Pular para o conteúdo principal

Antologia do Pequeno Rato

 Não é um exemplo de literatura gótica, apesar de ter animais fantásticos que falam, mas possui o sofrimento da alma da literatura gótica. É um clamor sofrido de um pequeno ser que está preso em um ambiente de experimentos e só tem no seu cientista o seu observador e, quem sabe, seu salvador. É uma metáfora para os sentimentos de traição, perda e dor de ser agredido e não ter a força necessária para reagir. Tudo isso é gótico. 

Todo o Poder Emana do Povo!




No dia 26/05/2019, uma manifestação gigantesca tomou conta das ruas do Brasil. De Brasília a Porto Alegre, passando por Salvador, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro, o povo foi às ruas para manifestar seu desejo democrático de ver o Congresso tocando para frente as reformas, as votações das medidas provisórias, e do pacote anticrime elaborado pelo ministro Moro.



Foram mais de 350 cidades[1], dentro e fora do país, se manifestando pacificamente pela agenda que levou o presidente Bolsonaro à vitória nas eleições passadas e foi um recado para o Congresso: trabalhem pelo povo e aprovem logo as reformas e projetos do Executivo. O povo percebeu, enfim, que é protagonista da política e fez valer o artigo primeiro de nossa Constituição Federal que, no parágrafo único, afirma: “todo o poder emana do povo”.



Foi uma manifestação pacífica e bela, na qual a mensagem primordial foi a de que estamos vigilantes, de olho no Congresso, e estamos nos manifestando para que os representantes do povo, de fato, venham a obedecer a vontade do povo. E, também, um recado para muitos movimentos que achavam que tinham o controle das ruas. As ruas são do povo e ninguém coloca mordaça no povo!



Além disso, o recado ao centrão foi claro: não vai ter parlamentarismo branco e nem impeachment do presidente. Trabalhem direito, dentro das regras impostas pela Constituição Federal, e pela nossa democracia, que é presidencialista. Nada de golpe! Artistas, políticos e “lideranças” que apostaram no fracasso das manifestações, para reforçar uma falsa narrativa de incapacidade do presidente, terão que engolir que estamos com ele. Estamos com Bolsonaro. Apesar de termos 5 meses da mídia suja batendo constantemente no presidente, isso não abalou a confiança do eleitorado brasileiro. Aos editores eu informo: vocês FALHARAM! Continuem nessa trajetória e não terão mais um leitor sequer de seus jornais. Eu mesmo deixei de assinar e ler vários.

Av. Paulista em São Paulo.


E sei que alguns políticos podem tentar menosprezar o que aconteceu ontem, mas é apenas para manter uma fachada falsa de tranquilidade, pois eles sabem que as manifestações de ontem foram fortes e eles estão acuados. Se afrontarem a democracia das ruas, acordarão leões. Eles sabem bem disso! Por exemplo, somente em São Paulo, a população fechou SEIS quarteirões da Av. Paulista[2]! Outro exemplo: Brasília com o gramado da Esplanada tomado por manifestantes. Não se pode, e nem deve, menosprezar o que foi feito ontem. Eles sabem disso.


Conclusão



Agora existem algumas possibilidades. A mais positiva é de que o Congresso andará com o pedido popular e teremos aprovadas as reformas que o Brasil precisa. Quero acreditar nessa.



A mais negativa, é que o Congresso tente endurecer o páreo. Isso nos fará regressar às ruas e isso refletirá futuramente nas eleições. Veja o que aconteceu com o PT, como diminuiu de tamanho. É o risco que eles assumirão se afrontarem a vontade popular.  





[1] Conexão política- lista de cidades:
https://conexaopolitica.com.br/ultimas/confira-a-lista-de-mais-de-350-cidades-com-atos-confirmados-para-domingo-26-05/
[2] O ANTAgonista: https://www.oantagonista.com/brasil/ato-na-paulista-ocupa-seis-quarteiroes/

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof