Pular para o conteúdo principal

OP indica um canal sobre Azur Lane

**Yostar** Copidesque: ChatGPT 4o A Yostar é uma empresa japonesa conhecida por seu papel de destaque no desenvolvimento e publicação de jogos mobile, com grande foco na criação de experiências imersivas e envolventes. Fundada em 2014, a Yostar rapidamente se estabeleceu como uma das principais desenvolvedoras do gênero gacha, conquistando fãs ao redor do mundo. **Jogos de Sucesso** Entre seus lançamentos de maior sucesso estão *Azur Lane*, *Arknights* e *Blue Archive*. Cada um desses jogos apresenta uma combinação única de mecânicas de jogo, narrativas cativantes e visuais atraentes que têm capturado a imaginação dos jogadores. *Azur Lane*, por exemplo, transforma navios de guerra históricos em personagens anime chamadas shipgirls, que lutam contra inimigos em uma narrativa rica e complexa. *Arknights* é um jogo de defesa de torre com uma narrativa distópica e design de personagens únicos, enquanto *Blue Archive* oferece uma experiência de RPG escolar com uma trama envolvente e person

Fate Zero: Ethos, Mores e Lei!


Fate Zero: O diálogo dos reis!




    Fate Zero, a séria, está liberada para a nossa região, através do Crunchyroll, e, desse modo, pude observar esta espetacular série e seu enredo. Não preciso salientar a maravilhosa animação, com impecáveis movimentos, luzes, cores e mistura excelente de animação 2-D com a arte 3-D CGI. Então, quero me firmar em um único capítulo, em um diálogo entre os três reis: Rei dos Conquistadores, Rei dos Reis, e Rei dos Cavaleiros, pois são claras definições de moral, lei e ética. Cliquem nas palavras para ampliarem o leque de conhecimento de cada uma delas, pois elas não se esgotam neste texto. Aliás, acho que nunca teremos um fim para a definição de ethos, mores e leis.


    Antes de mais nada, neste capítulo, Rider (Rei dos Conquistadores, ou Alexandre o Grande) visita Saber (Rei dos Cavaleiros, ou “Rei” Arthur) e convida Gilgamesh (Rei dos Reis) para tomarem vinho e discutirem sobre suas posições em relação ao uso do Graal. Aqui, percebemos a verdade de cada um. A palavra verdade, aqui usada, tem o sentido defendido por São Tomaz de Aquino.


“A verdade tem contornos ambientais e cada um a reconhece, à sua maneira, através de estados íntimos nem sempre transferíveis e tão pouco comunicáveis.”


    O diálogo mostra claramente, essa verdade, isto é, o que cada um presenciou e viveu em sua época, dando a clara distinção do que cada um percebe como destino do “Rei”. Em meus estudos, percebo que mores é um conjunto de valores que um indivíduo segue e que, coletivamente, sendo adotada por uma sociedade, dá lugar ao ethos (ética) que a estuda e regulamenta. 





    Rider demonstra, em um texto claro, que a conduta do rei deveria ser para sua satisfação pessoal. A conduta do rei diz respeito a ele unicamente. O Rei usa a nação para seu benefício pessoal. O rei não deve satisfação a ninguém. Alexandre- O Grande demonstra que o mores de sua época beneficiava unicamente o rei pela visão mística que a sociedade tinha da família real, em especial o rei. É a clara definição de mores, isto é, “do conjunto de normas associadas a ideias sobre formas lícitas e ilícitas de comportamento, conjunto este aceito e sancionado por uma determinada sociedade” (Marcus Cláudio Acquaviva). Rider demonstra, com isso, sua força e sua paixão pela liderança. Força e paixões que conquistaram um exército de heróis que lutam por ele e para ele. Um carisma tão intenso, digno de líderes extremistas, que abraça toda uma sociedade e a converte em peões usados para seu próprio proveito.





    Saber já demonstra um outro lado da conduta do mores, o que eu considero o êthos (como definição em latim para caráter). Saber tem, como visão, que o rei deveria servir seu povo e protegê-lo. Que sua satisfação era proteger seu país e vê-lo reerguido como uma nação forte e novamente dominante. O amor à pátria. Diferentemente da paixão insana que abraça a causa de Alexandre, o amor patriótico de Saber não deseja o sacrifício pessoal de seus cidadãos.  Considero o ethos, pois a visão da Saber é mais coletiva, e Rider é, teoricamente, um rei individualista. Enquanto, Saber demonstra um ethos, o Rei dos Conquistadores demonstra um mores individual.


    Para deixar mais clara a definição entre eles, Osvaldo Ferreira de Melo, doutor em Direito, e professor aposentado da UFSC, assim relata o ethos, “Ética já não é entendida como objeto descritível de uma Ciência, nem tampouco como fenômeno especulativo. Trata-se agora de conduta esperada pela aplicação de regras morais no comportamento social, o que se pode resumir como qualificação do comportamento do homem enquanto ser em situação”.  Virginia E. N. Raymundo assim explica: “A ética é coletiva, não sendo coercitivamente imposta, nem tem sanção para o seu descumprimento, exceto a reprovação popular”.




    Gilgamesh, o rei dourado, interpõe pouco no diálogo, que fica restrito à Rider e Saber, mas em suas poucas palavras nota-se a clara definição, da tarefa do Rei, de guiar através de Leis impostas por ele. Sua posição é de superioridade, por ser Rei dos Reis, então, pouco importa a ele defender sua opinião. Sua vontade, e sua palavra, é soberana. Ele apenas observa seus rivais. Gilgamesh é a representação da lei soberana. É até engraçado, pois, enquanto ethos e mores duelavam em um debate intenso, a lei permanecia calada, apenas observando.


    Poder absorver tudo isso, simplesmente em um capítulo, me fez render-me ao roteiro. Roteiro que nos tira da zona de conforto, nos apresenta um universo  palpável, com personagens carismáticos e reviravoltas interessantes. Essa série é ótima!

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof