Pular para o conteúdo principal

O belo vive!

 O Belo vive;  Sonhos na neve;  Alma limpa!

Les Deux Magots São Paulo

**Les Deux Magots: Um Ícone Cultural Parisiense em São Paulo**

Revisão: ChatGPT


O que Paul Verlaine, Arthur Rimbaud, Stephane Mallarmé, Elsa Triolet, Louis Aragon, André Gide, Jean Giraudoux, Simone de Beauvoir, Jean-Paul Sartre, Ernest Hemingway, Albert Camus, Pablo Picasso, Fernand Léger, Prévert, James Joyce e Bertolt Brecht têm em comum? Todos frequentaram o famoso café parisiense situado no bairro de Saint-Germain-des-Prés, chamado Les Deux Magots. Fundado em 1813, inicialmente, o local era uma loja de tecidos e moda, inspirando seu nome na peça teatral "Les Deux Magots de la Chine". Desde aquela época, adotou a cultura como seu norte e sua bússola. Mostrando grande apreço pela cultura e pela literatura, eles estimularam e incentivaram a cultura francesa como nenhum outro café: “Depois da II Grande Guerra, St-Germain voltou à vida e o café foi o cenário de sua efervescência cultural. O futuro deveria ser diferente, a mudança estava no ar e Jean-Paul Sartre respondeu lançando o movimento existencialista. Todas as manhãs, com Simone de Beauvoir, ele se sentava no ‘Les Deux Magots’ e escrevia por horas, muitas vezes sem nenhuma pausa, apenas para conversar ocasionalmente com Ernest Hemingway, outro cliente regular. Os acolhedores salões também testemunharam diálogos com figuras como Jorge Luis Borges." (Do site)


São Paulo foi a primeira cidade fora da França a receber uma filial desse tão imponente e magnífico café. E, claro, eu não poderia deixar de conferir essa pérola no bairro Jardim Paulista. Vejam o vídeo abaixo.




A primeira coisa que me encantou foi o espaçoso jardim frontal, onde pude sentar para saborear os pratos pedidos. Como preciso manter distanciamento social devido à minha imunodeficiência comum variável, adorei esse espaço ao ar livre, repleto de verde e que transmite muita tranquilidade, um confortável espaço livre e sem aglomerações.


Como entrada, pedi: Corbeille de pain; Assiette de fromages e Pâté en croûte de canard, pickles et emulsion à la moutarde. Pães divinos, acompanhados de excelentes queijos e pâté em crosta de pato, que foi a sensação dessa seleção de entradas pela sua delicadeza e sabor.


Nos pratos principais, escolhi para mim Filet de bœuf à la plancha, sauce aux trois poivres e, para minha mãe, Suprême de volaille au curry, chutney de mangue et riz pilaf. Pedidos excepcionais, preparados com grande competência pelo chef. O equilíbrio na arte da apresentação, com temperos delicados e boa harmonização, foi notável.


Como tenho diabetes, não pude experimentar nenhum doce, mas o café estava na torra certa, cremoso e com um sabor forte, porém delicado, proporcionando um excelente final para esse banquete.


Espero que essa filial siga os passos de sua matriz e nos brinde com grandes eventos culturais, assim como os lançados na França. Além de um ótimo serviço, o café tem potencial histórico e cultural para promover no Brasil uma revolução literária e filosófica. Faço votos para que isso aconteça!


Quer conhecer esse espaço espetacular? Visite-o em: 


Rua Colômbia, 84 - Jardim Paulista, São Paulo - SP – Brasil.

[Les Deux Magots São Paulo](https://lesdeuxmagots.com.br/cardapio/)



Postagens mais visitadas deste blog

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Outros Papos indica: Japanese Noodles Udon Soba Kyoto Hyogo

 Saboreiem! Um canal dedicado à culinária japonesa! Se gostarem, se inscrevam lá!

Traduções ideológicas

Hoje, no blog, não farei recomendações, mas sim uma sugestão. Há uma controvérsia em torno de alterações indesejadas em traduções e legendas de obras japonesas. Se os próprios japoneses começassem a traduzir e legendar seus animes para o Ocidente, essas distorções poderiam ser evitadas. Pergunto-me por que, até agora, os japoneses ainda não optaram por legendarem eles mesmos e disponibilizarem à venda discos com suas obras legendadas em outros idiomas. Isso certamente eliminaria o ruído ideológico e, sem dúvida, eu seria um dos consumidores da mídia física lançada por eles, com legendas "feitas em casa". Na administração, aprendemos que devemos apresentar não apenas os problemas, mas também as soluções. Portanto, considero essa a solução para o problema das alterações ideológicas em obras orientais.