Pular para o conteúdo principal

Persona 3 Tanka

A dor se esvai;  O mal não mais reinará;  Cigarras cantam; Estou sempre contigo;  Amor vibra nos festivais.  Um tanka em homenagem ao jogo Persona 3 Reload. Data do print: 17/03/2024

Opinião: Cortes do Governo

Texto escrito ontem, com atualização de notícia ao fim. O governo estuda recuo nas propostas. Apesar disso, deixo o meu texto na íntegra.

Sim, cortes são necessários. Ajustar a economia para fazer o Brasil voltar a crescer é necessário, mas não dessa forma. Em outubro do ano passado, eu escrevi:

Se estas forem as medidas verdadeiras para o controle da inflação, o governo vai errar, pois pode enfurecer o povo retirando dele o sustento em caso de necessidade, como é o problema com os cortes no seguro-desemprego. Com a economia esfriando por causa da alta dos juros, os cortes em áreas de apoio ao trabalhador (caso se confirme essa informação) são erros. Deve-se, antes de tudo, procurar outras áreas de ação do governo para efetuar os cortes que irão inibir a inflação e a alta dos preços, nunca começando pelo auxílio ao trabalhador.


Sobre o superávit primário, os meus exemplos acima demonstram que é possível economizar sem pegar tanto no bolso do trabalhador.  Basta melhor controle do Estado em seus gastos e no combate à corrupção para reduzir a quantia, sem necessitar enforcar ainda mais o trabalhador. O combate à corrupção passa pela visibilidade das contas públicas, melhor aparelhamento do Estado no combate aos corruptos e política pública com menos burocracia e mais tempestividade.” (Outros Papos- Economia em 2015)


Fonte: Estadão


Vou explicar o erro do governo em enforcar o trabalhador com essas medidas. O Estado necessita do giro da economia, isto é, que o cidadão trabalhe, produza, poupe e gaste. O cidadão que trabalha, produz serviços e riquezas ao país, recebe por esse trabalho e, com o fruto de seu trabalho, sobrevive, poupa e gasta. Ao gastar, ele compra outros produtos e serviços do outros trabalhadores e faz a roda da economia girar. Já quando o cidadão poupa, “O cidadão poupa, e esse dinheiro poupado pode ser usado para investimentos. A riqueza é gerada com a aplicação correta do investimento na otimização dos recursos.” (Coluna do Augusto Nunes- Veja)  O Estado se beneficia disso e recebe, através de taxas e impostos, a quantia para o perfeito funcionamento da máquina pública. Máquina pública que escolhe como gastar esse dinheiro do cidadão brasileiro.




1- Ao adiar o ajuste ao servidor público, ele retira do servidor o ganho real (acima da inflação) que valoriza o salário. Se a inflação do período de 2016 for igual à inflação do primeiro semestre de 2015, que foi de 6,17%, (Fonte: G1) podemos afirmar que o salário do servidor público terá um ganho real menor e, portanto, as famílias terão menos condições de compra e poupança. Ao atrasar o pagamento do reajuste em seis meses, o governo corre o risco de entregar um salário devassado em relação à inflação. Menor poder de compra e poupança para as famílias de servidores públicos.

2- A suspensão de concursos é uma avalanche de más notícias, pois, aliada à notícia do enxugamento dos ministérios, retira a possibilidade de contratação de pessoal qualificado para a máquina pública. Além disso, pode afetar o setor do ensino e pode ocasionar o fechamento de cursinhos preparatórios. Dessa forma, o desemprego pode aumentar pela ausência de portas de entrada (concursos), pelas demissões de terceirizados, e pelo fechamento de cursinhos que podem não resistir se a procura pelos cursos se reduzir. Menos gente empregada, menos dinheiro circulando pela economia. E a avalanche pode não parar por aí. Com menos gente no serviço público, aliado com as aposentadorias que poderão ocorrer, pode promover a baixa qualidade do atendimento ao cidadão em diversos órgãos do governo.

3- Cumprir o “gasto constitucional com a saúde” pode implicar em dizer que o governo vai gastar o mínimo necessário para com essa pasta. Isso me assustou, pois se a nossa saúde pública já anda ruim, imagine agora que a regra é “gastar apenas o necessário”. Dessa forma, o trabalhador que necessitar de atendimento, poderá ter seu estado agravado e seu regresso ao mercado de trabalho adiado, fazendo com que a economia sofra pela ausência dele no giro da economia.

4- A revisão na estimativa de gasto da subvenção agrícola (PGPM) é algo complicado. A Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) é uma forma de garantia de renda ao produtor e controle de safra e preços. O Ministério da Agricultura assim explica o papel do PGPM: “Garantir o abastecimento nacional com alimentos de qualidade e assegurar ao produtor preços que permitam sua manutenção na atividade rural é um compromisso do Ministério da Agricultura.
A cada safra, as diretrizes da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) são coordenadas, elaboradas, acompanhadas e avaliadas para garantir segurança alimentar e a comercialização dos produtos agropecuários.
O financiamento da estocagem, a armazenagem, a venda de estoques públicos de produtos agropecuários e a equalização de preços e custos são alguns dos mecanismos de que o ministério se vale para garantir abastecimento e comercialização.
Toneladas de produtos agrícolas excedentes podem ser comercializadas, por meio de leilões eletrônicos monitorados pelo governo, de forma a abastecer regiões deficitárias e, ao mesmo tempo, garantir aos produtores um preço que lhes permita manter-se na atividade rural.
As tabelas e os gráficos elaborados pelo ministério reúnem dados atualizados mensalmente sobre exportações e importações; área plantada, produção e produtividade; preço mínimo e de mercado; entre outros.”

A redução nesse ponto vai passar de um bilhão de reais. Esse é um auxílio importante, principalmente para a produção de milho e trigo. Com o PGPM podemos ter a garantia de valores justos, a sobrevivência de produtores e safras com distribuição equilibrada. Como todos sabem, a inflação, vez ou outra, é puxada para cima por causa de alimentos. Ao se reduzir a intervenção do Estado na ajuda ao produtor, os valores de alguns produtos agrícolas podem disparar, aumentando a inflação e reduzindo o poder de compra real do salário do trabalhador. Fora outras questões que não quero compartilhar no momento, pois esse texto tornou-se grande e ainda nem cheguei na conclusão.

5- Sobre a CPMF, necessita da leitura de “O desastre da economia brasileira e o gigantesco buraco fiscal do governo” de Fernando Ulrich. Veja que a política de concessão de crédito do governo é que está acabando com a economia, com uma dívida massiva. Segundo ele: “Mas uma política deliberada de juros artificialmente baixos — aliada ao controle estatal sobre o crédito bancário — é capaz de desorganizar toda a estrutura produtiva da economia, com consequências profundas no longo prazo, em diversos setores. (...) Recapitulando: o Tesouro tem tido dificuldade na rolagem integral da dívida pública, causando um resgate líquido e, portanto, aumento da liquidez no sistema. O excesso de liquidez afeta a taxa Selic, obrigando o Bacen a utilizar as operações compromissadas — cujo lastro são títulos públicos — para enxugar a liquidez e manter a Selic na meta estabelecida. Para recompor a carteira do Bacen, o Tesouro emite novos títulos em seu favor.” E conclui: “Apenas elevar alguns tributos — como insiste em propor o governo — não resolverá o problema. Dada a já estonteante carga tributária, aumentos de impostos podem inclusive derrubar a arrecadação em uma economia em contração.” Imagine, então, a criação (ou retorno) de um imposto como a CPMF?



A conclusão

A Conclusão é que o governo brasileiro está apertando o cinto da pessoa errada. Ele precisa do trabalhador bem empregado, bem remunerado e bem capacitado para produzir, gerar renda e adquirir recursos para o orçamento. Ao apertar o cinto do trabalhador, ele vai estar sufocando a economia, inibindo o consumo e diminuindo ainda mais o crescimento. Com a criação da CPMF, o cidadão consumirá ainda menos, fazendo o giro da economia  se reduzir, ou seja, a roda da economia pode vir a furar. Dessa forma, o governo está colocando em risco até os projetos sociais que tanto defendeu, pois se o “Brasil que trabalha” reduzir seu trabalho, menor será  a aquisição do Estado e menos dinheiro terá para os projetos sociais a médio e longo prazos.

Quer um exemplo de que poderia ser um pouco diferente? O adiamento do reajuste dos servidores vai reduzir os gastos do governo em 7 bilhões, certo? Entretanto, o governo ainda manteve a compra de caças Gripen por quase 6 bilhões de reais. Ou seja, se cancelasse a compra de caças, o governo poderia conseguir salvar o reajuste. Mesmo sendo uma compra parcelada, com juros, esse valor poderia ser abatido desse reajuste, talvez integralmente. A concessão de crédito a juro baixos poderia ser reduzida, assim como os gastos do governo em outras áreas (que não a saúde). Desse jeito, o governo pode até conseguir maquiar o orçamento de 2016, mas dificilmente esses ajustes gerarão crescimento. É assim que eu vejo isso.   

-----------------------------------------------------------------------------------------
Atualização de notícia: Pressionado, Planalto estuda recuo em três medidas do pacote de cortes! Eu fiquei animado com essa notícia, pois parece que os trabalhadores tiveram defesa dentro do Congresso Nacional e algumas medidas podem acabar. Existem outros meios de cortar gastos, que não fira unicamente o trabalhador, e cabe ao governo a coragem de realizar estes cortes na própria carne, ao invés de sangrar o trabalhador. 



Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof