Pular para o conteúdo principal

Quatro Faces do Sobrenatural!

 Quatro Faces do Sobrenatural No Japão tem uma história pra contar, Quatro nomes que podem confundir, Mas cada um tem seu próprio lugar, Vem comigo que eu vou te traduzir. Akuma é um espírito da escuridão, Não é diabo, mas traz complicação. Na cultura, é vilão a se temer, Mas no fundo, é pra ensinar a crescer. Akuma, Maou, Oni e o mal ancestral, Quatro figuras de impacto cultural. Cada um com seu papel pra revelar, Entre mitos e lendas, há muito a explorar. Maou é o rei de um reino infernal, Um soberano num mundo surreal. No anime, é até gente boa às vezes, Mas no mito, trazem crises e reveses. E o Oni? É força bruta e emoção, Pode ser bom ou uma grande confusão. Tem chifres e uma pele vermelha ou azul, Mas no fundo é só mais um guardião cultural. Akuma, Maou, Oni e o mal ancestral, Quatro figuras de impacto cultural. Cada um com seu papel pra revelar, Entre mitos e lendas, há muito a explorar. Os demônios bíblicos são outro lugar, Histórias que vêm pra moral ensinar. São anjos caí...

Cartinhas e a Função do Escritor

Com isso, fiz deste blog um espaço com o qual eu disponibilizo meus livros (antologias) em formato digital, de maneira gratuita e pública. Um acervo lindo, apesar de alguns errinhos gramaticais, ou de não concordar com o que escrevi, ou por repetir temas e poemas. Foram mais de 30 antologias lançadas nesse período de 13 anos. Sem contar os livros individuais que estão sendo vendidos. Colocando aí por baixo uma média de quase 3 livros por ano. Não sei mensurar qual impacto essas antologias tiveram, ou terão, dentro de seu mercado, nicho e público, mas eu gostei de criar cada uma delas. São filhas. Notei, ao juntar todas as antologias, que eu usei meus textos para promover animações japonesas, criando poemas nerds.


Função do escritor


A função social da escrita é o desenvolvimento do indivíduo e sua inserção no mundo de maneira que o faça apto ao trabalho, ao relacionamento social e familiar. Que ele compreenda e interaja com símbolos, interpretando a sua realidade de maneira eficiente e mudando o próprio mundo. Desta forma, um escritor não vê o seu trabalho como apenas a redação de textos e a edição de impressos/digitais mas, também, como uma chance de realizar uma mudança social. E, portanto, ao lançar uma antologia, temos o cuidado de distribuí-la para bibliotecas, escolas e prefeituras, no ensejo de ajudar na educação, na leitura e no desenvolvimento social. Tendo isso em mente, trabalhei em diversos frontes que podem ser verificados através destas cartinhas. Eu disponibilizo agora algumas delas para leitura. Começo com esta pequena aqui embaixo. Fui diretor da biblioteca da Associação Nacional de Escritores e recebi uma carta pedindo livros para uma biblioteca comunitária. Reuni os associados, colaboramos com diversos livros que enviei a eles. Depois de um tempo, recebi esta cartinha em agradecimento.



Uma biblioteca tem que zelar pela imortalidade da obra, do livro, preservando a obra de maneira que ela possa ser lida por gerações. Além disso, a biblioteca é uma fonte de conhecimento para leitores, estudiosos e amantes da leitura. Disponibilizar livros para bibliotecas é ajudar a manter a história viva.  Esta aqui nos informou que o livro havia sido aceito pela biblioteca do Vaticano. Com isso, tenho uma antologia salva nesta maravilhosa biblioteca. Uma obra que será preservada e consultada por muito tempo.



Desta forma, também me orgulho de ter recebido cartas da biblioteca de Alexandria (não a tenho aqui no computador no momento), UBENY,  de Tupã, São João do Meriti, e de várias outras bibliotecas pelo Brasil e pelo mundo. 











Como já afirmei, não basta apenas escrever, os livros devem ser enviados para bibliotecas ao redor mundo e no Brasil. E, de igual modo, participar de eventos, bienais e feiras faz como que a leitura se perpetue e a paixão por livros cresça. Participei de bienais em São Paulo, Bahia, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro e, também, de bienais fora do país, como em Frankfurt.




E com estas pequenas contribuições, eu tentei colaborar para melhorar um pouco o nosso mundo. Com empenho, amor, erros e acertos, eu tentei fazer minha parte e distribuir boas mensagens a todos. Não sei que resultado consegui. E você? O que conseguiu realizar pelo próximo?





Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017, ...

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof...