Pular para o conteúdo principal

Persona 3 Tanka

A dor se esvai;  O mal não mais reinará;  Cigarras cantam; Estou sempre contigo;  Amor vibra nos festivais.  Um tanka em homenagem ao jogo Persona 3 Reload. Data do print: 17/03/2024

Estado, Educação e Moralidade!

Janaína Paschoal, em sua conta no Twitter, demonstra preocupação com as propostas de candidatos à Presidência da República. Ao ler as 11 mensagens intercaladas, nota-se que a preocupação é muito pertinente. Em síntese, ela se preocupa com o lado moral da nossa sociedade. Ela afirma que reformas e economia são importantes, mas de nada adiantariam sem segurança, incluindo a jurídica. Corretíssimo, principalmente ao apontar que os principais corruptores eram empresas privadas.

Isso pode reforçar um pedido por mais Estado, embora seja exatamente o contrário. Vamos bem devagar aqui. Fazendo uma comparação com uma complicação de uma fratura que tive, podemos definir o seguinte. Meu pé inchou de tal modo que cortou a circulação de sangue para a área, e o risco de amputação era alto, se não conseguisse reduzir o inchaço e voltar a circular sangue para ele. O inchaço impediu até mesmo a consolidação da fratura. O Brasil, hoje, está como meu pé estava (rs). Se não reduzirmos o inchaço dele, ele sofrerá uma gangrena. O inchaço impede que a fratura (questão moral) se consolide. Antes de tratarmos a fratura, precisamos reduzir o inchaço.

O princípio moral

O princípio da construção moral[1] se dá no seio familiar e no convívio em sociedade. Como é um conjunto de regras relativo aos costumes, é da família a importante missão de ensinar tais regras. A economia afeta diretamente a base familiar. O Estado precisa equilibrar suas finanças e reforçar a economia para dar ao povo segurança. Segundo a pirâmide de Maslow[2] , existe uma hierarquia das necessidades de um ser humano, na qual as necessidades primárias devem ser atendidas para que ele tenha a necessidade de satisfazer outras necessidades. Veja na figura abaixo.


Fonte: https://endeavor.org.br/piramide-de-maslow/


Antes da realização pessoal, na qual se insere a moralidade, estão as necessidades fisiológicas, de segurança, amor e estima. A família só vai conseguir se inserir adequadamente, em uma conduta moral, quando o Estado ajudar a suprir suas outras necessidades. E como o Estado conseguirá ajudar a suprir tais necessidades? Quando parar de alterar a economia com suas ações de intervenção, ou seja, para que o indivíduo alcance a necessidade moral, ele precisa, antes de mais nada, comer. Para comer bem, o indivíduo precisa de preços justos em uma economia livre. Somente na economia livre, os preços serão justos. O professor Anderson explica, em uma aula sobre Mises, porque um Estado inchado prejudica a economia e, portanto, a vida do cidadão.




Reduzir o tamanho do Estado é o primeiro passo para a igualdade e o desenvolvimento do país, então, alguns presidenciáveis estão corretos ao tratarem inicialmente desta questão. Segundo a Fundação Heritage[3], o Brasil está na posição de número 140 em liberdade econômica, de um total de 180 países analisados, ou seja, somos mais fechados que a China, por exemplo.

E é justamente um mercado fechado que cria deformidades econômicas que possibilitam o surgimento de empresas como Odebrecht e outras usadas como forma de perpetuar políticos no poder. Assim sendo, estamos chegando ao ponto descrito pela professora Janaína.  No texto “Os Reais Beneficiados por um Capitalismo Regulado” de Hans F. Sennholz, traduzido por Leandro Roque para o site Mises[4], “Quem cria cartéis, oligopólios e monopólios é e sempre foi o estado, seja por meio de regulamentações que impõem barreiras à entrada da concorrência no mercado (agências reguladoras), seja por meio de altos tributos que impedem que novas empresas surjam e cresçam, seja por meio da burocracia que desestimula todo o processo de formalização de empresas, seja por meio da imposição de altas tarifas de importação que encarecem artificialmente a aquisição de produtos importados (pense nas fabricantes de automóveis).” Esta economia cria “mamutes”, ou seja, empresas gigantescas, sem concorrência real, que servem apenas para desvios. Tais “mamutes” utilizam-se do governo, e são utilizados por ele, para perpetuar uma ideologia. Enquanto o Estado for grande, os corruptos terão forças para corromper. Em uma economia de livre mercado verdadeiro, estes “mamutes” não durariam.

Desta forma, acertam os presidenciáveis que desejam reduzir o Estado, pois eles aumentam a liberdade do indivíduo, proporcionam melhor condição de vida ao cidadão, fazendo com que ele tenha mais qualidade de vida, impedem a corrupção do Estado e ajudam na estruturação familiar. Chegando nesse ponto, já poderemos construir a moralidade, de acordo com a estrutura de Maslow.


Moralidade

A moralidade passa pela educação principalmente, e não apenas pela segurança jurídica. A família bem estruturada é a sede da moralidade, pois é o baluarte da educação. Resguardando a família, não permitindo que seja atacada por ideologias, que não foram comprovadas, já começa uma boa formação moral. A partir da criação e estruturação da família, o próximo passo para uma boa moral é uma boa educação escolar. Neste ponto, anseio que  próximo presidente venha a desconsiderar Paulo Freire e adote outro sistema de ensino. Um sistema como o mostrado pelo blog Reflexo Cultural, no texto “Professor Pier e o aumento da Inteligência” de Alexandre Nagado[5]. É importante que se leia este texto. Cliquem lá.

Resguardando a família e modelando corretamente o ensino escolar, já avançaremos na construção de uma moral eficiente e digna para os brasileiros, mas sei que a professora Janaína também preocupa-se com a segurança jurídica. O STF tem realizado decisões que estão deixando o nosso ambiente jurídico instável. Com isso, acredito que o próximo presidente precise alterar a forma como são feitas as indicações para a corte suprema. Eu acredito que o melhor seria um concurso de provas e títulos, pois, deste modo, o Estado não influenciaria nas decisões do tribunal.


Conclusão

Desta forma, precisamos reduzir o inchaço do Estado, resguardar a família, reformar a educação escolar e alterar a forma como são indicados os ministros ao STF. Sobre a questão da unificação do país, infelizmente, para isso, não há resposta. Acredito que estaremos divididos em esquerda/direita por, no mínimo, um século, ou mais, não havendo solução para tal ruptura.




[1] Significados, acessado em 23/11/2017 https://www.significados.com.br/moral/
[2] Significados, acessado em 23/11/2017 https://www.significados.com.br/piramide-de-maslow/
[3] Heritage Fundation, acessado em 23/11/2017 http://www.heritage.org/index/country/brazil
[4] MIses lido em 23/11/2017 http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1876
[5] Reflexo Cultural relido novamente em 23/11/017
https://reflexocultural.blogspot.com.br/2017/11/prof-pier-e-o-aumento-da-inteligencia.html

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof