Pular para o conteúdo principal

Outros Papos indica: Howl's Moving Castle

Revisão: Copilot Sengoku Youko trouxe à tona muitas das minhas lembranças. Uma delas, que me enche de saudade, foi quando levei minha avó para assistir a Howl’s Moving Castle e testemunhei sua maravilha diante dos detalhes desse magnífico filme do grande mestre Hayao Miyazaki. Durante a semana de Sengoku Youko , aprendi uma lição importante sobre a brevidade da vida. Minha avó partiu há algum tempo, mas sua lembrança permanece forte em meu coração. Clique na imagem para comprar via Amazon. Data do print: 03/04/2024 Howl’s Moving Castle (ou O Castelo Animado em algumas traduções) é um filme de animação japonês lançado em 2004 , escrito e dirigido por Hayao Miyazaki . O filme é baseado de forma livre no romance homônimo de 1986 , escrito pela autora britânica Diana Wynne Jones . A história se passa em um reino fictício onde a magia e a tecnologia do início do século XX coexistem, em meio a uma guerra com outro reino. A protagonista, Sophie , é uma jovem chapelaria que é transformad

Previsões para 2017

Previsões para 2017- Política, Economia e Reformas



Não sou o “Carlinhos Vidente”, mas quero deixar aqui minhas considerações sobre o ano de 2017. E não vejo aqui um bom ano para o Brasil, pois muito do que abalou 2016 continuará em 2017. Começo pelo que considero o que será a parte mais instável e importante para o Brasil: a política.

Política

Ainda bem, Dilma foi impedida. Apesar de eu considerar que a lei de impeachment e a lei eleitoral deveriam ter certas alterações, como responsabilizar tanto o Presidente da República, como seu vice, isso foi um ponto importante para mostrar que o Brasil ainda tem jeito; todavia, as delações da Odebrecht mostram que todos os partidos tinham parte na corrupção. A Lava Jato não parou, como alegavam os esquerdinhas, e está alcançando o centro do PMDB e do PSDB. Passando pelo PSOL, PT e indo para o DEM, todos os partidos foram corrompidos pela Odebrecht. E as delações continuam e vão continuar em 2017.

 Isso é um elemento de instabilidade que gera nos investidores a desconfiança para investir no país, agravando a crise, mas é essencial que o país passe por isso e depure o Congresso. Não existirá democracia longeva se a política for suja. E a instabilidade política continuará em 2017 e se agravará.

Daqui tiro dois cenários possíveis:

A: Temer renunciará quando as delações atingirem mais a fundo o centro do governo e teremos eleições indiretas. Com o grau de confiança da população no Congresso anda baixo, um representante indireto, eleito por eles, vai gerar ainda mais instabilidade. Eu o vi, certa vez, em um Congresso de Direito Constitucional realizado pelo IDP (lembra que fiz Direito?) e o considerei um homem ponderado, o que me deixa a sensação que ele pode renunciar, se ele achar que isso vai ajudar.

B: Temer se segurará para evitar a eleição indireta. Já li que o centro do PSDB vai dialogar com o famoso “centrão” para blindar o Temer, para que possamos chegar em 2018 sem a necessidade da eleição indireta. É um cenário possível, visto que já existe diálogo no Congresso quanto a isso.

Tudo isso afeta a nossa economia e tira do investidor a confiança na estabilidade. Existe ainda a possibilidade remota do impeachment do Temer. Eu não considero isso nem mesmo como uma possibilidade de cenário. Primeiro, porque o pedido é fraco. Ora, tanta acusação séria de recebimento de propina e a oposição esquerdinha me entra com um impeachment de um único áudio gravado? Querem matar um elefante com uma vareta? Acredito que, na verdade, eles não querem a saída do Temer, pois não saberiam o que fazer com a economia e, tendo ele no poder, poderiam acusa-lo de vilania. Compensa para os esquerdinhas essa situação, por isso esse pífio pedido de impeachment. Em segundo, a Dilma fez de tudo para evitar o seu impedimento a ponto de criar um rito duro de impeachment que levou a um julgamento de quase um ano. Isso mostra que não existe tempo hábil para o julgamento e a base do Temer ainda é forte.

Como viram, a política não ajudará, nesse sentido, a economia. Isso causará instabilidade, principalmente o que vier depois, e acredito que a sentença do Lula sairá até o fim do primeiro trimestre de 2017 (sendo positiva ou negativa), afetando os humores do mercado.   É nesse cenário que teremos que lutar pelo desenvolvimento do país.

Economia

As previsões indicam desaceleração da inflação, mas retração no crescimento do PIB para 2017, com alerta do COPOM para o mercado externo, após a vitória do Trump. A LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2017 informa, segundo OGlobo: “A LOA também estima em 1,6% o crescimento do PIB para 2017 e em 4,8% a inflação. A taxa Selic prevista é de 12,11%, enquanto o câmbio médio foi projetado para R$ 3,43 por dólar.”   Esse cenário poderia ser pior se o governo Temer não tivesse conseguido a vitória da PEC 55. O controle de gastos do governo é um principal sinalizador de que o governo deseja fortalecer nossa economia, evitando que o Estado gaste mais do que arrecada.

Ao contrário do que os esquerdinhas andam divulgando em redes sociais, a PEC 55 não congela gastos e nem corta investimentos em educação e saúde. A PEC 55 apenas ajusta os gastos de um ano em relação a inflação do ano anterior. Isto é, os gastos de 2017 serão regulados pelo IPCA de 2016; os gastos de 2018 serão regulados pelo IPCA de 2017 e assim por diante. Saúde e educação entrarão na planilha em 2018. A saúde teve um aumento de 10 bilhões de reais para 2017. Sem a PEC, o governo continuaria entrando no vermelho e arrastando a nossa economia para o buraco.

Sobre a LOA de 2017, um fator me desagradou. Aumentaram a contribuição partidária. Poxa, para quê? Usa esse recurso em outra iniciativa que gere desenvolvimento. Então, a economia promete ser dura em 2017, mas poderia ser pior sem a PEC 55 regulando o bolso do Estado. Foi uma reforma amarga e necessária, como vou escrever mais abaixo.


Reformas em Andamento

São três reformas em pauta: Gastos Públicos (já em vigor); Previdência Social e Fiscal. Como sabem por textos anteriores, eu não concordo quando mexem com o bolso do trabalhador, sendo que existem outras reformas a serem feitas, por isso, não concordo com a reforma da Previdência. Essa poderia esperar. A reforma fiscal, se bem feita, pode gerar 100 bilhões de reais a mais ao Estado, então, teria que ter prioridade sobre a reforma da Previdência. Na ordem:

1º- A PEC dos Gastos Públicos foi uma injeção. Doeu muito, mas foi necessário tomar, pois o Estado não poderia mais gastar a ponto de endividar o país. Um Estado endividado derruba a economia, como já estamos presenciando.
2º- A reforma fiscal aumentaria a arrecadação do Estado (não escrevo sobre aumentar impostos, mas melhorar a arrecadação já existente), por isso, deveria ser a próxima reforma a ser realizada. O combate à sonegação e
3º- Combate à corrupção com medidas que melhorem o controle burocrático. Combate à corrupção traria maior eficiência aos gastos públicos. Somente a Lava Jato recuperou 5 bilhões de reais aos cofres públicos. Muito dinheiro roubado que poderia ser investido na melhoria do Brasil. 

Para mim isso bastaria, não sendo necessária uma Reforma da Previdência.

O Ano de 2017


Então, com uma economia ainda tímida, com escândalos de corrupção, que poderão derrubar o atual governo, e reformas ainda por fazer, eu acredito que 2017 será mais difícil que 2016. Preparem-se! 

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof