Pular para o conteúdo principal

Reforma Política- A Figura do Vice


Reforma Política



Como mostra a imagem acima, até o momento, 5 partidos foram identificados como partidos que receberam dinheiro de caixa 2. Assim nos informa a reportagem assinada por Rafael Moraes Moura e Beatriz Bulla, Delator da Odebrecht diz que empresa pagou total de R$ 21 mi a PROS, PCdoB..., “os pagamentos foram feitos via caixa 2 para garantir o apoio político dessas siglas à chapa que unia PT e PMDB na campanha presidencial de 2014 (...)  a ação que pode levar à cassação do mandato de Temer apura se a chapa Dilma-Temer cometeu abuso de poder político e econômico nas eleições de 2014”.  

Esta delação bombástica me fornece dois pontos evidentes, um positivo e um negativo. O ponto negativo é que o julgamento da chapa PT-PMDB, que aconteceria neste semestre, por conta destas novas informações, ficará adiado para data posterior. Acredito, com isso, que, quando o processo estiver transitado em julgado, já estaremos em um novo governo e só nos restará olhar para a história e dizer (caso a cassação se efetue) que tivemos de fato um governo ilegítimo. Este adiamento é o ponto negativo, pois poderíamos ter uma sentença este ano ainda e nos livrarmos mais cedo de quem arruinou a Nação.

O ponto positivo se dará com a divulgação da sentença. Saindo a sentença, provavelmente, teremos 5 partidos cassados, e que não poderão mais existir, dentre eles o PMDB que, atualmente, é o maior em número de prefeituras. Essa extinção, de um partido tão grande, fará uma verdadeira corrida pela Reforma Política que tanto Brasil necessita. Disse, em seminário, o ministro Gilmar Mendes, que esta reforma é difícil de se lidar, pois é como consertar um avião com ele em pleno voo. Com a cassação do PMDB e do PT, então, conseguiremos consertar este avião, pois ele estará em queda livre. Infelizmente, o nosso Congresso só se move com rapidez quando se faz urgente sua própria necessidade.

A Reforma Política (acompanhe aqui) tem muitos pontos interessantes, como a diminuição do número de partidos, mas uma em especial me chamou a atenção. O relator da reforma, que é petista, quer acabar com o cargo de vice. Tenho certeza que é birra ainda por causa do “gorpí” (rs).

Ao meu ver, o vice deveria ser mantido, porém, que tal cargo seja ocupado pelo candidato que terminar em segundo lugar na corrida eleitoral. Nada de coligação. Por exemplo, que o Presidente da República seja o candidato com maior número de votos e que seu Vice-Presidente possa ser o segundo candidato com o maior número de votos. Desta forma, tenho certeza que o Presidente da República pensará duas vezes antes de fazer ou entrar em algum processo de corrupção, pois o Vice-Presidente, que não possui ligação partidária para com ele, ficará como um vigilante esperando um deslize para ocupar o cargo. Seria como se forçássemos o Presidente da República a trabalhar de maneira decente, ou ter que lidar com um vice querendo seu cargo. Esta seria, para mim, a maior reforma política a ser realizada.    

Obs.- Para mim, de fato, seria melhor um Poder Moderador entre os três Poderes da República e que não fosse submisso a estes.

Postagens mais visitadas deste blog

Outros Papos Indica: O Cérebro que se Transforma

Norman Doidge é psiquiatra, psicanalista e pesquisador da Columbia University Center of Psychoanlytic Training and Research, em New York, e também psiquiatra da Universidade de Toronto (Canadá). Ele é o autor deste livro que indico a leitura. O livro, segundo o próprio editor, “reúne casos que detalham o progresso surpreendente de pacientes” que demonstram como o cérebro consegue ser plástico e mutável. Pacientes como Bárbara que, apesar da assimetria cerebral grave, na qual existia retardo em algumas funções e avanço em outras, conseguiu se graduar e pós-graduar. Um espanto para quem promove a teoria de que o cérebro humano é um órgão estático, com pouca ou nenhuma capacidade de se adaptar. “ Creio que a ideia de que o cérebro pode mudar sua própria estrutura e função por intermédio do pensamento e da atividade é a mais importante alteração em nossa visão desse órgão desde que sua anatomia fundamental e o funcionamento de seu componente básico, o neurônio, foram esboçados pela p

TOP 3 de séries que merecem remake!

 Existem muitas séries da década de 90, na minha opinião, que mereciam um remake (manter a obra original, apenas contando novamente a história, com a tecnologia atual disponível). Vou citar aqui 3 delas. Estas séries foram escolhidas, pois são séries que ainda mexem comigo, que ainda gosto e que ainda lembro delas como se tivesse as assistido ontem. Esse foi o critério de seleção para esse simples TOP 3, de séries da década de 90, que mereciam um remake.  Oh My Goddess A série mesmo começou em 1988, encerrando-se em 2014, contendo um total de 48 volumes. Ela entra na lista por conta do seu primeiro OVA, lançado em 1993, cabendo perfeitamente nessa lista. A animação realizada pelo studio AIC foi uma das mais belas que já vi e promoveu a criação de outras séries, sendo que a última, se não me engano, terminou em 2013, com outro OVA. Já se passaram quase 10 anos desde a sua conclusão. Um remake dessa série, contando-a do começo a o fim, seria uma ótima celebração. O mangá vendeu mais de 4

Antologia Scortecci 40 Anos!

Antologia para edição especial de aniversário de 40 anos da Scortecci editora, para a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (2022) e, enfim, para ser a edição comemorativa dos 100 anos da Semana de Arte Moderna. Como as poesias já fazem parte desse blog, não faria sentido reescrevê-las, então, deixo aqui cópias das páginas da minha colaboração. Foi uma honra poder ter participado de tão nobre edição comemorativa. Obrigado pela oportunidade.     Primeira parte: Segunda parte: