Pular para o conteúdo principal

A Vida!

  Viver é árduo;  Em dor, as estações;  Preciso é viver;  Anseio ver meu amor;  Ao amanhecer, estar com ela. Data do print: 03/04/2024

Pós-Impeachment? Chamem de volta a monarquia, ou o que seja!

Pós-Impeachment? Chamem de volta a monarquia, ou o que seja!



Antes de mais nada, quero salientar que existe muita confusão por parte da população brasileira sobre todo o processo de impeachment. A primeira confusão é acreditar que quem defendeu o processo de impeachment está defendendo o Temer. Errado. Para mim, ambos contribuíram para a crise econômica, política e social. Ele deveria sair também. Ele era Vice-Presidente durante todo este tempo. Acredito que a lei do impeachment deveria ser válida tanto para o Presidente da República, quanto para seu vice fazendo, desta forma, uma obrigação real para com a continuidade política, com penalidade de substituição através da posse do presidente da Câmara/Senado/STF; ou a automática posse da chapa com o maior número de votos durante a eleição; ou novas eleições. Infelizmente, somente o Presidente da República está responsabilizado pela lei com a perda do cargo e dos direitos políticos.


Temer Golpista?

Desta forma, chegamos ao segundo ponto. Seria, então, o Temer um usurpador, um golpista? Seria, sim, se o impeachment fosse fraudulento e se ele não fosse o próximo na linha de sucessão. Veja a lei.

LEI Nº 9.504, DE 30 DE SETEMBRO DE 1997.
  Art 1º As eleições para Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal, Prefeito e Vice-Prefeito, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual, Deputado Distrital e Vereador dar-se-ão, em todo o País, no primeiro domingo de outubro do ano respectivo.
Art. 2º Será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.
§ 4º A eleição do Presidente importará a do candidato a Vice-Presidente com ele registrado, o mesmo se aplicando à eleição de Governador.

Em resumo, se votou na Dilma, votou no Temer também, tornando-o o próximo na linha de sucessão, após afastamento da Presidente da República. Com isso, ele não se torna golpista, apesar de ter contribuído para a situação crítica que nos encontramos hoje, afinal, na ausência da Dilma (viagens) foi ele quem comandou o país.


O Impeachment até o presente momento

Assim, chegamos ao terceiro ponto que é o afastamento por impedimento do presidente. O processo de impeachment foi baseado em pedido de impedimento por obstrução da justiça (gravações da Dilma tentado proteger o Lula do Moro; além da tentativa de colocar um ministro no STJ para tentar barrar a Lava Jato- em investigação), corrupção e crime de responsabilidade fiscal. Cunha recebeu o pedido de impeachment co todos estes pontos e deu continuidade apenas ao processo por Crimes de Responsabilidade, ou seja, crimes baseados em análises de contas do Planalto e reprovação de contas pelo TCU. Um inimigo assim é muito gente boa. Como ele aliviou a barra da ex-presidente. Posteriormente, a pedido da defesa, uma auditoria foi realizada por especialistas do Congresso Nacional e a conclusão foi a identificação de atos omissivos e comissivos que contribuíram para os rombos encontrados e contas maquiadas.  Desta forma, foram comprovados os Crimes de Responsabilidade pelos quais Dilma foi cassada.

O processo de impeachment seguiu seus passos, dando ampla chance de defesa para a acusada, mostrando o funcionamento independente dos poderes da República e dando força à nossa Democracia, mostrando ao povo que é possível mudar a política através da manifestação popular. Assim sendo, o processo teve motivo, foi democrático e independente, portanto, legal. Então, Temer, como sucessor, em um processo legal, não torna-se golpista.


A Vez do STF

Com isso, chegamos ao quarto ponto. A polêmica sobre a votação do impeachment no Senado e os recursos ao STF. A interpretação gramatical, aliada à interpretação teleológica (interpretação que leva em conta as consequências sociais que uma resposta jurídica terá sobre um tema proposto) indicam que o correto seria o impedimento da presidente com a perda de seus direitos políticos. O Senado fatiou a votação e feriu a Constituição Federal ao afastar a presidente e não tirar dela os direitos políticos. Isso torna o processo inválido? Não, pois existem remédios para arrumar esta confusão criada pelos senadores.

E a decisão dos senadores não agradou nenhum dos lados (pró e contra impeachment) e muitos recursos foram levados ao STF. A vergonha disso é que a sessão do Senado foi presidida pelo presidente do STF, que não defendeu a CF, provando má-fé ou incompetência e deixando o STF em um embaraço horrível. Como eu afirmei no twitter, Lewandowski provou seu amor pelo PT e seu desprezo pela CF. E o que acontecerá agora? Só Deus sabe! Existe uma expressão em Direito que é a seguinte: Tudo pode. Nada pode. Depende.

No caso do STF, acredito que o “tudo pode” é o mais possível para exemplificar  a confusão. Pode anular a sessão do Senado? Pode! Pode anular apenas a segunda votação? Pode! Pode anular a primeira votação e deixar a segunda? Pode! Pode não haver interferência e deixar tudo como está? Pode! O STF está com esse embaraço todo graças ao Lewandowski que não defendeu a CF quando teve a chance, ao presidir a sessão do impeachment.

Muito tempo atrás, eu queimei a língua ao afirmar que o STF não iria extinguir a Lei de Imprensa e o pleno do STF o fez. Agora, espero não queimar a língua de novo, mas vou dar palpite baseado na interpretação teleológica. Para evitar maior instabilidade social, não acho possível que o STF vá anular a sessão do impeachment. Provavelmente os recursos serão reconhecidos, mas negados em sua grande maioria e tudo será deixado como está, porque dita a lei que o julgamento do presidente é competência do Senado e sua decisão é unânime. E se anulassem a sessão do impeachment também estariam afirmando que o Lewandowski não efetuou corretamente sua função.    


Lei de Responsabilidade Fiscal

E, agora, pasmem e gritem e urrem! Após a condenação da Dilma, Rodrigo Maia assinou a alteração da lei de responsabilidade. Gabriela Mattos: “A alteração foi publicada, nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União, pelo presidente em exercício, deputado Rodrigo Maia (DEM), já que o presidente Michel Temer está em viagem oficial na China. Na prática, a Lei 13.332 estipula que as novas regras de orçamento sejam alteradas sem a aprovação do Congresso Nacional.”

Isso indica que a presidente era inocente e que o processo era fraudulento? Não! Era crime durante a gestão dela e ela foi julgada por ele, então, isso não indica a inocência da Dilma, mas uma possível culpabilidade de Temer que não quis cair no mesmo erro e alterou a lei, através de um projeto de lei da época da Dilma. Eu considero isso podre! A responsabilidade nos ombros do atual presidente é grande e ele deve se comportar a altura do desafio. 


Manifestações

Então, ao sair para manifestar contra o Temer no domingo, façam uma manifestação pacífica e justa com as ações cometidas. Por exemplo, ele não é golpista, mas ajudou a afundar o país ao ser Vice-Presidente do Brasil no momento crítico e não ter feito nada pelo Brasil.

E sobre a corrupção e os erros dos políticos, é tanta sujeira que nós deveríamos repensar a nossa política. Sei lá, o que acham de discutirmos outro meio de representação popular?



Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof