Pular para o conteúdo principal

Adeus

 Carta de Despedida Queridos leitores,   Escrevo estas linhas com o coração apertado, mas com a necessidade de ser transparente com todos vocês que me acompanharam ao longo desta jornada.   Nos últimos anos, venho enfrentando uma série de problemas de saúde que exigem atenção integral e cuidados constantes. Entre eles estão o diabetes com componente autoimune, hipotireoidismo, hipercolesterolemia, imunodeficiência e osteoporose grave, que já resultou em fraturas. Esses desafios têm impactado profundamente minha rotina e minha capacidade de manter o ritmo de produção de conteúdo que sempre busquei oferecer aqui.   Por isso, tomei a difícil decisão de dar uma pausa no blog. Não posso garantir quando — ou se — retornarei. Neste momento, minha prioridade precisa ser cuidar da minha saúde e buscar qualidade de vida dentro das limitações que enfrento.   Quero agradecer imensamente a cada um de vocês que esteve comigo, que leu, comentou, compartilho...

Selic e Economia

 Em breve informarei com cuidado o que está acontecendo aqui, para justificar a ausência de textos melhores para o blog, por enquanto, peço paciência. Para hoje, uma recomendação que faço!


A taxa Selic se manteve em 2% e uma amiga, que trabalha com corretagem de imóveis, afirmou que muitas pessoas estão deixando suas aplicações financeiras e estão investindo em imóveis para manter um retorno financeiro com o aluguel, ou revenda dos mesmos. A taxa Selic é a taxa base usada como referência para que os bancos calculem a rentabilidade das aplicações de seus fundos. Resumindo bem superficialmente, se a Selic for baixa, menores serão os resultados das aplicações em investimentos em bancos. Dessa forma, o Banco Central ajuda a economia, pois ele provoca uma movimentação dos recursos investidos, colocando dinheiro na praça.


O que o pessoal anda fazendo é tirando parte, ou toda sua aplicação, dos bancos e colocando em imóveis. Eu não aconselho isso por experiência própria. Para revender um imóvel, o valor de revenda nuca será o valor 100% investido, tendo sempre uma variação (geralmente a menor) do valor. São raros os casos de pessoas que compram um imóvel a baixo valor, reformam e conseguem vender o mesmo a um valor melhor. É preciso muita experiência no mercado de imóveis para alcançar esse nível e muitos investidores não conseguem isso. Já vi pessoas comprarem apartamentos e, na hora de revender, não conseguirem e ficarem com o imóvel parado por anos, gerando custos de condomínio, por exemplo.


O que aconselho? Investimento em empresas instaladas no mercado. Parte do problema da Selic se deve ao estrangulamento da economia pelo “fique em casa”, lockdown e outros problemas que estão relacionados com o modo com que o mundo lidou com a Covid-19. Dessa forma, quando a economia retornar, ela retornará forte por estar sendo artificialmente reprimida. Teremos um “boom” econômico (espero). Assim sendo, investir em empresas e ajudar o mercado a se aquecer seria, ao meu ver, o melhor caminho. Investir em ações pode ser um bom caminho também. Investidor-anjo, se tiver condições de esperar alguns anos pelo retorno financeiro, também me parece ser um bom negócio. E, ao investir em empresas que tenham sobrevivido à pandemia, você aquece o mercado, mantêm salários, consegue um bom retorno financeiro (se souber investir bem) e ajuda a fazer com que a roda da economia comece a girar e reaquece, também, os investimentos, pois fará com que a taxa Selic suba em um futuro próximo. Pense nisso!