Quatro Faces do Sobrenatural No Japão tem uma história pra contar, Quatro nomes que podem confundir, Mas cada um tem seu próprio lugar, Vem comigo que eu vou te traduzir. Akuma é um espírito da escuridão, Não é diabo, mas traz complicação. Na cultura, é vilão a se temer, Mas no fundo, é pra ensinar a crescer. Akuma, Maou, Oni e o mal ancestral, Quatro figuras de impacto cultural. Cada um com seu papel pra revelar, Entre mitos e lendas, há muito a explorar. Maou é o rei de um reino infernal, Um soberano num mundo surreal. No anime, é até gente boa às vezes, Mas no mito, trazem crises e reveses. E o Oni? É força bruta e emoção, Pode ser bom ou uma grande confusão. Tem chifres e uma pele vermelha ou azul, Mas no fundo é só mais um guardião cultural. Akuma, Maou, Oni e o mal ancestral, Quatro figuras de impacto cultural. Cada um com seu papel pra revelar, Entre mitos e lendas, há muito a explorar. Os demônios bíblicos são outro lugar, Histórias que vêm pra moral ensinar. São anjos caí...
Troféu Outros Papos
A temporada está terminando, então, vou iniciar a minha
própria sessão de premiação. Inicia-se o “Troféu Outros Papos”. Para estar
presente aqui, basta que a série, personagem, tema, história, estejam de meu
agrado. Simples assim! Algumas premiações serão descontraídas, outras não. Pretendo
premiar comédia, slice of live, aventura, melhor vilão, melhor herói, melhor
romance e melhor da temporada!
Sobre mim
Como devem saber pela minha biografia, sou autor do livro “Mangá
Tropical- Um Estudo de Caso”, no qual analiso as influências japonesas em
quadrinhos brasileiros. Além disso, sou membro da Real Academia de Letras,
escritor e jornalista formado. Vou dar meu máximo!
Troféu Melhor Comédia
Dagashi Kashi conta a história do jovem Kokonotsu que deseja
ser um mangaká, embora seu pai sonhe que ele venha a herdar a loja de doces
baratos da família. Para apoiar o pai do Kokonotsu, existe uma jovem louca por
doces, chamada Hotaru, que vive na loja provocando o jovem artista. Nesta
segunda temporada, o vício por doces continua.
O que procuro em uma comédia são situações como as definidas
no site “Conceito[1]”:
“Do latim comoedĭa, uma comédia é uma
peça de teatro que apresenta cenas e situações maioritariamente humorísticas
ou, no mínimo, divertidas. As comédias procuram entreter e divertir o público,
dando-lhe vontade de rir, e em que os finais costumam ser felizes. A comédia é
também o género que agrupa todas as obras com essas características”.
Dagashi Kashi, como explana o site acima (leia o texto
completo no link), possui personagens estereotipados, como a própria Hotaru,
viciada em doces, ou o pai do Kokonotsu, que vive sumindo (pai ausente). E os
personagens são colocados em situações extremas, como, por exemplo, a nova
empregada da doceria que, em um determinado momento, acredita que o amigo do
Kokonotsu é um mafioso e que a loja de doces estaria em dívida com a máfia.
Neste momento, iniciou-se um diálogo exagerado, estereotipado e, portanto,
muito engraçado. As situações sempre convergem para os doces, ou para a loja,
sempre passando pelas curvas das personagens femininas, que são bem exploradas
pelo diretor para fazer também uma comédia sensual.
A comédia não precisa seguir muitas regras e nem precisa ser
politicamente correta, então, outra ferramenta que eles usam na série é
interligar os personagens com alguns fetiches e brincar muito com isso. Como exemplo, fazer um site para
promover a loja de doces, mas o site acabar parecendo um site de relacionamentos.
Enfim, a comédia se serve de muitos elementos justamente por não seguir muitas
regras e não estar presa a nenhuma política corretinha.
Assista via Crunchyroll
Por todos os elementos apresentados, Dagashi Kashi se torna a melhor
comédia da temporada e a Hotaru leva o prémio de Melhor Personagem
Desaparecida. Quem seguiu a série vai entender esta piada!
[1]
Conceito: https://conceito.de/comedia