Pular para o conteúdo principal

Sengoku Youko

Revisão: ChatGPT Sengoku Youko: Yonaoshi Kyoudai-hen (Sengoku Youko) - Pictures - MyAnimeList.net Sengoku Youko: Yonaoshi Kyoudai-hen é um animê que cativa com sua mistura de ação, fantasia e drama. Vamos explorar os aspectos positivos da série: 1. História e Premissa:    - O mundo de Sengoku Youko é dividido em duas facções: humanos e monstros chamados katawara. A protagonista, Tama, é uma katawara que ama os humanos e está disposta a protegê-los do mal, mesmo que isso signifique lutar contra os de sua própria espécie.    - Seu irmão, Jinka, tem uma visão oposta e nutre ódio pelos humanos, apesar de ser um deles. Essa dinâmica entre irmãos cria tensão e profundidade na narrativa.    - Quando o grupo descobre um plano para experimentar em humanos e transformá-los em monstros, eles se unem para enfrentar essa ameaça, mesmo que isso signifique enfrentar um exército inteiro de guerreiros. Sengoku Youko é um daqueles animes que engana, pois apresenta personagens de traços fofos e uma comé

A Flexibilidade do cérebro e a felicidade!

Ao assistir uma entrevista, semana passada, na Record News, com um neurocirurgião, pude verificar que a ciência e a filosofia começam a andar lado a lado nas questões da percepção do funcionamento cerebral. Foi dito, por este neurologista, que há diferença no conceito de mente e cérebro. Foi a primeira vez que vi um cientista admitir algo que já faz parte da filosofia oriental há milênios. Como não encontrei o vídeo no portal, passo a descrever a ligação entre mente e cérebro, para a ciência e para a filosofia, através da entrevista que a jornalista Sharon Begley (50) deu à revista Época para a divulgação do lançamento de seu livro: Train Your Mind, Change Your Brain. Sharon é jornalista especializada em neurociência e trabalha para a Newsweek.


 


Para orientar este texto irei resumir o que assisti pela Record News. Segundo o médico ali entrevistado, o cérebro é o conjunto de tecidos neurais, uma rede de neurônios que promove o funcionamento (aqui entenda também como o equilíbrio e manutenção) das atividades orgânicas. Já a mente seria o funcionamento cerebral. O médico salientou que apesar de poder ser registrado o funcionamento do cérebro, como a ciência ainda não decodificou o código mental, não é possível ainda dizer se o cérebro produz (e como ele produz) ou se apenas responde à interferência da mente.


 


Sharon assim responde a esta questão: “O cérebro é a estrutura física, o pouco mais de 1 quilo de tecido biológico dentro da cabeça. A mente é o resultado do funcionamento do cérebro: os pensamentos, os sentimentos e as emoções. A mente pode modelar o cérebro porque os pensamentos e as emoções, produzidos por ele, são capazes de agir de volta sobre o cérebro e afetar suas conexões, funções e estrutura”.    Ora, se a mente é capaz de modelar a estrutura cerebral, podemos nos aproximar do que fora recitado, em 1936, pelo mestre Masaharu Taniguchi, no texto Chuva de Néctar da Verdade. Neste texto, o mestre assim escreve sobre a mente: “O Deus da criação transcende os cinco sentidos e também o sexto sentido; Sagrado, Supremo, Infinito, Mente que permeia o Universo (...) a Mente é o criador de tudo, a Mente é a substância que preenche o Universo, a Mente é Deus onipotente e onipresente (...)”. A mente, segundo a filosofia oriental, aqui representada pelas palavras do mestre Masaharu, confirma a descoberta recente da ciência de que o cérebro é um veículo para a função da mente e é modificado por ela. A mente, portanto, cria e o cérebro executa.


 


O Budismo prega que a mente deve ser serena e que a meditação promove uma evolução interior. Sharon concorda com isso, pois ela defende, segundo os estudos que acompanhou, “o que já se sabe, a partir de estudos com monges budistas, é que a meditação parece aumentar a atividade do lado esquerdo do cérebro (associado ao bem-estar e à felicidade) e das áreas associadas à empatia e ao altruísmo. Também já se constatou que a espessura de áreas envolvidas na meditação aumenta, reflexo de que, quanto mais você usa determinada parte do cérebro, mais ela se expande”.  Agora deixo uma reflexão no ar, baseada em meus estudos científicos (Medicina Veterinária 98 a 2000), o tecido nervoso não possui a capacidade de expansão idêntica ao tecido muscular (fibras musculares aumentam de tamanho, ou de número, se passarem por estresse físico- atividade física) e nem tão pouco pode se multiplicar, então como se dá o aumento do volume cerebral devido a atividade? Ainda é um mistério.


 


A Seicho-no-ie, o Budismo e outras religiões milenares orientais promovem a prática da repetição de orações e mantras diariamente. Pois a repetição grava no subconsciente a mensagem que se quer e o esforço repetitivo, como explicado no parágrafo anterior, aumenta a atividade daquela região cerebral. Então, fica claro que a vida íntima da pessoa é resultado da sua atividade pessoal/intelectual. E isso é ótimo, porque podemos atingir a felicidade e ter uma vida maravilhosa se assim desejarmos, pois podemos moldar o cérebro através da atividade mental. Assim explica melhor a jornalista, “se descobriu que, quanto mais horas de meditação a pessoa pratica, maior é a atividade cerebral nas áreas ligadas à sensação de bem-estar. Também já se sabe que a estrutura do cérebro é modificada quando aprendemos a tocar um instrumento ou aprendemos uma língua. Por isso, não é uma ousadia tão grande dizer que treinamento mental tenha o mesmo tipo de efeito”. Já Kamino Kusumoto escreve com convicção, em seu livro A Humanidade é Isenta de Pecado, que lendo repetidas vezes A verdade da Vida (série de livros do mestre Masaharu) a pessoa se libertará de todos os tipos de carmas maléficos, pois ficará gravado no âmago de sua mente a verdade (...) em consequência, a felicidade se instalará em seu lar. E é este o efeito que quis ao escrever o meu livro Sob a Luz dos Ensinamentos Bíblicos, isto é, promover no leitor uma resposta benéfica de que as mensagens bíblicas, ao serem lidas, também colaboram para aumentar a segurança e o sentimento de felicidade.


 


E a felicidade? Segundo Sharon “estudos recentes revelaram que pelo menos um terço das pessoas muda seu limiar de felicidade. Senão permanentemente, pelo menos de forma duradoura. E elas não estavam meditando, estavam apenas levando sua vida. Os experimentos com os monges budistas sugerem que é possível mudar intencionalmente esse nível de felicidade, e os cientistas estão tentando verificar se é possível fazer isso com treinamento mental”. Então convido, vamos todos buscar uma vida melhor e mais feliz, porque é cientificamente possível! Cliquem nos nomes dos livros para conhecerem melhor os trabalhos aqui citados!

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof