Pular para o conteúdo principal

Cartinhas e a Função do Escritor

Com isso, fiz deste blog um espaço com o qual eu disponibilizo meus livros (antologias) em formato digital, de maneira gratuita e pública. Um acervo lindo, apesar de alguns errinhos gramaticais, ou de não concordar com o que escrevi, ou por repetir temas e poemas. Foram mais de 30 antologias lançadas nesse período de 13 anos. Sem contar os livros individuais que estão sendo vendidos. Colocando aí por baixo uma média de quase 3 livros por ano. Não sei mensurar qual impacto essas antologias tiveram, ou terão, dentro de seu mercado, nicho e público, mas eu gostei de criar cada uma delas. São filhas. Notei, ao juntar todas as antologias, que eu usei meus textos para promover animações japonesas, criando poemas nerds.


Função do escritor


A função social da escrita é o desenvolvimento do indivíduo e sua inserção no mundo de maneira que o faça apto ao trabalho, ao relacionamento social e familiar. Que ele compreenda e interaja com símbolos, interpretando a sua realidade de maneira eficiente e mudando o próprio mundo. Desta forma, um escritor não vê o seu trabalho como apenas a redação de textos e a edição de impressos/digitais mas, também, como uma chance de realizar uma mudança social. E, portanto, ao lançar uma antologia, temos o cuidado de distribuí-la para bibliotecas, escolas e prefeituras, no ensejo de ajudar na educação, na leitura e no desenvolvimento social. Tendo isso em mente, trabalhei em diversos frontes que podem ser verificados através destas cartinhas. Eu disponibilizo agora algumas delas para leitura. Começo com esta pequena aqui embaixo. Fui diretor da biblioteca da Associação Nacional de Escritores e recebi uma carta pedindo livros para uma biblioteca comunitária. Reuni os associados, colaboramos com diversos livros que enviei a eles. Depois de um tempo, recebi esta cartinha em agradecimento.



Uma biblioteca tem que zelar pela imortalidade da obra, do livro, preservando a obra de maneira que ela possa ser lida por gerações. Além disso, a biblioteca é uma fonte de conhecimento para leitores, estudiosos e amantes da leitura. Disponibilizar livros para bibliotecas é ajudar a manter a história viva.  Esta aqui nos informou que o livro havia sido aceito pela biblioteca do Vaticano. Com isso, tenho uma antologia salva nesta maravilhosa biblioteca. Uma obra que será preservada e consultada por muito tempo.



Desta forma, também me orgulho de ter recebido cartas da biblioteca de Alexandria (não a tenho aqui no computador no momento), UBENY,  de Tupã, São João do Meriti, e de várias outras bibliotecas pelo Brasil e pelo mundo. 











Como já afirmei, não basta apenas escrever, os livros devem ser enviados para bibliotecas ao redor mundo e no Brasil. E, de igual modo, participar de eventos, bienais e feiras faz como que a leitura se perpetue e a paixão por livros cresça. Participei de bienais em São Paulo, Bahia, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro e, também, de bienais fora do país, como em Frankfurt.




E com estas pequenas contribuições, eu tentei colaborar para melhorar um pouco o nosso mundo. Com empenho, amor, erros e acertos, eu tentei fazer minha parte e distribuir boas mensagens a todos. Não sei que resultado consegui. E você? O que conseguiu realizar pelo próximo?





Postagens mais visitadas deste blog

Outros Papos Indica: O Cérebro que se Transforma

Norman Doidge é psiquiatra, psicanalista e pesquisador da Columbia University Center of Psychoanlytic Training and Research, em New York, e também psiquiatra da Universidade de Toronto (Canadá). Ele é o autor deste livro que indico a leitura. O livro, segundo o próprio editor, “reúne casos que detalham o progresso surpreendente de pacientes” que demonstram como o cérebro consegue ser plástico e mutável. Pacientes como Bárbara que, apesar da assimetria cerebral grave, na qual existia retardo em algumas funções e avanço em outras, conseguiu se graduar e pós-graduar. Um espanto para quem promove a teoria de que o cérebro humano é um órgão estático, com pouca ou nenhuma capacidade de se adaptar. “ Creio que a ideia de que o cérebro pode mudar sua própria estrutura e função por intermédio do pensamento e da atividade é a mais importante alteração em nossa visão desse órgão desde que sua anatomia fundamental e o funcionamento de seu componente básico, o neurônio, foram esboçados pela p

Outros Papos indica uma pesquisa- I.A. e as mãos!

 Hoje não vou indicar um canal, mas uma pesquisa. Enquanto eu ainda tinha uma conta no Twitter, eu estudei muitos desenhos feitos por inteligência artificial e notei uma coisa peculiar em muitos deles. A I.A. (inteligência artificial), muitas vezes, não sabe fazer dedos e mãos.  Vou colocar um vídeo aqui que achei criativo. Um vídeo sobre Persona 5, mas com a letra a música sendo usada para gerar desenhos por I.A.. Notem que em alguns dos desenhos essa peculiaridade aparece. Mãos desenhadas de forma errada. Acredito que algumas inteligências podem não saber como construir, porque o programador não inseriu, na engenharia do sistema, a anatomia das limitações impostas pelos ossos. Simplesmente, eu não sei e preciso pesquisar. Pesquisem também.  

Paulo Fukue- O Engenheiro de Papel

 A tradição não é estática. Ela tem uma alteração lenta. Proteger a tradição é honrar os que vieram antes. Esse é um dos princípios de quem conserva. Por exemplo, antes de criar o Jeet Kune Do , Bruce Lee precisou aprender a tradição do box chinês, Wing Chun . Ele observou seus movimentos, treinou sua base, observou sua realidade e desenvolveu sua técnica para preencher algo que ele considerava falho. Ele conservou e debateu sobre mudanças pontuais, até chegar ao seu estilo próprio. Ele não poderia realizar tal feito se não existisse uma tradição de golpes e lutas anteriores. Se ele não tivesse um Yip Man que o ensinasse. Uma tradição que é mantida é sempre essencial para evoluções futuras e um mestre de hoje sempre aprende com um mestre do passado. Assim a tradição se movimenta. É assim também nas ciências, nas artes e no mundo inteiro. Uma sociedade que respeita seus mestres (professores de grande saber) pode evoluir mais rapidamente. Nesse sentido, toda a forma de divulgação de mest