Pular para o conteúdo principal

OP indica um herói!

 Indicando mais um vídeo do canal do professor Bellei.

Timor- Memórias De Um Soldado (Em Poesia)



Este livro foi publicado originalmente em 1987, sendo reeditado em 2012 pela Tipografia Lousanense (Portugal).  É um trabalho de um grande poeta chamado Antônio Neves Rodrigues. Neste livro, Antônio versa sobre sua experiência no serviço militar, quando o mesmo foi designado para uma missão em Timor Leste.


O livro é uma entidade multifacetada, ou seja, possui diversas faces, e todas estas faces nos apresentam ao escritor de maneira singela e inteligente. Quando descreve seu alistamento, em poesia, o livro nos traz belos versos, com rimas genuínas e verdadeiro sentimento. Podemos observar o amor à Pátria e cada passo dele como soldado.


“No dia 18 de Dezembro jurei bandeira
No campo do Beira-Mar
E prometi p’rá vida inteira
A Pátria defender e amar”


Cada experiência de Antônio aqui fica registrada em palavras, desde sua função como maqueiro a ajudar os doentes no hospital, como seu descontentamento com um superior, ou sua aflição ao ver a morte em um acidente de carro. Tudo datado de maneira honesta, com belos versos rimados. Por dois anos serviu no Timor Leste e transformou estas experiência em uma escrita maravilhosa. Ao seu regresso para Portugal, assim escreve:


“A viagem decorreu animada
E é razoável a alimentação
Porque além de variada
Temos fruta, vinho e pão.”

...

“Naveguei em três oceanos
Para meus pais abraçar
Depois de dois longos anos
Que tardavam em findar”.


Entretanto, não somente de versos o miolo do livro se faz. Como disse, o livro é multifacetado e ele nos apresenta uma face divertida com anedotas que o autor gosta. São piadas simples e com ótimo humor. Piadas de todos os tipos e gêneros. Lembrei-me de uma que minha avó sempre me contava e que achei semelhante no livro. A sensação de saudade bateu-me.


“O doutor ausculta o doente
Diga trinta e três, três vezes
--- Noventa e nove”


Além de piadas e anedotas, o livro nos traz provérbios e lendas de Timor Leste. Em contos curtos, o autor nos faz entrar na cultura do país ao retratar suas lendas, como em “As imagens ocultas de Laline” e seu “missionário de superstições”. 

Olá! Eu sou uma G 3!



Encantei-me com a história fictícia  na qual ele conversa com um rifle de assalto “G 3”, como se o mesmo fosse uma senhora gentil, mas meio maluca: “Nessa altura apareceu o homem dela. Era um rapagão simpático e desenvolto. Deitou-lhe as mãos com ternura, encostou-a ao peito, saltou para o jipão e lá foram sabe Deus para onde... Estas ‘G 3’ são umas malucas: não querem senão andar metidas com a tropa!" (Entrevista com uma G 3) Isso me lembrou diversos animês como La Espada Sagrada, que transformam armas em lindas garotas. Prova que o poeta possui um espírito jovem e criativo.






O livro é uma agradável leitura e torço para que o poeta Antônio Neves possa novamente disponibilizar este livro para a venda, pois merece ser lido por muitos. Veja La Espada Sagrada em português (legendado) via Crunchyroll- clique.

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof