Pular para o conteúdo principal

Outros Papos indica: Abroad and Hungry

 Max Ginestra é um youtuber que já passou um tempo percorrendo as ruas da Índia para nos trazer vídeos excelentes sobre a gastronomia e a comida de rua indianas. Eu venho indicar o canal dele, pois tem uma playlist interessante sobre o tema.  Eu fiquei muito curioso sobre a culinária indiana e, confesso, o acho bastante corajoso, pois ele enfrenta algumas situações que me deixariam de cama. E ele, além de valente, mostra-se empolgado com o que come. É um canal que indico, para quem gostaria de ver a comida de rua da Índia. Pegue seu chá e se divirta!

Questões sobre Isekai!



https://www.crunchyroll.com/pt-br/isekai-cheat-magician



Isekai e algumas questões

Isekai é um gênero, ou subgênero, da literatura que conta a história de personagens que são tirados de sua realidade e cotidiano, para irem a outros mundos, ou outras realidades. Geralmente, o tema é mais abordado na fantasia, mas está também relacionado à ficção e literatura fantástica. Atualmente, está ganhando tanto espaço, e sua popularidade é tão grande, que já pode ser tratado mais como um gênero do que como um subgênero da literatura.

Urban Dictonary
Meaning:
"Another world" 
Usually referring to Japanese stories (anime, manga, light novels or web novels) which involve the main character being transported into another world via either reincarnationsummoning, or a god transmigrating them. 

The setting is usually but not always, medieval fantasy with swords and magic.


---~~~---

Segundo Bushido, do OtakuPT:
Isekai, em japonês 異世界 (literalmente “mundo diferente”) é um subgénero de light novels, mangás, animes e videojogos que se desenrolam à volta de uma pessoa normal que é transportada para ou aprisionada num universo paralelo.

O primeiro Isekai?

Antes de mais nada, devo reforçar aqui que os textos indicados foram analisados tendo em conta apenas a característica do personagem visitar outros mundos, pois essa é a essência do tema.

E já que algumas pessoas incluem textos ocidentais no debate, não restringindo o gênero apenas ao que foi, ou é produzido no Japão, sinto-me confortável para ir nessa direção. Não levando em conta histórias bíblicas (Adão e Eva; e Enoque), podemos achar nos poemas de Dante Alighieri (Divina Comédia) traços de um Isekai com a jornada do personagem por diferentes mundos (Inferno e Paraíso, por exemplo). Embora não se tenha uma data concreta de seu nascimento, estudiosos registram que a obra é de 1300. 

Ainda indo na direção da mitologia, temos os 9 mundos da mitologia nórdica, seus deuses e heróis que viajavam por estes mundos em suas histórias.



Já na mitologia japonesa temos os irmãos Izanami e Izanagi e as histórias da criação das ilhas do Japão, deuses e, por fim, de sua separação (mundo de Yomi). Eles aparecem no livro Kojiki, livro sagrado escrito em 712. 

Saindo um pouco das histórias mitológicas, pois pode-se alegar que não foram realmente jornadas por mundos diferentes, mas jornadas dentro do mesmo mundo, porém, em dimensões diferentes; temos ótimos representantes do gênero na literatura do ocidente. Alguns sites indicam, como o primeiro Isekai da literatura o livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, que foi publicado em 1865, porém, o final do livro deixa margens para interpretar se Alice apenas sonhou com os acontecimentos, por isso, não o incluiria com segurança como o primeiro Isekai. Prossigo, então, com “O Mágico de Oz”, escrito por L. Frank Baum em 1901. Também temos em Peter Pan um bom exemplo. Inicialmente escrito como roteiro para uma peça de teatro, foi editado em formato escrito (livro) em 1911. (Agradeço ao amigo @riojin_san pela dica!) As Crônicas de Nárnia, que é uma coleção de livros de C. S. Lewis, teve seu início em 1949. Todos acima versam sobre o descobrimento de mundos fantásticos!

O fato é que ainda existirá muita discussão sobre isso, pois não é um tema fechado. E você? Lembra de alguma obra, ocidental ou oriental, mais antiga que essas? Comente! 


Minecraft é um Isekai?

Considerando que jogamos com um personagem chamado Steve, que aparece em um mundo diferente, já adulto, não sendo sequer parecido com os demais personagens do jogo, pode indicar que Steve pode ter sido invocado para aquele mundo. Como ele possui poderes mágicos, viaja por outras dimensões, e consegue invocar outros personagens, é forte a evidência de que Minecraft pode mesmo ser um Isekai. O que acham?



https://www.minecraft.net/pt-br/


Isekai hoje!



Sãos muitas as séries que estão no mercado hoje em dia com esse tema. Konosuba, Shield Hero, Re: Zero, “Milf Isekai” (😊), OverLord, e está em dúvida se o mercado não se tornou saturado para o tema.  Eu acredito que ainda não. Se formos levar em consideração que o homem sempre sonhou com alguma viagem que o tire de sua realidade; com meios para explicar, ou ensinar, novas gerações sobre temas próprios da cultura, e que sempre foi de interesse de qualquer sociedade o mistério e a descoberta de novos mundos, que tornaram clássicas as histórias, por exemplo, como as de Jules Verne, acredito que sempre teremos espaço para esse gênero, que é um escape claro para as pressões do cotidiano. Forçando um pouco a barra, o desejo pelo descobrimento de novo mundos foi o grande responsável pelo início das navegações, ou seja, desde a época mais remota o homem sempre buscou novos mundos. Podemos aferir que o Isekai está no sangue de toda a humanidade. Forcei muito a barra? 😉

Evidentemente, teremos ciclos com altos e baixos, dependendo da qualidade das histórias e dos autores, mas acredito que as histórias do gênero Isekai estarão sempre presentes, pois elas abraçam a ideia de que existe um mundo no qual podemos ser felizes. E isso não tem preço para a alma humana. Voltando para a história bíblica, até faço uma reflexão sobre isso e pergunto: não seria o Isekai o desejo do homem em retornar ao paraíso perdido em Gênesis?




Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof