Pular para o conteúdo principal

Antologia do Pequeno Rato

 Não é um exemplo de literatura gótica, apesar de ter animais fantásticos que falam, mas possui o sofrimento da alma da literatura gótica. É um clamor sofrido de um pequeno ser que está preso em um ambiente de experimentos e só tem no seu cientista o seu observador e, quem sabe, seu salvador. É uma metáfora para os sentimentos de traição, perda e dor de ser agredido e não ter a força necessária para reagir. Tudo isso é gótico. 

ABTA e os dados de 2018!


ABTA  e dados de 2018

O setor vinha decaindo desde 2014, com uma súbita melhora em 2017 (18,9 milhões de assinantes). Dados que me fizeram escrever um texto sobre o assunto em “ABTA- Dados de 2017”[1]. Os dados deram um certo alívio às empresas que acreditavam que o pior já tinha passado.

No texto, através da leitura de uma pesquisa do site Omelete (leia na matéria passada), acreditei que a queda de assinantes seria irreversível. Escrevi, e repasso novamente, que:

 Um alívio que pode ser mal interpretado, pois uma pesquisa do Omelete joga, no setor, uma nova preocupação. Existe um grupo que não consome a televisão por assinatura.

Na pesquisa Geek Power[3], o consumo de serviços de streaming, dentro do grupo  chamado geek, ultrapassou o uso da tv por assinatura já em 2014. O mais interessante é notar a queda constante do uso do serviço que chegou, em 2017, ao seu pior patamar (68% dos entrevistados dizem usar o serviço). Segundo Marcelo Forlani, diretor de marketing do Omelete, este quadro é irreversível, pois o grupo é exigente e deseja conteúdo de qualidade com bom preço.  

E o ano de 2018 veio para reforçar esta análise, pois o setor está fechando o ano com 17,8 milhões de assinantes. Ele encolheu para números próximos aos de 2012. Um retrocesso de 6 anos. Veja no quadro abaixo:





Além do problema de estar competindo com tecnologias mais dinâmicas, a televisão por assinatura também enfrenta uma questão simples da economia em crise, que é o corte de gastos supérfluos. Toda família, quando precisa equilibrar as finanças da casa, corta gastos desnecessários e as famílias parecem ter decidido que televisão por assinatura não é essencial. Deste modo, muitos abandonaram o serviço.

Ramiro Gomes Ferreira, gestor no Clube do Valor[2]: “Planejar e colocar em prática um orçamento familiar pode ser bastante complicado se alguns membros não estiverem dispostos a fazer concessões. Às vezes é preciso abrir mão de itens supérfluos. Refeições fora de casa (saiba como – e quanto – eu economizei por não fazer refeições mais fora de casa neste artigo), idas a shows, ao cinema ou ao shopping center são apenas alguns exemplos de atividades que geram gastos. Gastos estes que, frequentemente, precisam ser revisados”.

Problema pelo qual a banda larga não está passando. Ao que tudo indica, as famílias estão mantendo o serviço de internet por acreditarem que o serviço é essencial. Hoje, não se vive sem internet. É o que mostra o gráfica abaixo, com a evolução constante do serviço que, em 2017, chegou a 10,7 milhões de assinantes.





Conclusão

Em poucos anos teremos mais assinantes de banda larga do que de televisão por assinatura. Muitos canais já estão prevendo isso e estão migrando para a banda larga (HBO GO, por exemplo). Algumas corporações, como a Google, estão investindo em trazer para sua plataforma alguns canais, por exemplo, para o Youtube, então, reforço minha análise anterior. Um dia, não teremos mais decodificadores ligados à televisão, mas apenas modens e sistemas de interação (Chrome Cast) e os canais de televisão por assinatura  serão engolidos pela internet e serão plataformas, como Crunchyroll ou HIDIVE.


[1] Outros Papos: <http://www.outrospapos.com/2018/02/abta-dados-de-2017.html?q=abta>
[2] Clube do Valor: <https://clubedovalor.com.br/orcamento-familiar/>

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof