Pular para o conteúdo principal

A semana será agitada!





Moro e Lula

Após uma longa investigação e uma longa análise de mérito, aproxima-se o dia da primeira sentença de Lula a ser dada pelo juiz Sérgio Moro. Segundo a reportagem que ilustra este meu pensamento, Moro possui extensa documentação que evidencia que Lula seria o verdadeiro dono do apartamento. Isso indica que o juiz deverá dar mesmo uma sentença condenatória ao ex-presidente.  

Como o advogado de Lula não consegue uma base sólida para a sua defesa, ele se usa de outros recursos para justificar uma condenação que se evidencia a cada dia, ou seja, tanto ele, como seu cliente, insistem em perseguição política. O MPF já se pronunciou sobre isso, como mostra a reportagem, denunciando esta prática ao afirmar que “a defesa do ex-presidente está usando recursos eticamente duvidosos para atacar. Quer transformar um julgamento de crimes por corrupção em julgamento político”. Isso pode gerar consequências também para o advogado de Lula, pois o MPF pode pedir representação contra ele para a comissão de ética da OAB. Seria interessante se isso acontecesse, pois seria um freio nas ações dos advogados que venham a ultrapassar o limite do código de ética da OAB.

Janaína Paschoal, através de sua conta no Twitter, veio a desabafar escrevendo que espera que Lula não venha a ser absolvido por “excesso de provas”. Sim, após o insano julgamento da chapa PT-PMDB, isso está quase virando tese jurídica, por mais absurdo e irônico que possa parecer. Entretanto, pelo que observa a reportagem, Moro realmente está convencido da culpa de Lula e a sentença já deve sair em breve.

E Depois?

Saindo a sentença de Lula, quer seja positiva ou negativa, abrir-se-á prazo recursal para ambas as partes recorrerem para a instância superior. Sim, Moro é apenas um degrau na escala deste julgamento, mas um degrau muito importante. E, pelo que eu ouvi falar, a segunda instância parece ser mais rigorosa que o juiz e pode até enrijecer a sentença monocrática dada por Moro.

Como Lula almeja alcançar 2018 sem uma condenação em segunda instância, que o impediria de concorrer a qualquer cargo público, ele e seu advogado tentarão arrastar este julgamento ao máximo. Lógico, ele também não deseja a cadeia. E eu estou muito interessado nessa etapa, pois a esquerda fez do Moro um chefe de um esquema político contra o Lula e, agora que o recurso será julgado pelo colegiado de juízes, quem a esquerda nomeará como novo vilão?  Eu só vou esperar para ver e fico com pena do juiz, ou juízes, que serão atacados por eles.

E o Temer?

A Polícia Federal já finalizou a análise do áudio entregue por Joesley. Eles acharam, por óbvio, indícios de crime do presidente na conversa, mas eu não fiquei sabendo se a PF achou edições no áudio. Só vamos ficar sabendo disso esta semana.  Esta semana, também, outras denúncias serão conhecidas contra o atual presidente e isso torna a importância da gravação menor. Ainda bem, pois se a gravação fosse a única evidência contra o presidente, se a mesma estivesse corrompida por edições, não serviria de prova contra o mesmo. Com mais denúncias aparecendo, a condenação de Temer fica mais evidente.

Conclusão


A semana que se inicia será para arrebentar o Brasil. Segura a economia, que as ondas irão agitar!  

Postagens mais visitadas deste blog

Outros Papos Indica: O Cérebro que se Transforma

Norman Doidge é psiquiatra, psicanalista e pesquisador da Columbia University Center of Psychoanlytic Training and Research, em New York, e também psiquiatra da Universidade de Toronto (Canadá). Ele é o autor deste livro que indico a leitura. O livro, segundo o próprio editor, “reúne casos que detalham o progresso surpreendente de pacientes” que demonstram como o cérebro consegue ser plástico e mutável. Pacientes como Bárbara que, apesar da assimetria cerebral grave, na qual existia retardo em algumas funções e avanço em outras, conseguiu se graduar e pós-graduar. Um espanto para quem promove a teoria de que o cérebro humano é um órgão estático, com pouca ou nenhuma capacidade de se adaptar. “ Creio que a ideia de que o cérebro pode mudar sua própria estrutura e função por intermédio do pensamento e da atividade é a mais importante alteração em nossa visão desse órgão desde que sua anatomia fundamental e o funcionamento de seu componente básico, o neurônio, foram esboçados pela p

Outros Papos indica uma pesquisa- I.A. e as mãos!

 Hoje não vou indicar um canal, mas uma pesquisa. Enquanto eu ainda tinha uma conta no Twitter, eu estudei muitos desenhos feitos por inteligência artificial e notei uma coisa peculiar em muitos deles. A I.A. (inteligência artificial), muitas vezes, não sabe fazer dedos e mãos.  Vou colocar um vídeo aqui que achei criativo. Um vídeo sobre Persona 5, mas com a letra a música sendo usada para gerar desenhos por I.A.. Notem que em alguns dos desenhos essa peculiaridade aparece. Mãos desenhadas de forma errada. Acredito que algumas inteligências podem não saber como construir, porque o programador não inseriu, na engenharia do sistema, a anatomia das limitações impostas pelos ossos. Simplesmente, eu não sei e preciso pesquisar. Pesquisem também.  

Paulo Fukue- O Engenheiro de Papel

 A tradição não é estática. Ela tem uma alteração lenta. Proteger a tradição é honrar os que vieram antes. Esse é um dos princípios de quem conserva. Por exemplo, antes de criar o Jeet Kune Do , Bruce Lee precisou aprender a tradição do box chinês, Wing Chun . Ele observou seus movimentos, treinou sua base, observou sua realidade e desenvolveu sua técnica para preencher algo que ele considerava falho. Ele conservou e debateu sobre mudanças pontuais, até chegar ao seu estilo próprio. Ele não poderia realizar tal feito se não existisse uma tradição de golpes e lutas anteriores. Se ele não tivesse um Yip Man que o ensinasse. Uma tradição que é mantida é sempre essencial para evoluções futuras e um mestre de hoje sempre aprende com um mestre do passado. Assim a tradição se movimenta. É assim também nas ciências, nas artes e no mundo inteiro. Uma sociedade que respeita seus mestres (professores de grande saber) pode evoluir mais rapidamente. Nesse sentido, toda a forma de divulgação de mest