Pular para o conteúdo principal

Sengoku Youko

Revisão: ChatGPT Sengoku Youko: Yonaoshi Kyoudai-hen (Sengoku Youko) - Pictures - MyAnimeList.net Sengoku Youko: Yonaoshi Kyoudai-hen é um animê que cativa com sua mistura de ação, fantasia e drama. Vamos explorar os aspectos positivos da série: 1. História e Premissa:    - O mundo de Sengoku Youko é dividido em duas facções: humanos e monstros chamados katawara. A protagonista, Tama, é uma katawara que ama os humanos e está disposta a protegê-los do mal, mesmo que isso signifique lutar contra os de sua própria espécie.    - Seu irmão, Jinka, tem uma visão oposta e nutre ódio pelos humanos, apesar de ser um deles. Essa dinâmica entre irmãos cria tensão e profundidade na narrativa.    - Quando o grupo descobre um plano para experimentar em humanos e transformá-los em monstros, eles se unem para enfrentar essa ameaça, mesmo que isso signifique enfrentar um exército inteiro de guerreiros. Sengoku Youko é um daqueles animes que engana, pois apresenta personagens de traços fofos e uma comé

Kado, Yaha-kui e a Bíblia!


Kado- The Right Answer pega influências do Apocalipse e do comportamento de Jesus



Kado- The Right Answer é uma animação realizada pela Toei e conta a história da chegada de um visitante para estabelecer relações e comunicações com o nosso mundo, começando pelo Japão. Disponível via Crunchyroll, a série não traz a clássica animação 2-D, mas uma boa animação 3-D, ao estilo Cyborg 009- Call Of Justice, para contar uma história que me chamou atenção pelas referências adotadas. O roteirista Mado Nozaki tem usado muito de referências bíblicas do livro do Apocalipse. Aqui vou deixar algumas referências ao Apocalipse que ficaram evidentes nestes primeiros capítulos e que podem nos deixar uma pista de como a série se desenrolará.

Yaha-kui
A começar pelas características do personagem principal, Yaha-kui, que apresenta traços descritos no livro aqui mencionado, bem como na sua ação e comportamento.  Sobre a descrição física, em Apocalipse, capítulo 1 e versículo 14, Cristo é assim descrito: “E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo”. A imagem abaixo mostra que Yaha-kui apresenta-se de igual maneira. Quem acompanha a série sabe que a primeira aparição de Yaha-kui, ele tinha a pele reluzente como o latão, bem como prossegue a descrição bíblica sobre o Cristo. Mais à frente, no Apocalipse, O Cristo é descrito como um ser possuidor de uma voz como a voz de muitas águas. Yaha-kui , ao tentar se comunicar pela primeira vez, emite um som que poderia ser descrito dessa forma.


Resultado de imagem para kado right answer

Já sobre o comportamento, nós temos uma cena na qual Yaha-kui multiplica o pão, dentro de um avião, como no milagre da multiplicação dos pães e dos peixes no Novo Testamento.  Já no terceiro capítulo, Yaha-kui explica porque escolheu o Japão para o início dos tratados de desenvolvimento e usa uma palavra (inventada para esta ficção) para descrever  uma ação; uma palavra que substitui o termo para misericórdia. Estou me referindo ao momento em que Yaha-kui usa uma parábola para explicar um motivo. E, ao fazer uso de uma parábola, Yaha-kui aproxima-se mais da forma como Cristo se manifestava.  Assim sendo, podemos perceber que o personagem Yaha-kui tem influências diversas do Cristianismo, mais precisamente do livro do Apocalipse, não somente para sua aparência física, mas, também, para seu comportamento.


Kado

O que realmente me despertou para as referências bíblicas foi a chegada do cubo, pois eu sempre tive interesse em ver como Nova Jerusalém será,  e sempre li demais estes trechos bíblicos, transformando as unidades de medidas, para imaginar melhor como seria a cidade. Em Apocalipse 21, versículos 2 e 11: “E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. (...) E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente”. Kado, então, sendo este cubo abaixo, desce do céu com brilho semelhante, parecendo uma grande joia, como mostra a imagem abaixo. E Kado possui enfeites e adereços em sua face externa que podem ter sido colocados lá para fazer jus a referência bíblica sobre a noiva.



No parágrafo acima, eu mencionei que gostava de calcular as unidades de medida, trazendo para nosso tempo os números medidos neste livro. Desta forma, eu calculei que a cidade seria um cubo perfeito com cerca de 2 quilômetros de altura, profundidade e largura. Em Apocalipse 21, versículos 16 e 17, temos as medidas iniciais: “E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais. (...) E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme à medida de homem, que é a de um anjo”. Adivinhem quais sãos as proporções do cubo do Yaha-kui? Veja na imagem abaixo.

Resultado de imagem para +kado the  answer



Outra Realidade/ Outro Universo Adjacente

Existe um momento da Bíblia no qual caçoam de Jesus. Ele responde: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui” (João 18:36)

No terceiro capítulo, um personagem responde que o mundo de Yaha-kui é uma realidade dimensional superior à nossa, fora do nosso universo/reino. Como Yaha-kui é um ser de uma dimensão superior, assim como Cristo não pertence a este mundo/universo, Yaha-kui consegue manipular a nossa realidade com a ajuda de Kado, tal como Cristo fazia com a força da Fé. E outra qualidade de Yaha-kui aparece nesse momento, pois ele contraria seu interlocutor por ter usado a expressão "superior", pois daria uma interpretação errada sobre o assunto, mostrando, desta forma, humildade.

Conclusão

Apesar de ser uma ficção científica, Kado- The Right Answer tem tantos símbolos bíblicos, que podemos afirmar que a estrutura da narrativa, bem como traços da história, poderão beber ainda mais no livro do Apocalipse, afinal, se Yaha-kui se parece tanto com o Cristo, teria ele a mesma função? Se a série está contando o início do Apocalipse, será que teremos a queda do meteoro Absinto? O surgimento de um antagonista, como um anticristo? Fiquei ansioso para ver mais desta série e descobrir estes mistérios. Notem, também, na abertura abaixo, o uso da escrita antiga e de desenhos antigos que dão uma referência de que Yaha-kui já pode ter visitado o nosso mundo antes, fazendo, talvez, uma posterior ligação com os símbolos aqui usados e já descritos.




Outra conclusão que eu cheguei, é que este livro bíblico serve perfeitamente para engrandecer a estrutura e o roteiro de ficções. Momento Jabá abaixo!




Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof