Pular para o conteúdo principal

Shinigami Bocchan to Kuro Maid

 Shinigami Bocchan to Kuro Maid


O Duque e a Alice
https://myanimelist.net/anime/47257/Shinigami_Bocchan_to_Kuro_Maid/pics


Sinopse

Um jovem duque é amaldiçoado e tudo o que ele toca morre. Abandonado pela família em sua mansão, ele tenta descobrir como se livrar dessa maldição. Sua vida só não é mais miserável, pois sua primeira companhia, e a mais importante, é sua apaixonada empregada (Alice).  




Contexto geral da obra

O romance de doze episódios foi ao ar na temporada de Verão de 2021, entre 04 de julho a 19 de setembro, e foi realizado pelo bom estúdio J.C. Staff (Golden Time, Railgun e Date a Live). Ele foi realizado usando uma técnica 3D que está ficando comum no Japão, apesar da resistência dos mais tradicionalistas, que ainda preferem o 2D clássico. Eu mesmo gostei do resultado desse belo trabalho em 3D. A maioria das séries atuais é realizada em mesas digitalizadoras, computadores e com auxílio, cada vez mais frequente, de softwares e I.A. (inteligência artificial), sendo que até os estúdios mais tradicionais estão aderindo aos sistemas mais integrados de produção, como é o caso da Toei que lançou Dragon Ball Heroes e Slam Dunk em um sistema de arte semelhante. É o futuro chegando e otimizando o trabalho dos artistas e diminuindo custos (???) na produção de séries. 


E a escolha da arte em 3D contrasta com a temática do enredo, que nos remete ao romantismo clássico ocidental. É a clássica mistura do Japão que consegue unir a tradição com a modernidade. É o que dá sabor a esse amado e respeitado país. Não sei se isso foi intencional, mas caiu direitinho para representar bem o Japão. Além disso, a música é uma presença forte na obra, sendo que sua abertura me deixou encantado. 


Vamos a uma aulinha sobre as características principais do Romantismo? As principais características:


  • O amor possui o centro da narrativa, sendo exagerado e poderoso;
  • O amor a uma musa, que é uma mulher especial, perfeita e divina;
  • O bucolismo, que é o apreço ao verde e ao valor do campo;
  • A depressão é constante, pois o amor a uma musa é platônico. Raramente é consumado;
  • Um certo egocentrismo, pois a história sempre gira em torno do personagem apaixonado;
  • A fé é sempre presente e seres místicos são capazes de aparições milagrosas para resolverem problemas diversos. Deus é amor e, se o amor é o centro do Romantismo, então, Deus pode se fazer presente em uma obra romântica;
  • A contradição  e atrito, entre o primeiro item e o quarto item, se definem e se resolvem com a vitória do amor, capaz de milagres.


E grande parte dessas características está presente em “The Duke of Death and his Maid” (nome ocidental da obra). Vejamos à seguir:


Análise da obra

https://myanimelist.net/anime/47257/Shinigami_Bocchan_to_Kuro_Maid/pics


O duque é uma pessoa depressiva, pois é amaldiçoado. A presença da maldição já invoca a presença da fé e a depressão do personagem não reside apenas no fato de sua maldição, mas, também, na questão dele não poder tocar na mulher que ele ama. Dessa forma, a maldição também é usada como ferramenta para o amor platônico (prefeito, mas que não pode ser consumado). Alice é a musa inspiradora do duque, que o castiga com brincadeiras sedutoras. São esses momentos de humor que a fazem parecer perfeita, ou seja, a musa que o inspira. O amor dela pelo duque parece uma fortaleza inabalável e consegue puxá-lo da depressão muitas vezes. O amor presente nesses dois corações é forte e faz ser o centro da narrativa da história, na qual o duque busca uma forma de quebrar a sua maldição e poder tocar sua musa (Alice).  


Um curiosidade é que a maldição também pode ser usada como uma arma, ou seja, o duque pode usá-la como defesa. Voltando ao tema das características românticas apresentadas na obra, o bucolismo também se faz presente na região que o duque mora. Ele mora afastado da cidade, em um grande campo, com grandes jardins, fazendo o verde presente e isso faz um dueto com a solidão do duque, que foi abandonado pela família dentro de um casarão, no qual mora apenas ele. O verde parece ser sua única companheira constante, além da doce Alice. 


Ao verificar que o tema se encaixa perfeitamente nas características do romance ocidental clássico, imediatamente eu me apaixonei pela obra. Eu amo o Romantismo e o tenho como minha vertente literária preferida, ou seja, “The Duke of Death and His Maid” tornou-se a minha obra preferida da temporada respectiva de 2021. Se você também gosta desses elementos, veja essa obra e prepare-se, pois a segunda temporada já foi anunciada! 

Postagens mais visitadas deste blog

Outros Papos Indica: O Cérebro que se Transforma

Norman Doidge é psiquiatra, psicanalista e pesquisador da Columbia University Center of Psychoanlytic Training and Research, em New York, e também psiquiatra da Universidade de Toronto (Canadá). Ele é o autor deste livro que indico a leitura. O livro, segundo o próprio editor, “reúne casos que detalham o progresso surpreendente de pacientes” que demonstram como o cérebro consegue ser plástico e mutável. Pacientes como Bárbara que, apesar da assimetria cerebral grave, na qual existia retardo em algumas funções e avanço em outras, conseguiu se graduar e pós-graduar. Um espanto para quem promove a teoria de que o cérebro humano é um órgão estático, com pouca ou nenhuma capacidade de se adaptar. “ Creio que a ideia de que o cérebro pode mudar sua própria estrutura e função por intermédio do pensamento e da atividade é a mais importante alteração em nossa visão desse órgão desde que sua anatomia fundamental e o funcionamento de seu componente básico, o neurônio, foram esboçados pela p

Outros Papos indica uma pesquisa- I.A. e as mãos!

 Hoje não vou indicar um canal, mas uma pesquisa. Enquanto eu ainda tinha uma conta no Twitter, eu estudei muitos desenhos feitos por inteligência artificial e notei uma coisa peculiar em muitos deles. A I.A. (inteligência artificial), muitas vezes, não sabe fazer dedos e mãos.  Vou colocar um vídeo aqui que achei criativo. Um vídeo sobre Persona 5, mas com a letra a música sendo usada para gerar desenhos por I.A.. Notem que em alguns dos desenhos essa peculiaridade aparece. Mãos desenhadas de forma errada. Acredito que algumas inteligências podem não saber como construir, porque o programador não inseriu, na engenharia do sistema, a anatomia das limitações impostas pelos ossos. Simplesmente, eu não sei e preciso pesquisar. Pesquisem também.  

Paulo Fukue- O Engenheiro de Papel

 A tradição não é estática. Ela tem uma alteração lenta. Proteger a tradição é honrar os que vieram antes. Esse é um dos princípios de quem conserva. Por exemplo, antes de criar o Jeet Kune Do , Bruce Lee precisou aprender a tradição do box chinês, Wing Chun . Ele observou seus movimentos, treinou sua base, observou sua realidade e desenvolveu sua técnica para preencher algo que ele considerava falho. Ele conservou e debateu sobre mudanças pontuais, até chegar ao seu estilo próprio. Ele não poderia realizar tal feito se não existisse uma tradição de golpes e lutas anteriores. Se ele não tivesse um Yip Man que o ensinasse. Uma tradição que é mantida é sempre essencial para evoluções futuras e um mestre de hoje sempre aprende com um mestre do passado. Assim a tradição se movimenta. É assim também nas ciências, nas artes e no mundo inteiro. Uma sociedade que respeita seus mestres (professores de grande saber) pode evoluir mais rapidamente. Nesse sentido, toda a forma de divulgação de mest