Pular para o conteúdo principal

Sengoku Youko

Revisão: ChatGPT Sengoku Youko: Yonaoshi Kyoudai-hen (Sengoku Youko) - Pictures - MyAnimeList.net Sengoku Youko: Yonaoshi Kyoudai-hen é um animê que cativa com sua mistura de ação, fantasia e drama. Vamos explorar os aspectos positivos da série: 1. História e Premissa:    - O mundo de Sengoku Youko é dividido em duas facções: humanos e monstros chamados katawara. A protagonista, Tama, é uma katawara que ama os humanos e está disposta a protegê-los do mal, mesmo que isso signifique lutar contra os de sua própria espécie.    - Seu irmão, Jinka, tem uma visão oposta e nutre ódio pelos humanos, apesar de ser um deles. Essa dinâmica entre irmãos cria tensão e profundidade na narrativa.    - Quando o grupo descobre um plano para experimentar em humanos e transformá-los em monstros, eles se unem para enfrentar essa ameaça, mesmo que isso signifique enfrentar um exército inteiro de guerreiros. Sengoku Youko é um daqueles animes que engana, pois apresenta personagens de traços fofos e uma comé

Shinigami Bocchan to Kuro Maid

 Shinigami Bocchan to Kuro Maid


O Duque e a Alice
https://myanimelist.net/anime/47257/Shinigami_Bocchan_to_Kuro_Maid/pics


Sinopse

Um jovem duque é amaldiçoado e tudo o que ele toca morre. Abandonado pela família em sua mansão, ele tenta descobrir como se livrar dessa maldição. Sua vida só não é mais miserável, pois sua primeira companhia, e a mais importante, é sua apaixonada empregada (Alice).  




Contexto geral da obra

O romance de doze episódios foi ao ar na temporada de Verão de 2021, entre 04 de julho a 19 de setembro, e foi realizado pelo bom estúdio J.C. Staff (Golden Time, Railgun e Date a Live). Ele foi realizado usando uma técnica 3D que está ficando comum no Japão, apesar da resistência dos mais tradicionalistas, que ainda preferem o 2D clássico. Eu mesmo gostei do resultado desse belo trabalho em 3D. A maioria das séries atuais é realizada em mesas digitalizadoras, computadores e com auxílio, cada vez mais frequente, de softwares e I.A. (inteligência artificial), sendo que até os estúdios mais tradicionais estão aderindo aos sistemas mais integrados de produção, como é o caso da Toei que lançou Dragon Ball Heroes e Slam Dunk em um sistema de arte semelhante. É o futuro chegando e otimizando o trabalho dos artistas e diminuindo custos (???) na produção de séries. 


E a escolha da arte em 3D contrasta com a temática do enredo, que nos remete ao romantismo clássico ocidental. É a clássica mistura do Japão que consegue unir a tradição com a modernidade. É o que dá sabor a esse amado e respeitado país. Não sei se isso foi intencional, mas caiu direitinho para representar bem o Japão. Além disso, a música é uma presença forte na obra, sendo que sua abertura me deixou encantado. 


Vamos a uma aulinha sobre as características principais do Romantismo? As principais características:


  • O amor possui o centro da narrativa, sendo exagerado e poderoso;
  • O amor a uma musa, que é uma mulher especial, perfeita e divina;
  • O bucolismo, que é o apreço ao verde e ao valor do campo;
  • A depressão é constante, pois o amor a uma musa é platônico. Raramente é consumado;
  • Um certo egocentrismo, pois a história sempre gira em torno do personagem apaixonado;
  • A fé é sempre presente e seres místicos são capazes de aparições milagrosas para resolverem problemas diversos. Deus é amor e, se o amor é o centro do Romantismo, então, Deus pode se fazer presente em uma obra romântica;
  • A contradição  e atrito, entre o primeiro item e o quarto item, se definem e se resolvem com a vitória do amor, capaz de milagres.


E grande parte dessas características está presente em “The Duke of Death and his Maid” (nome ocidental da obra). Vejamos à seguir:


Análise da obra

https://myanimelist.net/anime/47257/Shinigami_Bocchan_to_Kuro_Maid/pics


O duque é uma pessoa depressiva, pois é amaldiçoado. A presença da maldição já invoca a presença da fé e a depressão do personagem não reside apenas no fato de sua maldição, mas, também, na questão dele não poder tocar na mulher que ele ama. Dessa forma, a maldição também é usada como ferramenta para o amor platônico (prefeito, mas que não pode ser consumado). Alice é a musa inspiradora do duque, que o castiga com brincadeiras sedutoras. São esses momentos de humor que a fazem parecer perfeita, ou seja, a musa que o inspira. O amor dela pelo duque parece uma fortaleza inabalável e consegue puxá-lo da depressão muitas vezes. O amor presente nesses dois corações é forte e faz ser o centro da narrativa da história, na qual o duque busca uma forma de quebrar a sua maldição e poder tocar sua musa (Alice).  


Um curiosidade é que a maldição também pode ser usada como uma arma, ou seja, o duque pode usá-la como defesa. Voltando ao tema das características românticas apresentadas na obra, o bucolismo também se faz presente na região que o duque mora. Ele mora afastado da cidade, em um grande campo, com grandes jardins, fazendo o verde presente e isso faz um dueto com a solidão do duque, que foi abandonado pela família dentro de um casarão, no qual mora apenas ele. O verde parece ser sua única companheira constante, além da doce Alice. 


Ao verificar que o tema se encaixa perfeitamente nas características do romance ocidental clássico, imediatamente eu me apaixonei pela obra. Eu amo o Romantismo e o tenho como minha vertente literária preferida, ou seja, “The Duke of Death and His Maid” tornou-se a minha obra preferida da temporada respectiva de 2021. Se você também gosta desses elementos, veja essa obra e prepare-se, pois a segunda temporada já foi anunciada! 

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof