinha visto a chegada de um vilão a um time. Sim, aguentem o spoiler pesado, a Ayano é uma vilã em quadra. Eu ouso colocar aqui essa revelação, pois é importante para analisar a estrutura da história e, além disso, a série já terminou. Voltando ao personagem, ela é uma espécie de Dr. Jekill e Mr. Hyde. Fora de quadra é um doce, dentro de quadra é uma louca. E a história é totalmente centrada nela e na sua rival: Nagisa. Precisei escrever isso para poder analisar o roteiro. 

Ayano, a vilã!

Freud explica!


A série começa com o primeiro combate entre Ayano e Nagisa, no qual Ayano massacra sua oponente. As lágrimas da Nagisa refletem no interior da Ayano que desiste do badminton. Nagisa parece muito ferida em seu orgulho. Depois, a  série avança no tempo e prossegue com a chegada da Ayano, meio que a contragosto, no time da Nagisa. Nesse momento, começamos a perceber o desenvolvimento psicótico dela em quadra. Para Ayano, em quadra, não basta derrotar a oponente, é necessário humilhar, rir e debochar. Uma postura anti-esportista  que se justifica pela sua criação. O diretor, sempre que pode, usa ângulos e cenas que fazem a Nagisa parecer descontrolada, fria, ausente de empatia. 

Essa postura foi fruto de um relacionamento materno conturbado. Sentindo-se frustrada por ter sido abandonada, ela desenvolve um escudo emocional que a deixa, como já escrevi, sem empatia nenhuma pelas adversárias. Nesse sentido, só poderia acontecer duas coisas com a personagem: ou alguém a ajudava a superar isso, ou ela destruiria suas colegas de esporte. E a série se prende nesse ponto em seu arco final.  



 Nagisa- a capitã!

Será que rolou um clima com o treinador? :)


Se o enredo já definia a Ayano como a vilã, ou como alguém que precisava desesperadamente de uma ajuda, era necessário seu contrapeso. A antagonista seria justamente a capitã que, no passado, havia sido humilhada em quadra pela Ayano. E o enredo a desenvolve nesse sentido. Primeiro, como alguém que precisava superar uma derrota e, depois, como alguém responsável pelo time.

Para superar a derrota, surge o novo técnico do time que a ajuda a curar seu interior e a treina para o combate final contra a Ayano, afinal, todo Luke precisa de um Yoda (hehehe).


Forças Opostas

Assim, no lado negro da força está Ayano e, no lado iluminado, Nagisa. O enredo vai trabalhando esse fato aos pouquinhos. A cada jogo, elas vão se encaminhando para este duelo final. Achei muito interessante a escolha do roteiro. Foi a primeira vez que vi uma série se focar na chegada de uma vilã, até o seu confronto final com outra personagem. Geralmente, o enredo foca-se no herói. E foi uma decisão acertada para esta história em particular, pois quebra uma rotina de eventos e se torna original. Lógico, funcionou aqui, mas uma estrutura semelhante já foi criticada por mim em Chain Chronicle. A diferença entre elas é o sentido de urgência da história central. Existia uma urgência importante que foi negada em Chain Chronicle (quem jogou vai entender o que digo) e que não foi negada em Hanebado! E as transformações e amadurecimento das personagens são o centro deste roteiro que prima por conseguir entreter com uma história sobre um esporte focando, principalmente, em apenas duas personagens. 

 Se desejar ver como terminou esse duelo, assista à animação.

A animação




O primeiro capítulo me conquistou pela animação especial. Muitos detalhes, muitas cenas com movimento, excelentes decisões de ângulos e câmeras. O badminton é um esporte com muito movimento e o diretor honrou o esporte com uma animação excelente. Acreditei que a série poderia ter uma queda de rendimento nos capítulos seguintes, porém, o diretor segurou bem a peteca (hehehe)  e entregou diversos grandes duelos.

Não somente a animação estava com uma qualidade impecável, como também os efeitos sonoros. Um bom efeito sonoro é importante para dar a sensação plena de um duelo e o diretor foi eficiente até nisso. Cada lance das raquetes parecia com imponentes canhões a desferir golpes poderosos. E, assim como desenvolviam efeitos fortes, também desenvolviam sutilezas para defesas calmas, isto é, quando necessário, o diretor inseria o efeito sonoro adequado ao lance que estávamos acompanhando. Ora uma trovoada, ora o bater de asas de um pássaro. Um trabalho genial.


Conclusão

Então, a série teve um desenvolvimento de roteiro que quebrou alguns clichês de maneira interessante. A direção acertou, em muito, na animação e nos efeitos sonoros, por isso, eu dou uma nota 10 para esta série. Infelizmente, o primeiro volume em blu-ray não vendeu bem, então, acredito que esta série ficará apenas com esta temporada. Se você se interessou, assista via Crunchyroll!    

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof