Pular para o conteúdo principal

Outros Papos indica: Britta Food4Dogs

 Venho indicar um canal de uma senhora muito simpática que joga Persona e coleciona itens do jogo. Não é só Persona que ela joga, mas foi através de Persona 3 Reload que eu conheci o canal dela. Se gostar do conteúdo do canal dela, por favor se inscreva lá.  E falando em coleções, achei o Joker (Persona 5) mais caro da Amazon Brasil.  Data do print: 17/03/2024

Cavaleiros do Zodíaco- Trilha Sonora



Em 11 de setembro deste ano, Cavaleiros retornará aos nossos cinemas pelas mãos da distribuidora Diamond Films que já nos trouxe Dragon Ball Z- Battle of Gods. Cavaleiros tem todo o meu respeito. Através desta série, eu soube o que era um animê. Se um dia eu comecei a honrar o trabalho de dubladores, e admirá-los, foi por meio desta série. Através dela, fui educado nos conceitos de amizade, apesar de falhar muito nesse conceito, e mitologia. Busquei lendas, livros e histórias sobre Zeus, Hades e toda a sorte de informações. Eu quis estudar para aprender mais sobre o universo que inspira Cavaleiros. Aprendi com eles que os vitoriosos não ficam caídos, mas erguem-se em prol de uma ideologia, ou amor. A série tem todo o meu respeito e admiração.





Cavaleiros- CD Japan


Por isso, eu fiquei contente com o regresso da série de inúmeras maneiras. E por causa disso, comprei o cd de músicas do filme. Se não fosse por esse forte laço emocional, eu não teria pago o preço. O cd, depois de pagar imposto, frete e cotação do dólar, passou de 200 reais. Mas é um preço pequeno pelo retorno de conteúdo e crescimento que esta série me proporcionou. E faço questão de agradecer comprando produtos oficiais e fazê-los sempre produzir mais conteúdo (menos Ômega hehehe). Então, vou analisar um pouco a trilha sonora, mas como sou apenas um ouvinte, estarei entrando em um terreno que não domino.


Trilha Sonora


Música no cinema é um estudo interessante. André Baptista escreveu um estudo de mestrado sobre o tema “Funções da Música no Cinema” e descreveu o que acho ser a função básica de uma trilha sonora. Ele afirma: “É fato que certas melodias nos remetem claramente a épocas e situações geográficas bem precisas, como também algumas harmonias insinuam alegria, tristeza, melancolia ou euforia. Sabemos também que certas figurações melódicas - como os intermináveis ostinatos do minimalismo - agregadas a determinadas situações narrativas podem provocar emoções específicas na audiência. E sabemos que esse resultado é diferente se às mesmas situações são incorporadas melodias construídas sobre séries dodecafônicas...”.


Leiam o estudo no link, porque é interessante. A música, então, tem como finalidade transportar a emoção da tela para o coração do espectador. Uma forma de comunicar e ajudar a imagem a transmitir a informação que pretende.


Comprei o cd, coloquei os fones de ouvido e fui analisar as minhas reações ao ouvir a trilha sonora, sendo que já conhecia o background da história clássica. Não tinha como analisar de outra maneira, pois me falta conhecimento musical para uma análise diferente desta. Notei, como mostra a imagem abaixo, que o trabalho está em cadência e ordem narrativa. Facilita a mentalização. Cliquem na imagem para aumentar.





Ela segue a linha cronológica do filme. A primeira sensação foi de grandiosidade. Clarineta, oboé, flauta e cordas dão o toque clássico que diz que esse filme foi bem preparado. O coral de vozes dá um tom imponente. A guitarra dá a urgência nas cenas e nos mostra que algo impactante está sendo mostrado. Chegando em “Stairs to Sanctuary” a música me deu uma sensação de sentimento heroico. De uma jornada que se iniciará, trazendo consigo incertezas sobre a vitória, mas coragem para seguir em frente.  Ao fechar os olhos, tudo isso me veio à mente, até a chegada de “Mr. Deathmask”. Nesse momento eu gelei, e não foi por causa da música em si, mas pelo fato constrangedor que ela representa. Foi como um tropeço. Em seguida, a grandiosidade retorna. As músicas restantes dão a certeza de cenas de grande ação e suspense. Em “Power of Dragon Blood” eu imaginei o “Cólera do Dragão” e consegui ficar arrepiado.


São 41 temas que farão o gerenciamento das emoções e guiarão as cenas de maneira eficiente. A trilha, portanto, aliada ao tema musical (Hero) já dá uma noção de boa construção da direção. O enredo me preocupa um pouco, por causa das críticas que li, mas me parece que não vou me arrepender de ir aos cinemas. A trilha sonora me cativou e a conclusão que eu cheguei é que o filme foi bem elaborado nessa questão.   


Para finalizar, uma obra bastante conhecida no Brasil (Matrix), mas de um jeito diferente. A música adequada e a ambientação sonora correta fazem maravilhas e, quando elas são alteradas, como no vídeo abaixo,  pode ficar cômico! Voltarei com uma análise do filme de Cavaleiros do Zodíaco quando puder fazê-lo.


Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof