Pular para o conteúdo principal

OP indica um canal sobre Azur Lane

**Yostar** Copidesque: ChatGPT 4o A Yostar é uma empresa japonesa conhecida por seu papel de destaque no desenvolvimento e publicação de jogos mobile, com grande foco na criação de experiências imersivas e envolventes. Fundada em 2014, a Yostar rapidamente se estabeleceu como uma das principais desenvolvedoras do gênero gacha, conquistando fãs ao redor do mundo. **Jogos de Sucesso** Entre seus lançamentos de maior sucesso estão *Azur Lane*, *Arknights* e *Blue Archive*. Cada um desses jogos apresenta uma combinação única de mecânicas de jogo, narrativas cativantes e visuais atraentes que têm capturado a imaginação dos jogadores. *Azur Lane*, por exemplo, transforma navios de guerra históricos em personagens anime chamadas shipgirls, que lutam contra inimigos em uma narrativa rica e complexa. *Arknights* é um jogo de defesa de torre com uma narrativa distópica e design de personagens únicos, enquanto *Blue Archive* oferece uma experiência de RPG escolar com uma trama envolvente e person

Dados de pesquisas sobre o mercado de livros


Retratos da leitura no Brasil X Os leitores brasileiros e o livro digital





    Pesquisas recentes tentam traçar o consumo e hábitos de leitura do brasileiro. Ambas as pesquisas tiveram apoio da Câmara Brasileira do Livro. “Retratos da leitura no Brasil” foi resultado de uma pesquisa dirigida pelo Ibope Inteligência, contratado pela Pró-Livro para a função. Já a pesquisa “Os leitores brasileiros e o livro digital”foi realizada pelo Observatório do Livro e da Leitura.


    Segundo a “Retratos da leitura no Brasil” o consumo médio anual de livros aumentou no país para 4 livros, sendo assim dividido: 2 livros inteiros e 2 livros em partes. Segundo a pesquisa, o Brasil é composto por 88,2 milhões de leitores e, deste total, 53% são do sexo feminino e 43% são do sexo masculino.  Vale ressaltar que, para efeito desta pesquisa, foram considerados leitores quem, ao menos, leu um livro em 3 meses.


    Para Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), os dados revelam um bom mercado aquecido: “Muitos fatores têm contribuído para conscientizar a população sobre a importância do hábito da leitura, como a queda constante nos preços, o aumento do poder aquisitivo, principalmente da chamada nova classe média – que reflete na melhora do percentual de aquisições de obras registrado pela pesquisa, de 45% em 2007 para 48% em 2011 –, e o crescimento das novas tecnologias, como os e-books, que apresentam mais familiaridade com os jovens”.


    Sobre os e-books, a pesquisa “Os leitores brasileiros e o livro digital”, aponta um desconforto dos entrevistados quanto à leitura em tela de computador. Mesmo os que leem livros digitais reclamam que a leitura continuada, em tela, cansa os olhos. Podemos perceber que, apesar do crescimento do mercado de livros digitais, o livro impresso, segundo análise do Observatório do Livro, ainda possui a preferência dos leitores.


    As regiões que mais leem, segundo a pesquisa do Ibope Inteligência, são:  Centro-Oeste, com a média de 2,12 exemplares, sendo seguida pelas regiões Sudeste (1,84 livros), Sul (1,68 exemplares) e Norte (1,5). Karina Pansa afirma que “ainda há muito que ser feito para conseguirmos chegar a um patamar considerável ideal para um país como o Brasil, que tem potencial econômico forte e vigoroso, mas carece de melhoria nos indicadores de desenvolvimento humano e, em especial, nos indicadores de educação, para deixar as ultimas posições nas avaliações internacionais. Mas acredito que estamos no caminho certo”.


    Sobre o risco da pirataria de exemplares pela internet, a pesquisa do Observatório Do Livro e da Leitura aponta que o risco existe e foi discutido durante a pesquisa, na qual uma professora de 32 anos, de Pernambuco, assim respondeu: “Por mais modernos que esses aparelhos sejam, com certeza a pirataria vai prejudicar no futuro. É obvio que crises vão acontecer com as editoras e com os autores, como aconteceu com a música, mas espero que não seja igual”.


    A comparação com a música e o efeito da pirataria foi uma constante nesta pesquisa, mas revelou uma visão diferente de ambas as indústrias e seus respectivos produtos (livro e cd).  Em todos os grupos estudados, o livro foi mais respeitado que a música. Como trechos da pesquisa, insiro aqui as que considerei mais significantes:


“A música é algo para ser ouvido e/ou compartilhado em grupo, de forma fugaz, despreocupada, livre. Já o livro é uma experiência pessoal, intransferível, silenciosa.”

“O ‘tempo de validade’ de músicas e livros também seria diferente para esses entrevistados: enquanto as músicas que fazem sucesso devem ser ouvidas imediatamente, ao mesmo tempo em que são tocadas nas emissoras de rádio, com os livros é diferente: eles são eternos, nobres e complexos –e “não merecem ser pirateados”.


    O livro, apesar da disseminação de novas tecnologias, ainda possui um ar nobre e respeitado. Um produto que está sempre em sintonia e nunca parece esquecido. Mais informações sobre as pesquisa nos sites:



Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof