Pular para o conteúdo principal

Outros Papos indica: Howl's Moving Castle

Revisão: Copilot Sengoku Youko trouxe à tona muitas das minhas lembranças. Uma delas, que me enche de saudade, foi quando levei minha avó para assistir a Howl’s Moving Castle e testemunhei sua maravilha diante dos detalhes desse magnífico filme do grande mestre Hayao Miyazaki. Durante a semana de Sengoku Youko , aprendi uma lição importante sobre a brevidade da vida. Minha avó partiu há algum tempo, mas sua lembrança permanece forte em meu coração. Clique na imagem para comprar via Amazon. Data do print: 03/04/2024 Howl’s Moving Castle (ou O Castelo Animado em algumas traduções) é um filme de animação japonês lançado em 2004 , escrito e dirigido por Hayao Miyazaki . O filme é baseado de forma livre no romance homônimo de 1986 , escrito pela autora britânica Diana Wynne Jones . A história se passa em um reino fictício onde a magia e a tecnologia do início do século XX coexistem, em meio a uma guerra com outro reino. A protagonista, Sophie , é uma jovem chapelaria que é transformad

Equipe da Lava Jato, Moro e Raquel Dodge reagem ao STF!


Equipe da Lava Jato reage ao STF! A guerra jurídica continua e está intensa!

Como apontei no meu texto “STF manobra para salvar condenados da Lava Jato[1]” , está em curso no tribunal diversas estratégias para salvar condenados e investigados pela operação Lava Jato do Ministério Público e da Polícia Federal. Como a Joice já explicou, retirar as delações das mãos do Moro possui um sentido bem amplo. Em primeiro momento, é atrapalhar o julgamento, tumultuando o andamento processual. Em segundo momento, é caracterizar que Moro não possui competência de juízo para o julgamento e retirar dele todos os processos, além de anular a sentença dada aos condenados. Visite o meu texto anterior para ver mais detalhes deste golpe do STF e assistir ao vídeo no qual a Joice explica este golpe com mais detalhes. Link ao final do texto.


Equipe do MPF reage

Entretanto, a equipe responsável pelas investigações se manifestou. Manifestação pode ser encontrada no site especializado Jota[2].  A força tarefa da Lava Jato no Paraná afirmou, em uma manifestação direcionada ao juiz Sérgio Moro, que: “Apesar do lamentável tumulto processual gerado pela remessa de depoimentos a uma jurisdição diversa [São Paulo] da definida nas vias ordinárias, ignorando realidade conhecida, a decisão majoritária da 2ª Turma do STF não tem qualquer repercussão sobre a competência desse douto juízo para promover e processar a presente ação penal. (...)  Tais provas foram, em grande parte, colhidas muito antes da colaboração da Odebrecht, demonstrando, inclusive, a utilização de valores do Setor de Operação Estruturadas da Odebrchet que formavam um caixa geral para pagamento de propinas, abastecido com dinheiro proveniente, entre outros, dos crimes de cartel, fraude a licitações e corrupção de diversos contratos do grupo econômico com a estatal.”, a nota prossegue: “Vários deles (delatores), aliás, já foram ouvidos na investigação que embala esta ação penal. Os depoimentos foram colhidos, no curso regular da instrução do caso, seguindo-se todas as normas procedimentais e legais atinentes, de modo plenamente regular. Não sendo em nada afetados pela remenda decisão.”


Moro se manifesta

Moro também se manifestou em despacho afirmando, segundo o site República de Curitiba[3], que: “Oportuno lembrar que a presente investigação penal iniciou-se muito antes da disponibilização a este juízo dos termos de depoimentos dos executivos da Odebrecht em acordos de colaboração, que ela tem por base outras provas além dos referidos depoimentos, apenas posteriormente incorporados, e envolve também outros fatos, como as reformas no mesmo sítio supostamente custeadas pelo Grupo OAS e por José Carlos Costa Marques Bumlai [amigo de Lula]”.


Duque e Palocci



A equipe da Lava Jato, então, começou a tratar de outras negociações de delações, pois não faltam provas contra os crimes de Lula. Segundo a Gazeta do Povo[4]: “Em depoimento a Moro em maio de 2017, Duque admitiu ter recebido propina e afirmou que o ex-presidente Lula comandou o esquema de arrecadação de dinheiro de contratos da Petrobras para o PT. Disse que teve três encontros com Lula (em 2012, 2013 e 2014 – este último já com a Lava Jato em andamento) em que ficou claro que o ex-presidente “tinha pleno conhecimento de tudo”. “Ele tinha o comando [da corrupção na Petrobras].”


Segundo o UOL[5]: “O ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci vai revelar detalhes dos esquemas de corrupção dos quais participou durante os governos petistas de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, entre 2003 e 2015, aos investigadores da Polícia Federal. E a Isto É[6] já nos informa, segundo compartilhamento com o Estadão Conteúdo, que a delação já está pronta: “A Polícia Federal encaminhou ao relator da Operação Lava Jato no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a delação premiada do ex-ministro l Antonio Palocci. Ele fechou acordo com a PF em que deve fornecer detalhes de esquemas de corrupção nos governos petistas de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2015).”


Raquel Dodge





A PGR está esperando a decisão ser publicada para ver o que vai fazer, mas já sinaliza que não irá concordar com a decisão da 2ª  turma do STF, a turminha vermelha, sobre esta questão. Entende-se que ela tentará recursos dentro da própria turma, antes de levar a questão para o plenário.

E, comentando sobre Raquel Dodge, a PGR  resolveu agir, pois, no dia 30/04/2018, ela enviou denúncia por corrupção e lavagem de dinheiro contra Lula, Palocci e Gleisi. Texto da IstoÉ e Estadão Conteúdo[7]: “A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, denunciou ontem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e os ex-ministros Antonio Palocci e Paulo Bernardo, por corrupção passiva, e o empresário Marcelo Odebrecht por corrupção ativa.”


No começo, eu acreditei que poderia ser uma reação contra o STF, porém, o procurador da República, que trabalha no núcleo de combate à corrupção, Alan Mansur, enviou a seguinte mensagem via sua conta no Twitter:


Isto me serviu de alerta, pois a Raquel Dodge, ao enviar a denúncia contra Palocci ao STF, pode ter travado o acordo de delação. Quem vai julgar o acordo de delação será o relator do processo no STF e sabemos que o STF está rachado em duas cortes. Uma corte verdadeira e a turminha vermelha. É quase certo que a delação não será aceita. Quero estar errado.


Conclusão

Ao que tudo indica, o STF ainda tentará manobrar para retirar de Moro a competência para julgar os casos da Lavo Jato, mas o magistrado, bem como a equipe de procuradores do MP, que integram a força tarefa da Lava Jato, estão resistindo bravamente. E, para quem estava dizendo que não havia provas para a condenação de Lula, este episódio todo está mostrando como é farta a incidência de provas desta investigação.

Enfim, pelos motivos apontados acima, a guerra entre a equipe da Lava Jato, que representa os desejos de todo brasileiro por justiça e o STF que, atualmente, representa a antiga política, vai continuar e será intensa. A intervenção militar me parece, por causa disto tudo, a saída mais rápida e limpa desta bagunça!





[1] Outros Papos: <http://www.outrospapos.com/2018/04/stf-manobra-para-salvar-condenados-da.html>

[2] Jota <https://www.jota.info/stf/do-supremo/mpf-stf-lula-superficial-nao-implicacao-sitio-25042018>

[3] República de Curitiba: <https://republicadecuritiba.net/2018/04/26/sergio-moro-reage-afirma-que-ha-outras-provas-contra-lula-e-os-processos-continuarao-sim-em-curitiba/>

[4] Gazeta do Povo: <http://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/ex-diretor-da-petrobras-negocia-delacao-ele-acusou-lula-de-comandar-corrupcao-7dc9mdg2kyiehvopml9yyrcfu>

[5] UOL: < https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2018/04/26/palocci-delatara-a-pf-de-curitiba-esquemas-de-corrupcao-dos-governos-lula-e-dilma.htm>

[6] IstoÉ: <https://istoe.com.br/pf-envia-delacao-de-ex-ministro-para-o-trf-4/>

[7] IstoÉ: <https://istoe.com.br/pgr-denuncia-palocci-lula-gleisi-e-bernardo/>

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof