Pular para o conteúdo principal

Copa do Mundo e Mídia Esportiva



Outra coisa difícil que nosso governo e os grandes meios de comunicação esportiva nos obrigam a engolir é a cobertura da Copa do Mundo. Parece que o Brasil, de uma hora para outra, deixou seus problemas para trás em prol de um campeonato sob investigação da Interpol, por suspeitas de manipulação de resultados (veja aqui).  Mas não é apenas sobre isso que queria escrever. É uma crítica aos comentários que vi no Sportv antes do jogo no qual o México ganhou de Camarões.


Caderno de Esportes do Correio Braziliense (DF)


Enquanto no Sportv, antes do jogo México e Camarões, os comentaristas elogiavam as estruturas da Copa e os novos aeroportos, como se o Brasil, em um passe de mágica, tivesse virado a Inglaterra, cerca de 92 cidades no sul de nosso país decretaram estado de emergência por causa das chuvas que afetaram a vida de 400 mil pessoas e já mataram 10 (veja aqui). Aliás, o sistema de drenagem do campo estava uma maravilha e aguentou bem a forte chuva que caiu durante o jogo. Pena que a Av. Dinarte Mariz não teve o mesmo cuidado por parte do governo e acabou com um deslizamento de terra que cobriu 5 carros, segundo o jornal Tribuna do Norte (veja aqui).  A Copa seria importante se houvessem melhores condições para a população curtir o evento, entretanto, não é isso que se percebe. Somente na grande SP já temos mais de10 mil casos de dengue confirmados em 25 distritos (veja aqui).


Imagem do site Tribuna do Norte. Reportagem de Daísa Alves e Igor Jácome. Link acima!


Não quero estragar a festa de ninguém, só quero que os meios de comunicação, que cobrem o esporte, reflitam sobre os elogios às estruturas da Copa, pois não refletem a realidade brasileira em muitos municípios e cidades. E não me venham afirmar a questão do legado, pois gastou-se muito para pouco proveito da população. O ideal, sugiro eu, é que se concentrem nos jogos, estatísticas e coisas mais próximas do esporte, para não causar revolta em quem assiste. O pior é que, com essa notícia sobre a investigação da Interpol, eu até perdi o pouco interesse que tinha do espetáculo.



Vou acompanhar os jogos do Japão somente para ver a camisa com o Pikachu! 

Pikachu! Nem sei se é oficial esta imagem! :)

Dilma Vs Pikachu



Já deixo avisado que estou saindo de férias, então, as postagens para o blog vão se encerrar este mês.  Com isso, o blog vai passar a ter menos textos. Retornarei em agosto.

Postagens mais visitadas deste blog

Outros Papos Indica: O Cérebro que se Transforma

Norman Doidge é psiquiatra, psicanalista e pesquisador da Columbia University Center of Psychoanlytic Training and Research, em New York, e também psiquiatra da Universidade de Toronto (Canadá). Ele é o autor deste livro que indico a leitura. O livro, segundo o próprio editor, “reúne casos que detalham o progresso surpreendente de pacientes” que demonstram como o cérebro consegue ser plástico e mutável. Pacientes como Bárbara que, apesar da assimetria cerebral grave, na qual existia retardo em algumas funções e avanço em outras, conseguiu se graduar e pós-graduar. Um espanto para quem promove a teoria de que o cérebro humano é um órgão estático, com pouca ou nenhuma capacidade de se adaptar. “ Creio que a ideia de que o cérebro pode mudar sua própria estrutura e função por intermédio do pensamento e da atividade é a mais importante alteração em nossa visão desse órgão desde que sua anatomia fundamental e o funcionamento de seu componente básico, o neurônio, foram esboçados pela p

Outros Papos indica uma pesquisa- I.A. e as mãos!

 Hoje não vou indicar um canal, mas uma pesquisa. Enquanto eu ainda tinha uma conta no Twitter, eu estudei muitos desenhos feitos por inteligência artificial e notei uma coisa peculiar em muitos deles. A I.A. (inteligência artificial), muitas vezes, não sabe fazer dedos e mãos.  Vou colocar um vídeo aqui que achei criativo. Um vídeo sobre Persona 5, mas com a letra a música sendo usada para gerar desenhos por I.A.. Notem que em alguns dos desenhos essa peculiaridade aparece. Mãos desenhadas de forma errada. Acredito que algumas inteligências podem não saber como construir, porque o programador não inseriu, na engenharia do sistema, a anatomia das limitações impostas pelos ossos. Simplesmente, eu não sei e preciso pesquisar. Pesquisem também.  

Paulo Fukue- O Engenheiro de Papel

 A tradição não é estática. Ela tem uma alteração lenta. Proteger a tradição é honrar os que vieram antes. Esse é um dos princípios de quem conserva. Por exemplo, antes de criar o Jeet Kune Do , Bruce Lee precisou aprender a tradição do box chinês, Wing Chun . Ele observou seus movimentos, treinou sua base, observou sua realidade e desenvolveu sua técnica para preencher algo que ele considerava falho. Ele conservou e debateu sobre mudanças pontuais, até chegar ao seu estilo próprio. Ele não poderia realizar tal feito se não existisse uma tradição de golpes e lutas anteriores. Se ele não tivesse um Yip Man que o ensinasse. Uma tradição que é mantida é sempre essencial para evoluções futuras e um mestre de hoje sempre aprende com um mestre do passado. Assim a tradição se movimenta. É assim também nas ciências, nas artes e no mundo inteiro. Uma sociedade que respeita seus mestres (professores de grande saber) pode evoluir mais rapidamente. Nesse sentido, toda a forma de divulgação de mest