Pular para o conteúdo principal

Outros Papos indica: Britta Food4Dogs

 Venho indicar um canal de uma senhora muito simpática que joga Persona e coleciona itens do jogo. Não é só Persona que ela joga, mas foi através de Persona 3 Reload que eu conheci o canal dela. Se gostar do conteúdo do canal dela, por favor se inscreva lá.  E falando em coleções, achei o Joker (Persona 5) mais caro da Amazon Brasil.  Data do print: 17/03/2024

Locomotion e o fracasso do Crowdfunding


Team Loco e o fracasso do crowdfunding



Antes de virar Animax, o canal Locomotion era um dos mais amados espaços para quem curtia animação adulta, incluindo desenhos japoneses. O time que cuidava do canal tentou um retorno, criando um crowdfunding para a criação de um portal de streaming que é o sonho de muitos fãs saudosistas. O crowdfunding foi um fracasso e com razão de ser, pois não representa uma ferramenta adequada para o objetivo proposto.

Segundo o site Kickante, “Crowdfunding é quando várias pessoas se identificam com o seu projeto ou ideia e resolvem apoiar financeiramente para que ele se realize. Na Kickante, qualquer pessoa pode criar a sua campanha de crowdfunding e arrecadar fundos para um projeto ou uma ideia - artistas, cineastas, ONGs, idealistas, esportistas, empreendedores, entre outros, estão realizando seus sonhos com crowdfunding! CNPJ ou pessoa física. Projeto grande ou pequeno.”

Segundo a ideia de financiamento coletivo (crowdfunding), esta parecia ser a ferramenta ideal, não é? Até poderia ser, mas dependeria da contrapartida, isto é, do que seria dado em troca da contribuição. Praticamente, ofereceram mensalidades grátis, arte digital para download e, no máximo, ser ouvido em relação ao futuro da plataforma. A contrapartida não foi adequada ao que estava sendo proposto. Sem contar que lançou-se dúvida quanto à qualidade da plataforma por causa do valor pretendido estar abaixo dos valores de mercado. Com este valor pedido dever-se-ia criar a plataforma, contratar-se-ia servidores e pagar-se-ia contrato de exibição on-line de séries, fora serviços de criação de legendas, propaganda e etc.

Para ver como estava desigual, vamos pegar o exemplo do Crunchyroll que, atualmente, está com um milhão de assinantes. O CR gera algo em torno de 5 milhões de dólares mensais com a assinatura de seu serviço. Imaginem o lucro anual de uma empresa como esta? E o Team Loco queria criar uma plataforma semelhante. Eles estavam propondo a criação de uma empresa, com capital de outros, sem dar a eles uma boa contrapartida como, por exemplo, parcelas do lucro líquido obtido na operação (mesmo que anual). Sim, eles pretendiam criar uma empresa, gerar lucro e capital e dar aos contribuintes apenas gratuidade na mensalidade. Uma contrapartida horrível. Imaginem o seguinte exemplo: Didi pediu dinheiro para Dedé, Mussum e Zacarias para abrir uma locadora de vídeos. Em troca, ele daria a eles apenas aluguéis de vídeos. Acho que Dedé, Mussum e Zacarias seriam passados para trás, pois Didi ficaria com o lucro da empresa e todas as facilidades que uma empresa possui e sem precisar tirar dinheiro do próprio bolso. Didi seria o esperto.

A Solução

Como sempre afirmei, eu gosto de apresentar o erro/problema e apresentar a solução para o mesmo, então, como o Team Loco conseguirá reerguer o nosso tão amado canal? Pegando o exemplo mais correto, eles poderiam fazer como fez o Crunchyroll. O fundador do portal CR conseguiu financiamento empresarial com a Tv Tokyo e o grupo de investimento da família Rockefeller e iniciou suas atividades com estas parcerias. Atualmente, o CR tem como parceiros e investidores o Otter Media e a  Tv Tokyo. O Team Loco poderia, também, buscar um investidor anjo que, pelas palavras do site Anjos do Brasil, “O investidor anjo exerce um papel fundamental no sucesso destas empresas, pois além de contribuir com o capital financeiro, aplica a sua experiência, o seu conhecimento e a sua rede de contatos proporcionando o aumento de suas chances de sucesso e acelerando seu crescimento. Esta importância é tão relevante que um estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em mais de 30 países identificou que ‘os investidores anjo tem um papel crítico no sucesso das empresas iniciantes’,  por isto é muito importante que o Brasil adote políticas de proteção e estímulo para os Investidores Anjo”.

Claro que o pessoal do Locomotion terá que dividir o lucro obtido com seus investidores, mas terá a certeza de ter seu projeto concretizado e com segurança institucional e financeira. Esse é o caminho adequado. E, para quem deseja realizar um crowdfunding, dê aos colaboradores uma boa contrapartida, principalmente se o produto a ser criado render algum lucro para a empresa, tal qual um filme ou animação. E, para quem é louco por ajudar, perceba se o produto a ser criado será vendido e peça uma boa contrapartida, como, por exemplo, o lucro obtido pela venda do produto.


Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof