Pular para o conteúdo principal

Um tanka para o Sul

 Um poema tanka para ajudar o Sul. Chuva implacável, Sul em lágrimas se afoga, Mãos estendidas, Unidos, somos mais fortes, Reconstruir é nossa voz. ACNUR, Agência da ONU para Refugiados

O Impacto Desproporcional dos Animes nas Redes Sociais, Quantificado!

O Impacto Desproporcional dos Animes nas Redes Sociais, Quantificado  

Por Miles Thomas Atherton (fundador e CEO da White Box Entertainment). Revisão: ChatGPT


O texto completo, que você pode ler aqui, apresenta uma pesquisa interessante sobre o impacto das séries japonesas (animes) nas redes sociais. Em resumo, Miles obteve dados cuja análise foi contundente ao mostrar um aspecto interessante: os animes deixaram de ser um nicho para se tornarem um produto de massa mais abrangente.


Vamos começar com um breve resumo das aulas de Comunicação Social:  

A indústria cultural, também conhecida como cultura de massa ou cultura pop, é o mecanismo comercial que fomenta o consumo massificado de bens artísticos e culturais em geral. Ela produz cultura para ser amplamente consumida pelas massas de trabalhadores nas grandes cidades. Essa forma de cultura é veiculada por meio de TV, cinema, rádio, revistas, propagandas, vídeos e imagens que circulam pelas telas do mundo.


Os teóricos da Escola de Frankfurt alertaram para os riscos da massificação da arte. Um dos principais riscos é que a cultura de massa deixa de ter origem popular para vincular-se à produção empresarial. As origens da indústria cultural estão ligadas a fenômenos como a sociedade de consumo, a economia de mercado e a existência de meios de comunicação capazes de colocar uma mensagem ao alcance do mundo todo em poucos minutos. Já o Instituto Mises defende a cultura de massa como uma forma de preservar a autenticidade e qualidade da arte. Diogo Costa, para o Instituto Mises, escreveu: "Mas a comercialização da arte não necessariamente diminui sua autenticidade. Pelo contrário, as possibilidades comerciais de uma obra de arte costumam conferir mais valor ao trabalho genuíno. Não só isso: o comércio da arte permite que artistas sejam mais independentes, mais recompensados pelo seu trabalho e, no final, faz com que a cultura de uma sociedade seja mais diversa e de melhor qualidade." Essa é a argumentação de Tyler Cowen em seu livro In Praise of Commercial Culture [Em defesa da cultura comercial]."


Tendo a concordar mais com o Instituto Mises, pois foi através da cultura de massa que conseguimos perceber melhor a cultura de outro país e assim estudá-la e assimilá-la, valorizando temas como a cerimônia do chá e o caminho das artes marciais, sempre enriquecendo o intelecto. Portanto, podemos considerar que a indústria cultural é responsável por grande parte do entretenimento e da cultura consumida em nossa sociedade moderna.


Voltando para a matéria:


Como podem ver no primeiro gráfico da matéria, o impacto de Jujutsu Kaisen e One Piece está muito superior ao de outras duas séries americanas de grande renome. É um quadro espantoso que mostra que as mentes estão mais voltadas para a cultura japonesa do que para a americana. É uma mudança de paradigma interessante, que demonstra também um possível desgaste de séries americanas e seus temas, afinal, existe um ditado que diz que "a boca fala do que o coração está cheio", então, esse único quadro mostra do que o coração das pessoas está repleto.

Anime’s Outsized Impact on Social Media, Quantified (anitrendz.net)


Quando Miles buscou outros dados, da "Whip Media’s most recent SVOD originals ranking", a situação ficou ainda mais espantosa. Veja abaixo. Temos cinco séries japonesas muito bem colocadas nesse ranking que agrega conversas do X, Instagram e Facebook. Ele menciona que não acredita que essas plataformas sejam as melhores representantes das plataformas de mídia social, mas concorda que os dados não competem entre si, mas agregam os mesmos valores, mostrando a mesma direção. E ele conclui: "Anime leaves an outsized impact on its fans, who in turn leave an outsized impact on the town squares of the digital age,inviting more fans to join the community. This virtuous cycle promises to see continued growth, if not acceleration, in the North American anime audience for years to come." Traduzindo: "O anime deixa um impacto desproporcional em seus fãs, que por sua vez deixam um impacto desproporcional nas praças das cidades da era digital, convidando mais fãs a se juntarem à comunidade. Este ciclo virtuoso promete ver um crescimento contínuo, se não uma aceleração, na audiência de anime na América do Norte nos próximos anos."

Anime’s Outsized Impact on Social Media, Quantified (anitrendz.net)


E isso é interessante, pois, como Costa afirmou, a cultura de massa diversifica e melhora a qualidade de um povo, e temos uma geração (Millennial e Z) praticamente descobrindo os animes e, portanto, absorvendo os valores inseridos nesses produtos. E quais valores são esses? Considerando apenas as séries do texto, temos, por exemplo, e não apenas esses exemplos: o valor da família, meritocracia, o valor da moral e justiça, o valor de nunca desistir e da amizade.


Uma observação que também achei interessante é notar que, apesar de todo esforço de marketing, Kaiju 8 não está indo bem, pois as pessoas não estão falando sobre a obra. Confesso que a estreia não me empolgou também. Em se tratando de estreias, Wind Breaker foi bem melhor nessa questão que o Kaiju. Existe um ponto interessante nisso, que é um erro de construção de enredo em Kaiju, que tenta vender shounen para garotas também. Esse erro já nos trouxe uma série shonen (destinada ao público masculino de uma determinada idade) tão distorcida em seu conceito que nem tinha um personagem masculino principal. Imaginem uma série para o público masculino em que o personagem principal é uma garota? Sim, eles fizeram isso. Estou falando de Shy. Kaiju parece seguir por um caminho parecido e o público não gostou tanto assim e nem tem falado muito sobre a obra. Seria interessante ver se eles distorcem o shoujo (séries destinadas ao público feminino) e nos trazem um shoujo sem shoujo (palavra japonesa para menina). Bom, não vou sair do tema do texto que é analisar os dados mostrados por Miles. Escreverei sobre isso em outra oportunidade.


Em resumo, o estudo mostrou que as redes sociais têm falado bastante de animes, demonstrando que eles estão deixando de ser algo de nicho e estão passando a ser algo mais abrangente, andando lado a lado com séries e lançamentos americanos. Esse sinal de desgaste da cultura americana, sendo bem castigada pelo woke, deve continuar presente nos próximos anos e, talvez, ainda possa ter espaço para crescer. Analisando isso com o crescimento espantoso de bilheteria de filmes de animes, reforça a ideia principal de que o público americano e ocidental buscará sempre por séries que reflitam seus valores e que renove suas crenças. E, talvez por isso, o Partido Comunista Japonês já esteja gritando no Japão por mudanças em séries japonesas. Vai ser uma briga boa.


Links que reforçam esse texto

 https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/industria-cultural.htm.

 https://querobolsa.com.br/enem/sociologia/cultura-de-massa.

 https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/cultura-de-massa.htm.

 https://aprovatotal.com.br/industria-cultural/.

 https://vestibulares.estrategia.com/portal/materias/sociologia/industria-cultural/.

https://anitrendz.net/news/2024/04/19/animes-outsized-impact-on-social-media-quantified/

https://mises.org.br/artigos/2215/a-arte-e-a-cultura-sao-mercadorias-como-quaisquer-outros-bens-de-consumo



Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof