O Dilema do Lucro Compartilhado: A Crise Estrutural dos Estúdios de Anime e o Modelo do Comitê de Produção A indústria japonesa de animação, celebrada por seu crescimento global contínuo e pela capacidade de gerar franquias multibilionárias como Demon Slayer e One Piece , esconde uma profunda crise estrutural que atinge diretamente os estúdios de produção. Conforme revelado pelos relatórios de 2025, embora a receita total da indústria se mantenha em alta, impulsionada em grande parte pelo mercado internacional, os estúdios de animação operam sob o que é frequentemente chamado de "boom sem lucro" (TEIKOKU DATABANK, 2025). Ao analisar a temporada passada, percebi muitas séries com animações que fariam qualquer amador se envergonhar. Isso se deve a um fator cada vez mais evidente: a péssima distribuição de recursos para alguns estúdios. Veja a seguir. A raiz desse problema reside no modelo de negócios dominante: o Comitê de Produção (Seisaku Iinkai). Modelo de negócios que...
Segundo o website Made in Japan, as entidades nipo-brasileiras divulgaram uma segunda parcial das doações já recebidas! O valor já ultrapassa 800 mil reais. Leia para se informar mais!
A Cruz Vermelha da China já conseguiu também arrecadar 20 milhões de yuans para o Japão e isso dá cerca de 3 milhões de dólares segundo o conversor de moedas Financeone.
Segundo o Diário Digital, a Lady Gaga já arrecadou 1,5 milhão para as crianças japonesas vítimas do terremoto/tsunami.
Novamente, o mundo pode parecer duro, mas sempre há alguém disposto a tornar este mundo um lugar melhor. Parabéns para estas pessoas!