Pular para o conteúdo principal

Reforma Política- A Figura do Vice


Reforma Política



Como mostra a imagem acima, até o momento, 5 partidos foram identificados como partidos que receberam dinheiro de caixa 2. Assim nos informa a reportagem assinada por Rafael Moraes Moura e Beatriz Bulla, Delator da Odebrecht diz que empresa pagou total de R$ 21 mi a PROS, PCdoB..., “os pagamentos foram feitos via caixa 2 para garantir o apoio político dessas siglas à chapa que unia PT e PMDB na campanha presidencial de 2014 (...)  a ação que pode levar à cassação do mandato de Temer apura se a chapa Dilma-Temer cometeu abuso de poder político e econômico nas eleições de 2014”.  

Esta delação bombástica me fornece dois pontos evidentes, um positivo e um negativo. O ponto negativo é que o julgamento da chapa PT-PMDB, que aconteceria neste semestre, por conta destas novas informações, ficará adiado para data posterior. Acredito, com isso, que, quando o processo estiver transitado em julgado, já estaremos em um novo governo e só nos restará olhar para a história e dizer (caso a cassação se efetue) que tivemos de fato um governo ilegítimo. Este adiamento é o ponto negativo, pois poderíamos ter uma sentença este ano ainda e nos livrarmos mais cedo de quem arruinou a Nação.

O ponto positivo se dará com a divulgação da sentença. Saindo a sentença, provavelmente, teremos 5 partidos cassados, e que não poderão mais existir, dentre eles o PMDB que, atualmente, é o maior em número de prefeituras. Essa extinção, de um partido tão grande, fará uma verdadeira corrida pela Reforma Política que tanto Brasil necessita. Disse, em seminário, o ministro Gilmar Mendes, que esta reforma é difícil de se lidar, pois é como consertar um avião com ele em pleno voo. Com a cassação do PMDB e do PT, então, conseguiremos consertar este avião, pois ele estará em queda livre. Infelizmente, o nosso Congresso só se move com rapidez quando se faz urgente sua própria necessidade.

A Reforma Política (acompanhe aqui) tem muitos pontos interessantes, como a diminuição do número de partidos, mas uma em especial me chamou a atenção. O relator da reforma, que é petista, quer acabar com o cargo de vice. Tenho certeza que é birra ainda por causa do “gorpí” (rs).

Ao meu ver, o vice deveria ser mantido, porém, que tal cargo seja ocupado pelo candidato que terminar em segundo lugar na corrida eleitoral. Nada de coligação. Por exemplo, que o Presidente da República seja o candidato com maior número de votos e que seu Vice-Presidente possa ser o segundo candidato com o maior número de votos. Desta forma, tenho certeza que o Presidente da República pensará duas vezes antes de fazer ou entrar em algum processo de corrupção, pois o Vice-Presidente, que não possui ligação partidária para com ele, ficará como um vigilante esperando um deslize para ocupar o cargo. Seria como se forçássemos o Presidente da República a trabalhar de maneira decente, ou ter que lidar com um vice querendo seu cargo. Esta seria, para mim, a maior reforma política a ser realizada.    

Obs.- Para mim, de fato, seria melhor um Poder Moderador entre os três Poderes da República e que não fosse submisso a estes.

Postagens mais visitadas deste blog

Outros Papos Indica: O Cérebro que se Transforma

Norman Doidge é psiquiatra, psicanalista e pesquisador da Columbia University Center of Psychoanlytic Training and Research, em New York, e também psiquiatra da Universidade de Toronto (Canadá). Ele é o autor deste livro que indico a leitura. O livro, segundo o próprio editor, “reúne casos que detalham o progresso surpreendente de pacientes” que demonstram como o cérebro consegue ser plástico e mutável. Pacientes como Bárbara que, apesar da assimetria cerebral grave, na qual existia retardo em algumas funções e avanço em outras, conseguiu se graduar e pós-graduar. Um espanto para quem promove a teoria de que o cérebro humano é um órgão estático, com pouca ou nenhuma capacidade de se adaptar. “ Creio que a ideia de que o cérebro pode mudar sua própria estrutura e função por intermédio do pensamento e da atividade é a mais importante alteração em nossa visão desse órgão desde que sua anatomia fundamental e o funcionamento de seu componente básico, o neurônio, foram esboçados pela p

Outros Papos indica uma pesquisa- I.A. e as mãos!

 Hoje não vou indicar um canal, mas uma pesquisa. Enquanto eu ainda tinha uma conta no Twitter, eu estudei muitos desenhos feitos por inteligência artificial e notei uma coisa peculiar em muitos deles. A I.A. (inteligência artificial), muitas vezes, não sabe fazer dedos e mãos.  Vou colocar um vídeo aqui que achei criativo. Um vídeo sobre Persona 5, mas com a letra a música sendo usada para gerar desenhos por I.A.. Notem que em alguns dos desenhos essa peculiaridade aparece. Mãos desenhadas de forma errada. Acredito que algumas inteligências podem não saber como construir, porque o programador não inseriu, na engenharia do sistema, a anatomia das limitações impostas pelos ossos. Simplesmente, eu não sei e preciso pesquisar. Pesquisem também.  

Paulo Fukue- O Engenheiro de Papel

 A tradição não é estática. Ela tem uma alteração lenta. Proteger a tradição é honrar os que vieram antes. Esse é um dos princípios de quem conserva. Por exemplo, antes de criar o Jeet Kune Do , Bruce Lee precisou aprender a tradição do box chinês, Wing Chun . Ele observou seus movimentos, treinou sua base, observou sua realidade e desenvolveu sua técnica para preencher algo que ele considerava falho. Ele conservou e debateu sobre mudanças pontuais, até chegar ao seu estilo próprio. Ele não poderia realizar tal feito se não existisse uma tradição de golpes e lutas anteriores. Se ele não tivesse um Yip Man que o ensinasse. Uma tradição que é mantida é sempre essencial para evoluções futuras e um mestre de hoje sempre aprende com um mestre do passado. Assim a tradição se movimenta. É assim também nas ciências, nas artes e no mundo inteiro. Uma sociedade que respeita seus mestres (professores de grande saber) pode evoluir mais rapidamente. Nesse sentido, toda a forma de divulgação de mest