Pular para o conteúdo principal

Heróis que dançam!

Heróis dignos;   Lutam por seus ideais;   Dançam em festa;   Cerejeiras florescem;   Vencem pela nobreza. Uma curiosidade dos filmes indianos é que eles reproduzem sempre festividades, então, possuem cantos e danças. Aqui uma dança do filme RRR! 

Inspiração somente germina com trabalho!


A inspiração


Que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando.” (Pablo Picasso)






    Como se dá o processo de inspiração? Está pergunta não é difícil de responder, como as demais que respondi sobre a questão autoral. Pode ler aqui algumas “Noções Básicas para se escrever um Livro”. A inspiração, segundo muitos autores, é o que menos influencia a produção autoral, seja textos, canções ou qualquer outra obra.



Devíamos ser ensinados a não esperar por inspiração para começar algo. Ação sempre gera inspiração. Inspiração raramente gera ação.” (Frank Tibolt)



    Eu concordo com estes dois grandes nomes. O que estas frases têm em comum?  Elas indicam que o trabalho inicia-se antes da inspiração chegar. Algumas pessoas já me disseram que não tem coragem de escrever um livro, ou qualquer obra artística, porque lhes falta inspiração. Entretanto, inspiração não é algo que lhe caia na cabeça, tal qual a maçã de Newton, ou seja, ela necessita ser trabalhada.


    Lembram do que escrevi no meu texto “A escrita não é um ato isolado”?   Que, ao escrevermos algo, estamos dando vida ao interior. Um interior moldado por outras pessoas, ou seja, outras vozes (palavras) que falam através de você. Ao ler um texto, e colocar no papel alguma palavra, você está abraçando aquele autor, dando voz às palavras que saíram do coração dele? Pois isso é uma espécie de inspiração.


    Pronto, o mistério está revelado. Mesmo muitas pessoas não tendo consciência disso, a inspiração vem, muitas vezes, do exterior que, ao sofrer introspecção, gera na mente do autor um resultado positivo ou negativo. Este resultado será a primeira semente a ser trabalhada para se criar uma obra.


“Imaginar é o princípio da criação. Nós imaginamos o que desejamos, queremos o que imaginamos e, finalmente, criamos aquilo que queremos.” (George Bernard Shaw)


    E a autora de Frankenstein (Mary Shelley) relatou que a inspiração para o livro se deu devido a um pesadelo da autora, quando a mesma tinha apenas 19 anos. É como nos alertou Carl Jung que “dentro de cada um de nós há um outro que não conhecemos. Ele fala conosco por meio dos sonhos." Ficou meio esquizofrênico o texto não é? Mas o sentido geral é este: a inspiração é um reflexo do que a sua mente interpreta, e processa, como sua realidade e manifesta-se de inúmeras maneiras, ora como sonhos, como ideias ou outros processos mentais dos mais diversos.


    Um simples passeio de trem fez Einstein formular uma das bases de sua teoria, assim como um pesadelo ajudou a formar a ideia central de um dos mais incríveis livros de terror já criados, ou seja, a inspiração aqui sempre foi a projeção de uma ideia, através de um elemento externo, mas sempre um trabalho mental. Einstein estava sempre raciocinando, mesmo quando efetuava trabalhos rotineiros, assim como a mente continua trabalhando mesmo quando dormimos.


    Posso encerrar escrevendo que a inspiração não será um “anjo” que descerá dos Céus lhe entregando um pergaminho com a grande ideia, mas que a inspiração já está em você. Basta trabalhar o texto, conhecer as regras, visualizar o mercado e, acima de tudo, sentir o que você está escrevendo. Para o meu livro “Apocalipse: Brasília”, ainda não publicado, a inspiração se deu pela motivação religiosa da época, aliada à paixão pelos desenhos japoneses e com boas doses de cenas de filmes de ação. Peguei todos estes fatores externos, digeri cada um deles e moldei o miolo conforme escrevi em “noções básicas para escrever um texto”, então, exercitei elementos exteriores e a inspiração pegou-me trabalhando. Se é um bom livro, somente posso responder após publicar! J Em geral é isso, uma criação é sempre inspiração aliada ao trabalho, e ao desenvolvimento interior, que reflete como aquela ideia exterior se projetou no espírito do criador. 

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof