Pular para o conteúdo principal

Heróis que dançam!

Heróis dignos;   Lutam por seus ideais;   Dançam em festa;   Cerejeiras florescem;   Vencem pela nobreza. Uma curiosidade dos filmes indianos é que eles reproduzem sempre festividades, então, possuem cantos e danças. Aqui uma dança do filme RRR! 

Lista de Fachin e a República!




A democracia é um sistema frágil que necessita de resguardo. Para alcançar a plenitude, a democracia necessita de séculos mas, para destruí-la, bastam poucos anos. A vantagem da democracia é a proteção de direitos fundamentais e o equilíbrio entre o direito da maioria e o direito da minoria. Para isso, o povo elege seus representantes por meio do voto livre, secreto e individual. Não existe no mundo melhor forma de governabilidade, quando a democracia está sadia. Em sua forma plena e sadia, o povo é beneficiado em suas necessidades e protegido em seus direitos, pois sabe quais são suas obrigações e as cumpre exemplarmente.

O problema se apresenta quando a democracia está doente. Uma doença que pode liquidar com sua forma límpida é a corrupção. A democracia necessita ser limpa para ser verdadeira. Qualquer desvio em sua natureza já a faz ser prejudicial ao povo, ou seja, doente. E a corrupção, em simples linhas, retira dinheiro do orçamento público para aplicar na poupança de corruptores e corruptos. Dinheiro que poderia salvar vidas, proteger a sociedade ou educar nossas crianças. E há a questão da entrega de serviços sem qualidade, pois o corruptor “paga” para receber vantagens das quais não tem o direito e, desta forma, vence licitações sem nem mesmo ter a competência, ou o valor, para arcar com o contrato e entrega, ao povo, serviços ruins. Quantas notícias nós lemos com manchetes parecidas, tais como “rachaduras e infiltrações em construções de residências populares”? É o exemplo do problema acima.

 E, semana passada, nós ficamos sabendo a extensão da doença no Brasil com a lista do Fachin (83 pedidos de inquérito) e, com entrevista de Marcelo Odebrecht, ficamos sabendo por quanto tempo está doente a nossa democracia.  Segundo a Isto É: “O inquérito que envolve as maiores propinas que a empreiteira afirma ter pago é o da compras das medidas provisórias 470/2009 e 613/2013. A primeira, segundo a acusação da Procuradoria-Geral da República, motivou o pagamento de R$ 50 milhões para a campanha presidencial de Dilma Rousseff, em 2010, e em razão da segunda a empreiteira relatou ter desembolsado R$ 100 milhões para a campanha de reeleição da presidente, em 2014.Assim, percebemos que as campanhas eleitorais estavam comprometidas.  Segundo diversas reportagens, os corruptores, agora presos, alegam que não existe político eleito sem caixa 2 e que este esquema se manteve por 30 anos. Se a última declaração for correta como as demais, podemos afirmar que a democracia na República sempre foi manipulada. Isso nos mostra a extensão dessa doença e nos mostra, também, que o nosso sistema político é falho e ineficiente. E os corruptos estão no poder, tentando se livrar das investigações, anistiar delitos e modificar o processo eleitoral para benefício deles, como a porcaria do voto em lista fechada.

Então, nossa democracia sempre foi manipulada, mas o sistema piorou muito com a chegada do PT ao poder, pois, como Marcelo já havia falado para o Lula, “o pessoal dele está com a goela muito aberta”. Na era Lula e Dilma, a corrupção passou a ser a forma de comandar o país e se instituiu um sistema de propina e pagamento de medidas provisórias que nunca vi igual no mundo todo. E isso me leva a conclusões radicais.

Conclusão

A primeira conclusão é que a chapa PT-PMDB deve ser cassada imediatamente, mesmo que isso nos traga uma indigesta eleição indireta. Ainda mais que isso, diversos partidos deveriam ser extintos, pois participaram desse esquema de corrupção. Sim, mesmo que tenhamos que refundar a República, precisamos que a justiça extinga os partidos envolvidos. A segunda conclusão é que se fez necessário o afastamento imediato dos líderes da Câmara e do Senado. Enquanto no poder, eles usarão do poder para se proteger. A terceira conclusão é que a Odebrecht é um risco à segurança nacional e, portanto, precisa ser fechada. Em um país sério, nenhuma empresa prostitui o sistema político dessa forma e sai ilesa. E, por fim, nunca tivemos uma República sadia, então, acho evidente que se forme uma nova constituinte e que o sistema político-eleitoral seja radicalmente alterado.


Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof