Pular para o conteúdo principal

A semana será agitada!





Moro e Lula

Após uma longa investigação e uma longa análise de mérito, aproxima-se o dia da primeira sentença de Lula a ser dada pelo juiz Sérgio Moro. Segundo a reportagem que ilustra este meu pensamento, Moro possui extensa documentação que evidencia que Lula seria o verdadeiro dono do apartamento. Isso indica que o juiz deverá dar mesmo uma sentença condenatória ao ex-presidente.  

Como o advogado de Lula não consegue uma base sólida para a sua defesa, ele se usa de outros recursos para justificar uma condenação que se evidencia a cada dia, ou seja, tanto ele, como seu cliente, insistem em perseguição política. O MPF já se pronunciou sobre isso, como mostra a reportagem, denunciando esta prática ao afirmar que “a defesa do ex-presidente está usando recursos eticamente duvidosos para atacar. Quer transformar um julgamento de crimes por corrupção em julgamento político”. Isso pode gerar consequências também para o advogado de Lula, pois o MPF pode pedir representação contra ele para a comissão de ética da OAB. Seria interessante se isso acontecesse, pois seria um freio nas ações dos advogados que venham a ultrapassar o limite do código de ética da OAB.

Janaína Paschoal, através de sua conta no Twitter, veio a desabafar escrevendo que espera que Lula não venha a ser absolvido por “excesso de provas”. Sim, após o insano julgamento da chapa PT-PMDB, isso está quase virando tese jurídica, por mais absurdo e irônico que possa parecer. Entretanto, pelo que observa a reportagem, Moro realmente está convencido da culpa de Lula e a sentença já deve sair em breve.

E Depois?

Saindo a sentença de Lula, quer seja positiva ou negativa, abrir-se-á prazo recursal para ambas as partes recorrerem para a instância superior. Sim, Moro é apenas um degrau na escala deste julgamento, mas um degrau muito importante. E, pelo que eu ouvi falar, a segunda instância parece ser mais rigorosa que o juiz e pode até enrijecer a sentença monocrática dada por Moro.

Como Lula almeja alcançar 2018 sem uma condenação em segunda instância, que o impediria de concorrer a qualquer cargo público, ele e seu advogado tentarão arrastar este julgamento ao máximo. Lógico, ele também não deseja a cadeia. E eu estou muito interessado nessa etapa, pois a esquerda fez do Moro um chefe de um esquema político contra o Lula e, agora que o recurso será julgado pelo colegiado de juízes, quem a esquerda nomeará como novo vilão?  Eu só vou esperar para ver e fico com pena do juiz, ou juízes, que serão atacados por eles.

E o Temer?

A Polícia Federal já finalizou a análise do áudio entregue por Joesley. Eles acharam, por óbvio, indícios de crime do presidente na conversa, mas eu não fiquei sabendo se a PF achou edições no áudio. Só vamos ficar sabendo disso esta semana.  Esta semana, também, outras denúncias serão conhecidas contra o atual presidente e isso torna a importância da gravação menor. Ainda bem, pois se a gravação fosse a única evidência contra o presidente, se a mesma estivesse corrompida por edições, não serviria de prova contra o mesmo. Com mais denúncias aparecendo, a condenação de Temer fica mais evidente.

Conclusão


A semana que se inicia será para arrebentar o Brasil. Segura a economia, que as ondas irão agitar!  

Postagens mais visitadas deste blog

Outros Papos Indica: O Cérebro que se Transforma

Norman Doidge é psiquiatra, psicanalista e pesquisador da Columbia University Center of Psychoanlytic Training and Research, em New York, e também psiquiatra da Universidade de Toronto (Canadá). Ele é o autor deste livro que indico a leitura. O livro, segundo o próprio editor, “reúne casos que detalham o progresso surpreendente de pacientes” que demonstram como o cérebro consegue ser plástico e mutável. Pacientes como Bárbara que, apesar da assimetria cerebral grave, na qual existia retardo em algumas funções e avanço em outras, conseguiu se graduar e pós-graduar. Um espanto para quem promove a teoria de que o cérebro humano é um órgão estático, com pouca ou nenhuma capacidade de se adaptar. “ Creio que a ideia de que o cérebro pode mudar sua própria estrutura e função por intermédio do pensamento e da atividade é a mais importante alteração em nossa visão desse órgão desde que sua anatomia fundamental e o funcionamento de seu componente básico, o neurônio, foram esboçados pela p

TOP 3 de séries que merecem remake!

 Existem muitas séries da década de 90, na minha opinião, que mereciam um remake (manter a obra original, apenas contando novamente a história, com a tecnologia atual disponível). Vou citar aqui 3 delas. Estas séries foram escolhidas, pois são séries que ainda mexem comigo, que ainda gosto e que ainda lembro delas como se tivesse as assistido ontem. Esse foi o critério de seleção para esse simples TOP 3, de séries da década de 90, que mereciam um remake.  Oh My Goddess A série mesmo começou em 1988, encerrando-se em 2014, contendo um total de 48 volumes. Ela entra na lista por conta do seu primeiro OVA, lançado em 1993, cabendo perfeitamente nessa lista. A animação realizada pelo studio AIC foi uma das mais belas que já vi e promoveu a criação de outras séries, sendo que a última, se não me engano, terminou em 2013, com outro OVA. Já se passaram quase 10 anos desde a sua conclusão. Um remake dessa série, contando-a do começo a o fim, seria uma ótima celebração. O mangá vendeu mais de 4

Antologia Scortecci 40 Anos!

Antologia para edição especial de aniversário de 40 anos da Scortecci editora, para a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (2022) e, enfim, para ser a edição comemorativa dos 100 anos da Semana de Arte Moderna. Como as poesias já fazem parte desse blog, não faria sentido reescrevê-las, então, deixo aqui cópias das páginas da minha colaboração. Foi uma honra poder ter participado de tão nobre edição comemorativa. Obrigado pela oportunidade.     Primeira parte: Segunda parte: