Pular para o conteúdo principal

Outros Papos indica: Howl's Moving Castle

Revisão: Copilot Sengoku Youko trouxe à tona muitas das minhas lembranças. Uma delas, que me enche de saudade, foi quando levei minha avó para assistir a Howl’s Moving Castle e testemunhei sua maravilha diante dos detalhes desse magnífico filme do grande mestre Hayao Miyazaki. Durante a semana de Sengoku Youko , aprendi uma lição importante sobre a brevidade da vida. Minha avó partiu há algum tempo, mas sua lembrança permanece forte em meu coração. Clique na imagem para comprar via Amazon. Data do print: 03/04/2024 Howl’s Moving Castle (ou O Castelo Animado em algumas traduções) é um filme de animação japonês lançado em 2004 , escrito e dirigido por Hayao Miyazaki . O filme é baseado de forma livre no romance homônimo de 1986 , escrito pela autora britânica Diana Wynne Jones . A história se passa em um reino fictício onde a magia e a tecnologia do início do século XX coexistem, em meio a uma guerra com outro reino. A protagonista, Sophie , é uma jovem chapelaria que é transformad

"Yami-Baito" e a concepção de herói!

 Esse é um assunto gravíssimo que condiz com a guerra cultural que já mencionei aqui meses atrás. Quando as empresas que tratam da indústria de comunicação (editoras principalmente) retiram de cena o arquétipo heroico, da pessoa que faz o bem, altruísta, e o troca por um personagem sem aptidão para o bem, essas empresas contribuem para enfraquecer a moralidade da sociedade. O jovem em formação fica sem uma bússola que o guie para longe de problemas e ele acaba tendo mais chances de se envolver com o que não presta. Clique aqui para ler. 


No Japão existe um termo terrível que é o "Yami-Baito", ou seja, "classificados de emprego de meio expediente do mercado negro", e, meses atrás, um desses classificados foi respondido por jovens adolescentes que foram cometer um crime de roubo e assalto em uma joalheria. Podem ler a matéria completa na CBS (clique) e deixo aqui um trecho da reportagem de Lucy Craft: "

"Yami-baito": Exploitation for crime

The young bandits have told police they were strangers who met for the first time on the "job." The utterly brazen, strangely amateurish robbery bore all the hallmarks of "yami-baito," or black-market part-time jobs, an increasingly lucrative angle for criminal groups allowing them to outsource scams and burglaries to the young, naïve and financially desperate. With the use of yami-baito, it's possible for such gangs to do the crime without doing the time."


É muito mais fácil para o crime conseguir "conquistar" mentes que não saibam valorizar as questões morais que as lições e histórias heroicas passam. Até um país, atualmente pacífico, acaba por ter problemas quando se distancia dos termos de masculinidade sadia representadas por heróis decentes. Por exemplo, um herói que diga "não às drogas" pode ajudar mais que um conselheiro tutelar que faça o mesmo, pois é uma figura que um adolescente possui maior afinidade. Imagine agora que as empresas estão construindo personagens que fogem de suas atribuições e ficam representando figuras nada heroicas, como, por exemplo, os heróis (dito heróis pela própria história) das obras que mencionei no meu texto? a situação tende a piorar. A guerra cultural não é apenas ideológica, pois ela passa a ser prática em todos os cenários pelos quais ela já foi travada. Por sorte, existem ainda, no Japão, figuras heróicas de grande respeito e admiração como o Tanjiro e a Nezuko de Demon Slayer, o Goku de Dragon Ball, o Thorfinn de Vinland Saga, então, ainda dá para reverter qualquer quadro negativo que esteja sendo traçado.  


A conclusão que eu chego é que temos que rezar pelo Japão e para que os japoneses percebam o perigo social que estão correndo e lutem para eliminar os riscos e efeitos da guerra cultural que eles estão travando. Não basta apenas o governo fazer algo, pois é necessária a ação da sociedade como um todo e isso não é fácil de se realizar. O jeito é rezar pelo Japão. Abaixo eu deixo um vídeo sobre o assunto. 

 

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof