Canção: Livros e Liberdade (Verso 1) Nos caminhos do saber, um livro é a porta a abrir. Na liberdade do mercado, há ideias por descobrir. (Pré-refrão) Sem censura, sem amarras, a verdade vem à tona. A educação prospera, onde a liberdade ressona. (Refrão) Livros voam como aves, na economia a brilhar. Livre mercado é a chave, pra cultura prosperar. (Verso 2) Editoras são corajosas, assumem riscos pra criar. Livrarias, guardiãs honrosas, fazem o mundo despertar. (Pré-refrão) Sem desconto que destrói, sem controle a limitar. O saber cresce e constrói, uma nação a se elevar. (Refrão) Livros voam como aves, na economia a brilhar. Livre mercado é a chave, pra cultura prosperar. (Final) Viva a liberdade, viva a educação. Que o mercado seja livre, pra iluminar cada nação!
Não vou entrar na questão da análise de conteúdo das animações desta temporada, apenas da qualidade das aberturas. Ainda estou estudando para ver se alguma animação será digna de receber o troféu Outros Papos de Melhor Animação da Temporada. O que busco em uma abertura, além de spoilers da série (rs), é adequação ao enredo, música e boa qualidade na animação. Liberdade artística e valor subjetivo também são levados em conta. Desta forma, estas são as melhores aberturas da temporada:
Hanebado!
http://www.crunchyroll.com/hanebado
Sinopse CR: "Simulcast on Domingos 1:00pm -03
Despite her great potential, Ayano Hanesaki would rather avoid badminton than play it. But, when she meets Nagisa Aragaki, a third year who spends every waking moment perfecting her game, she’s inspired. Encouraged by their coach, Tachibana Kentarou, Ayano and Nagisa will hit the court and rally against opponents and rivals with amazing skills!"
Muito ângulos fechados, sombras e luz abundantes. Destaque para partes de um todo, que formam um quadro mais amplo. A música perfeitamente enquadrada no animus (espírito) da animação. Personagens mostrando força e grande qualidade na arte e técnica do diretor. É a minha preferida!
Cells at work
http://www.crunchyroll.com/cells-at-work
Sinopse CR: "Simulcast on Sábados 1:30pm -03
This is a story about you. A tale about the inside of your body… According to a new study, the human body consists of approximately 37 trillion cells. These cells are hard at work every day within a world that is your body. From the oxygen carrying Red Blood Cells to the bacteria fighting White Blood Cells, Get to know the unsung heroes and the drama that unfolds inside of you!"
Essa série me deixou com uma sensação de nostalgia, pois lembra um pouquinho uma abertura de Ranma 1/2, o que me remeteu ás décadas de 80 e 90. A música é bonitnha, a animação, embora não com a mesma qualidade da primeira clocada desta lista, é boa e eficiente. Nos convida a assistir e é bem sucedida nisto. Ela, além disto, me traz a sensação de alegria que busco ultimamente nas animações.
Black Cover
http://www.crunchyroll.com/black-clover
Sinopse CR: "Simulcast on Terças-feiras 7:25am -03
Num mundo onde magia é tudo, Asta e Yuno são abandonados em uma igreja no mesmo dia. Enquanto Yuno possui poderes mágicos excepcionais, Asta é a única pessoa do mundo todo desprovida desse dom. Aos quinze anos, ambos recebem grimórios - livros mágicos que amplificam os poderes do detentor. Asta recebe um raro grimório de anti-magia, capaz de negar e repelir os feitiços do oponente. Dois opostos que nutrem uma rivalidade amigável, Yuno e Asta estão prontos para encarar os mais difíceis desafios para conquistar seu sonho em comum: tornar-se o Rei dos Feiticeiros. Desistir não é opção!"
A série é mediana, o roteiro é manjado, mas, cara, como eles fazem aberturas e encerramentos decentes. Eu tiro meu chapéu para as aberturas da série. A desta temporada, por exemplo, é a abertura clássica, com pássaros voando, close nos personagens, cenas de luta e tudo empacotado/embalado com uma boa música pop. Tradicional! E competente, com certeza! Às vezes não é necessário fazer muita coisa, apenas apresentar os mesmos elementos de forma eficiente e esta abertura faz isso.