Pular para o conteúdo principal

Deep Web e Dark Web: Diferenças!

Deep Web e Dark Web: Entenda as Diferenças Revisão: ChatGPT Imagem gerada via DALL-E No mundo digital de hoje, a proteção de informações pessoais se tornou uma prioridade, com diversos serviços dedicados ao monitoramento de dados. Não é raro receber alertas sobre a exposição de informações pessoais na Dark Web, incluindo senhas, números de telefone, endereços de e-mail, CPF, entre outros dados sensíveis. Eu mesmo já tive dados vazados na Dark Web, muitos deles provenientes de sites que já não existem mais. O Toondoo, por exemplo, foi alvo de um ataque que resultou no vazamento de várias informações, incluindo senhas e e-mails de usuários, dos quais eu era um. Esse incidente me fez buscar entender melhor o que é a Dark Web. Afinal, conhecer é o primeiro passo para proteger nossos dados. Mas você sabe diferenciar Deep Web de Dark Web? Vamos desvendar juntos essas diferenças! Mozilla Monitor - ToonDoo Entenda o Vazamento de Dados de Sites: Como Acontece e Suas Consequências Um vazamento d

Brasil tinha que cortar gastos

Endividamento Público e Eleições




Este ano é um ano de muita tribulação para o Brasil. Como se não bastassem os gastos estrondosos com os estádios da Copa, teremos um ano eleitoral. E a coisa não anda bem para o Brasil em nenhum dos dois eventos. Gastou-se muito para esta Copa e o Brasil pode vir a decair nos próximos anos, falando em economia, e eu explico nos parágrafos seguintes.


Uma explicação se faz necessária. Segundo o jornalista Wellton Máximo (EBC): “De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a dívida consolidada líquida considera o que o ente público deve menos o que tem direito a receber. A receita corrente líquida leva em conta a arrecadação com impostos e contribuições menos o que os estados são obrigados a repassar aos municípios”. Pois bem, isso é necessário para se calcular o endividamento público federal.


O endividamento é, em um resumo bem superficial, o quanto que o Estado está devendo, ou seja, a União (Estados, DF e Municípios) pega dinheiro emprestado e fica pagando em parcelas. “O Tesouro prevê que a dívida pública chegue ao patamar máximo de 2,32 trilhões de reais no fim deste ano – 198 bilhões de reais a mais em relação ao fechamento de 2013.” (Estadão Conteúdo, publicado na Veja)


Imagine você pegar um CDC em seu banco e ficar pagando, mas, antes de terminar o pagamento daquele empréstimo, pegar outro. O governo tem feito isso com certa frequência e a dívida cresce. Para se ter uma ideia deste valor, saiba que o Brasil arrecadou com tributos, em todo o ano de 2013, uma quantia nem próxima a isso. “O Brasil arrecadou R$ 1,138 trilhão em impostos durante 2013, número recorde registrado até hoje, segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira pela Receita Federal”. (Economia Uol)


O que acontece se deve mais do que se ganha? Talvez você consiga uma hora extra com seu chefe, para ganhar mais, ou você encolhe os gastos, deixa de fazer alguma coisa, até conseguir aliviar o prejuízo. Com uma nação é quase igual, com a exceção que o governo, como dono do Tesouro Público, poderia produzir mais moeda. Isso não é uma solução viável no momento, pois mais moeda na economia geraria inflação, que não está assim tão bem controlada, por isso, vamos descartar essa loucura. O que resta é fazer exatamente como uma pessoa faria, como iniciei neste parágrafo: cortar gastos.


Entretanto, o Banco Central (BC) avisou que o gasto do governo subirá 2,1% em 2014. Isso significa que o governo não pretende colocar a mão no freio. E o PIB que, segundo o BC, vai ficar na faixa de 2% não vai ajudar a economia. E isso nos deixa com dois cenários para pós eleições.


Se o governo permanecer como está, a dívida crescerá. A dívida crescendo levará o Brasil para a exaustão. Se o governo cortar gastos será taxado como impopular (dependendo de quais cortes forem feitos e em que área de atuação do governo). Imaginem a armadilha que será, caso haja mudanças na estrutura do governo, se o novo governo resolver puxar o freio de mão?


O certo seria cortar gastos, mas o governo que o fizer será taxado de impopular. Caso o político X vença e permaneça como está, o Brasil vai quebrar para sustentar a política pública. Caso corte gastos, o que seria o certo para salvar a economia interna brasileira, dificilmente conseguiria uma reeleição. Que situação que nos encontramos, hein? Espero que quem vença tenha a coragem de fazer o certo, cortar gastos para equilibrar as contas públicos e priorizar uma política de aplicação dos recursos de molde a privilegiar o desenvolvimento do país.    

Por isso, vote certo! Vote pelo país e não por uma bandeira de partido!


Postagens mais visitadas deste blog

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof