Pular para o conteúdo principal

PGR em Guerra!


Procuradoria-Geral da República em Guerra



Leiam a matéria da Isto É, que virou capa deste texto, sobre as gravações que estão em posse da equipe da Lava Jato. Em o “Jogo Político de Janot”, ficamos sabendo que Janot pode estar ultrapassando os limites éticos de sua profissão, para evitar que uma adversária venha a ser eleita a nova Procuradora-Geral da República. Segundo reportagem e áudios gravados, muitos procuradores comentam preocupações pelas ações de Janot em relação à eleição de Raquel, preferida do Temer.  Antes de tecer mais comentários, deixo um quadro abaixo explicando como se dá a eleição do Procurador-Geral da República.



CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
TÍTULO IV - Da Organização dos Poderes (Redação da EC 80/2014)
CAPÍTULO IV - DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA (Redação da EC 80/2014)
Seção I - DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Art. 128. O Ministério Público abrange:
II - os Ministérios Públicos dos Estados.
§ 1º - O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução.


No meu texto “E o áudio Foi alterado! Anulo Tudo que escrevi!”, após saber que o áudio de Joesley não tinha passado por perícia na Polícia Federal, apresentando inúmeros sinais de edição, eu apresentei 3 dúvidas minhas sobre o caso e a ação da PGR e do STF. A terceira questão tornou-se evidente após estes áudios. Escrevi: “Qual a intenção de Fachin e Janot  ao aceitarem esta prova falsa contra o Presidente da República, antes mesmo dela passar pela perícia da Polícia Federal e correr como loucos para abrirem inquérito contra o Temer? Que sede é essa que os fez correr para este pote de água suja entregue por Joesley?”.

Minhas perguntas parecem esclarecidas com o que a reportagem da Isto É revela. Tudo parece não passar de jogo político, por interesses próprios do Janot, pois o mesmo não deseja que Raquel se eleja nova Procuradora-Geral da República. Para atingir seus objetivos, segundo reportagem, Janot declarou guerra a todos, incluindo o Presidente da República que parece apoiar Raquel. Desse modo, Janot correu com as denúncias contra seus desafetos.

Conclusão

Caso fique mais comprovado que as ações de Janot são movidas por interesses pessoais, além de responder administrativamente, ele também responderá judicialmente por uso indevido do cargo. Isso ainda afetará ações futuras dele como Procurador-Geral da República podendo tornar nulos também atos passados dele. E isso afasta ainda mais as chances de Temer ser condenado, pois ele pode alegar que Janot usou do cargo para fins pessoais. Apesar de todos os indícios contra o Temer, ele ainda tem ferramentas para se sustentar. Pois é, isso é Brasil. Como Janot foi nomeado ao cargo por Dilma, o petismo deixa, mais uma vez, uma marca suja na história e ainda abala a reputação de uma nobre instituição brasileira e uma que eu respeito muito.   

Postagens mais visitadas deste blog

Outros Papos Indica: O Cérebro que se Transforma

Norman Doidge é psiquiatra, psicanalista e pesquisador da Columbia University Center of Psychoanlytic Training and Research, em New York, e também psiquiatra da Universidade de Toronto (Canadá). Ele é o autor deste livro que indico a leitura. O livro, segundo o próprio editor, “reúne casos que detalham o progresso surpreendente de pacientes” que demonstram como o cérebro consegue ser plástico e mutável. Pacientes como Bárbara que, apesar da assimetria cerebral grave, na qual existia retardo em algumas funções e avanço em outras, conseguiu se graduar e pós-graduar. Um espanto para quem promove a teoria de que o cérebro humano é um órgão estático, com pouca ou nenhuma capacidade de se adaptar. “ Creio que a ideia de que o cérebro pode mudar sua própria estrutura e função por intermédio do pensamento e da atividade é a mais importante alteração em nossa visão desse órgão desde que sua anatomia fundamental e o funcionamento de seu componente básico, o neurônio, foram esboçados pela p

Outros Papos indica uma pesquisa- I.A. e as mãos!

 Hoje não vou indicar um canal, mas uma pesquisa. Enquanto eu ainda tinha uma conta no Twitter, eu estudei muitos desenhos feitos por inteligência artificial e notei uma coisa peculiar em muitos deles. A I.A. (inteligência artificial), muitas vezes, não sabe fazer dedos e mãos.  Vou colocar um vídeo aqui que achei criativo. Um vídeo sobre Persona 5, mas com a letra a música sendo usada para gerar desenhos por I.A.. Notem que em alguns dos desenhos essa peculiaridade aparece. Mãos desenhadas de forma errada. Acredito que algumas inteligências podem não saber como construir, porque o programador não inseriu, na engenharia do sistema, a anatomia das limitações impostas pelos ossos. Simplesmente, eu não sei e preciso pesquisar. Pesquisem também.  

Paulo Fukue- O Engenheiro de Papel

 A tradição não é estática. Ela tem uma alteração lenta. Proteger a tradição é honrar os que vieram antes. Esse é um dos princípios de quem conserva. Por exemplo, antes de criar o Jeet Kune Do , Bruce Lee precisou aprender a tradição do box chinês, Wing Chun . Ele observou seus movimentos, treinou sua base, observou sua realidade e desenvolveu sua técnica para preencher algo que ele considerava falho. Ele conservou e debateu sobre mudanças pontuais, até chegar ao seu estilo próprio. Ele não poderia realizar tal feito se não existisse uma tradição de golpes e lutas anteriores. Se ele não tivesse um Yip Man que o ensinasse. Uma tradição que é mantida é sempre essencial para evoluções futuras e um mestre de hoje sempre aprende com um mestre do passado. Assim a tradição se movimenta. É assim também nas ciências, nas artes e no mundo inteiro. Uma sociedade que respeita seus mestres (professores de grande saber) pode evoluir mais rapidamente. Nesse sentido, toda a forma de divulgação de mest