sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Drops: Animes no México e no Brasil

Drops: Animes no México e Brasil

Fonte: https://henshin.com.br/2017/05/04/fairy-tail-dragon-cry-filme-sera-exibido-no-brasil/


Fiquei imaginando o que levaria uma empresa a descumprir uma promessa feita ao público. A Konnichiwa Festival (Kem Media) prometeu o lançamento de várias animações japonesas em toda a América Latina, o que incluiu o Brasil neste pacote, nos cinemas. No entanto, por aqui não vimos nada. Fui buscar uma resposta na bilheteria mexicana.

Acredito que o desempenho fraco dos filmes pode ter influenciado na decisão de não cumprir o que foi prometido. A bilheteria mexicana[1]  foi muito fraca. A Silent Voice, por exemplo, foi o filme com maior arrecadação e não passou de 500 mil dólares, ocupando a posição de número 123, porém, um resultado fraco não poderia ser usado para medir o desempenho de outros países. Se pegarmos “Naruto The Last[2]” vemos que a bilheteria brasileira foi quase igual a bilheteria mexicana, ou seja, o Brasil poderia dobrar os ganhos da empresa. Eu acho que este não foi o fator determinante.

Quando se faz um plano de negócios, é preciso ter em mente o risco do projeto e calcular possíveis perdas. Desta forma, não se faz promessas que não serão cumpridas. O que me deixa com três pensamentos. O primeiro é que a empresa esperava melhores resultados dentro de casa. O segundo é que a empresa não calculou adequadamente o risco e as perdas e foi pega de surpresa, sem condições de cumprir a promessa feita. O terceiro é que a empresa nunca quis lançar nada no Brasil. O resultado é que estou com tanta revolta, que não vou comprar nada da Kem Media. Compro de outra distribuidora, mas dela não.

E você? O que acha que aconteceu?



[1] Box Office Mojo:
http://www.boxofficemojo.com/intl/mexico/yearly/?yr=2017&sort=gross&order=DESC&pagenum=2&p=.htm
[2] Naruto: http://www.boxofficemojo.com/movies/?page=intl&id=lastnaruto.htm